Como plantar goiabeira em vaso

goiabeira
Como plantar goiabeira em vaso
Classificar este post

Você sabia que uma mesma fruta pode se apresentar em cores, sabor ou composição diferentes?

A goiaba é uma dessas frutas e hoje nós vamos conhecer os tipos de goiabeira, a diferença dos seus frutos e como plantar a goiabeira em vaso. Aconselho você a seguir esta doce leitura.

 

Quais os tipos de goiabeira?

Atualmente a goiabeira é cultivada em diversas versões, mas as principais goiabas, mais conhecidas e mais cultivadas no Brasil, podemos destacar aqui: a goiaba branca e a goiaba vermelha.

Ambas as goiabeiras pertencem à família Myrtaceae, da espécie Psidium Guajava e apresentam polpa cremosa e adocicada, quando maduras.

Suas diferenças estão um pouco além da cor da polpa, mas só um pouco. No que se refere à composição de nutrientes, embora as duas goiabeiras produzam os mesmos componentes nutritivos, as quantidades que compõem a goiaba branca superam a goiaba vermelha, mas isso não é tão significativo. O que importa é que as goiabeiras são espécies que trazem muitos benefícios para a nossa saúde.

Benefícios da goiabeira

A goiabeira é uma frutífera que produz frutos incríveis, rica em fibras, em vitamina A e C, complexo B, antioxidantes, licopeno, caroteno, pectina, proteínas e minerais como magnésio, potássio e fósforo.

Veja os benefícios incríveis deste alimento para o nosso organismo:

  • Age no combate os radicais livres;
  • Ajuda no controle do diabetes e do colesterol;
  • Auxilia a saúde dos olhos;
  • Favorece a perda de peso;
  • Fortalece a imunidade;
  • Melhora o trato intestinal;
  • Retarda o envelhecimento da pele.

Embora esta frutífera possa crescer até os 12 metros de altura, é possível que você cultive-a em vasos. Veja algumas dicas para que você possa ter a goiabeira plantada em vasos.

 

Como plantar goiabeira em vaso

Como já dissemos, a goiabeira cresce e não é pouco, por isso o primeiro passo para você plantar a goiabeira em vaso é a escolha do recipiente, que precisa ter espaço suficiente para suportar o crescimento da árvore e de suas raízes e, para isso, sugerimos um espaço com mínimo de 100 litros.

O segundo passo é escolher a muda da goiabeira. Veja as espécies que você encontra aqui no Sítio da Mata.

https://www.sitiodamata.com.br/goiaba-branca-psidium-guajava

https://www.sitiodamata.com.br/goiaba-vermelha-psidium-guajava

Bem, chegou a hora de preparar a terra para receber a sua muda de goiabeira. A goiabeira é uma espécie rústica e, portanto, você não terá dificuldades no seu cultivo. Basta que você acrescente matéria orgânica ao solo e que o vaso escolhido também tenha boa drenagem. Talvez uma camada de pedras ao fundo do vaso possa ajudar neste processo.

As goiabeiras gostam muito de sol, portanto é importante que você posicione o vaso em local que receba algumas horas de iluminação por dia. 

Com relação às regas, procure regar quando o solo estiver seco, sem encharcar o solo e correr o risco de apodrecer as raízes. 

Estes são os cuidados básicos e simples para ter sua goiabeira plantada em vaso. Com certeza sua goiabeira vai produzir muitos frutos garantir aquele aroma perfumado na sua casa. 

 

Onde encontrar muda de goiabeira para cultivo

Tanto as goiabeiras de goiaba branca quanto as de goiaba vermelha você encontra aqui no Sítio da Mata.

Acesse o site www.sitiodamata.com.br e adquira sua muda de goiabeira. Além desta frutífera, temos um vasto portfólio de árvores à sua escolha.

Encontre tudo o que você precisa para cultivar sua goiabeira em vaso aqui no Sítio da Mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *