Dicas para cultivar mudas de jaca em casa

jaca em casa
Dicas para cultivar mudas de jaca em casa
Classificar este post

Dicas para cultivar jaca em casa.

A jaca é uma fruta tropical originária da Índia, mas que também é muito cultivada em outros países, incluindo Brasil, Tailândia e Malásia. Estamos falando de um fruto grande, que pode pesar de 3 a 20 kg, com uma casca verde grossa e cheia de espinhos.

A polpa da jaca é amarela ou laranja, macia e pegajosa, e é comestível quando cozida. As sementes da jaca também são comestíveis e são muitas vezes cozidas ou torradas. A jaca é uma fruta muito versátil e apesar de sua aparência rústica, é utilizada em muitos pratos, desde doces até pratos salgados.

Como a fruta tem um tamanho avantajado e a árvore pode medir até 20 metros de altura, não recomendamos plantar a jaqueira em vasos, mas em um pomar ou mesmo em um jardim não há mistério para cuidar da árvore da jaca. 

Continue na leitura para descobrir quais os cuidados que você vai precisar ter com o cultivo desta espécie em casa.

 

Os benefícios da jaca para a saúde

A jaca é uma fruta nutritiva, rica em carboidratos, fibras, vitaminas B e C, além de minerais como cálcio, ferro e potássio. A fruta pode ter vários benefícios para a saúde, como ajudar a regular o açúcar no sangue, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. Abaixo listamos alguns outros benefícios:

Abaixo listamos alguns dos benefícios da jaca mais importantes:

  • Previne anemia;
  • Ajuda a controlar a pressão arterial;
  • Auxilia na saúde dos olhos;
  • Inibe o envelhecimento precoce da pele;
  • Melhora o trato intestinal;
  • Aliada de dietas.

 

A jaca é uma fruta que contém uma grande quantidade de açúcares naturais e deve ser consumida com moderação por pessoas com diabetes ou outras condições que requerem controle cuidadoso do açúcar no sangue. 

 

Dicas para cultivar mudas de jaca em casa

A jaca é uma fruta tropical que cresce em climas quentes e úmidos. Se você mora em uma região com essas características, pode cultivar jaca em casa com mais facilidade. Aqui estão algumas dicas para começar:

  • Escolha um local ensolarado: a jaca precisa de bastante luz solar para crescer e frutificar. Escolha um local com sol pleno durante a maior parte do dia.
  • Prepare o solo: a jaca cresce melhor em solos ricos em nutrientes e bem drenados. Adicione composto orgânico e areia ao solo para melhorar a drenagem.
  • Plante a muda: a jaca é geralmente cultivada a partir de mudas. Plante a muda em um buraco com profundidade e largura suficientes para acomodar as raízes. Regue bem após o plantio.
  • Cuide da planta: a jaca precisa de água regularmente, especialmente durante a época de frutificação. Fertilize a planta com adubo rico em potássio para promover o crescimento e a frutificação.
  • Proteja a planta: a jaca pode ser atacada por pragas como pulgões e ácaros. Use pesticidas naturais ou remova as partes afetadas da planta para controlar as pragas. Proteja a planta do vento forte e do frio intenso.

 

Como prevenir e tratar doenças nas plantas de jaca 

Lembre-se de que o cultivo da jaca pode ser desafiador e exigir cuidados especiais, como prevenir pragas e doenças.

Listamos algumas possíveis situações que podem acontecer com o pé de jaca:

Podridão radicular: causada por fungos do solo, provocando o apodrecimento das raízes, o que leva ao enfraquecimento e até à morte da planta. Para prevenir a podridão radicular, mantenha o solo drenado e evite o acúmulo de água ao redor das raízes.

 

Antracnose: causada por fungos que podem afetar as folhas, ramos e frutos da árvore de jaca. Para prevenir a antracnose, mantenha a planta bem ventilada e remova os ramos e folhas afetados.

Murcha fusarium: causada por um fungo que infecta as raízes da planta, resultando em murcha e morte da planta. Para prevenir esta doença, certifique-se de que a árvore seja plantada em solo bem drenado e evite o excesso de irrigação.

Mosca da fruta: as moscas da fruta podem colocar ovos nos frutos da árvore de jaca, o que pode levar a danos significativos à fruta. Para prevenir a infestação da mosca da fruta, proteja os frutos com sacolas de papel ou plástico.

 

Para tratar as doenças da árvore de jaca corretamente é importante identificar a doença e aplicar o tratamento adequado. Isso pode incluir o uso de fungicidas ou pesticidas, remoção de partes afetadas da planta ou até mesmo a substituição da planta se a doença for muito avançada. 

Em caso de dúvidas, consulte o Sítio da Mata para as orientações necessárias.

Saiba mais sobre a jaca, acessando: https://www.sitiodamata.com.br/jaca-artocarpus-heterophyllus.html

 

Encontre muda de jaca no Sítio da Mata

A jaca madura pode ser consumida in natura, na preparação de sucos, doces e geleias. 

No Sítio da Mata você encontra muda de jaca e de muitas outras espécies da família Moraceae, como a amora gigante.

https://www.sitiodamata.com.br/amora-gigante-morus-nigra.html

Acesse nosso site www.sitiodamata.com.br e conheça todos os nossos produtos para horta e jardim e planeje o seu tão sonhado paisagismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *