Plantio e Cultivo de Pitangueira

Plantio e Cultivo de Pitangueira
Plantio e Cultivo de Pitangueira
4.3 (86%) 10 votes

Plantio e Cultivo de Pitangueira

A pitangueira (nome científico Eugenia Uniflora L.), é uma árvore nativa do Brasil, da mata atlântica. Considerada uma das árvores mais fáceis de se cultivar, sua incidência é maior entre os estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Alcançando até 12 metros de altura na fase adulta, a pitangueira é uma árvore tanto de climas quentes e equatoriais, como tropicais ou subtropicais. O cultivo de pitangueiras pode ser realizado sem problemas em climas áridos, contanto que haja irrigação o suficiente e o clima, umidade, temperatura e pH da terra sejam favoráveis.

O plantio e cultivo de Pitangueiras

O plantio e cultivo de pitangueiras não é algo muito complicado, essa árvore adapta-se muito bem ao clima brasileiro, por esse motivo, mesmo em regiões que não possuem condições ideais para o cultivo de pitangueira é capaz de realizar o plantio apenas com alguns cuidados a mais.

Ao iniciar o plantio da pitangueira, certifique-se de abrir uma cova com o dobro do tamanho do torrão, coloque no fundo em torno de 1 a 2 kg de adubo animal de curral curtido, acrescente o composto orgânico e misture. Não esqueça de regar muito bem antes de colocar o torrão, ao redor da cova coloque mais composto e regue pelos próximos 10 dias, com cuidado para não encharcar a terra.

Para a pitangueira, solos bem úmidos e adubados são os melhores, de preferência arenosos ou argilo-silicosos, profundos e bem drenados. Durante o verão a planta deve ser regada com mais frequência, já durante os meses de inverno, pode-se realizar a rega uma vez por mês.

No período inicial da primavera, até o fim do verão a adubação da árvore deve ser feita a cada 15 dias, com adubo líquido. A poda deve ser feita de acordo com o crescimento da planta. Corte os galhos e brotos indesejados, o período ideal para a poda é durante a primavera.

O cultivo da pitangueira, como especificado, não é trabalhoso, mas é necessário que haja atenção à alguns pontos depois do plantio. Como a copa da árvore cresce em forma piramidal, faça o plantio da pitangueira em áreas nas quais a árvore possa crescer sem problemas.

Outro cuidado importante é fixá-la em locais onde não haja a incidência de ventos fortes, porém com luz solar em abundância.

A pitanga e a propagação da árvore

A propagação da pitangueira se dá principalmente através de suas sementes, existem duas formas comuns de fazê-lo, por meio de tubetes ou sacos, individualmente, usando um substrato de terra misturada com composto orgânico.

Outra alternativa é o organomineral, um fertilizante granulado obtido através de cama de frango, úmido. Dependendo da região os primeiros sinais da nova árvore aparecem em 50 dias. Cultive-a sob o sol, a pitangueira deve ficar em um viveiro protegida por um bom tempo.

Devido suas características, o plantio da pitangueira é muito usado em áreas para reflorestamento, pois os pássaros são atraídos pelas características doce da pitanga, acelerando o processo de reflorestamento natural.

O plantio da pitangueira também é muito difundido para a recuperação de solos degradados, pois auxilia na absorção do excesso de água durante as chuvas, auxiliando na revitalização de um ecossistema afetado por problemas como erosão e sedimentação.

Uma árvore tipicamente brasileira, o fruto da pitangueira é muito popular, o consumo puro ou em forma de sucos e doces é bastante comum e devido aos inúmeros benefícios à saúde, a pitanga ganha ainda mais importância na mesa das pessoas. Entre os muitos benefícios, a pitanga ajuda no controle de problemas cardiovasculares, combate doenças inflamatórias como artrite, no tratamento de bronquite e reumatismo, infecções na garganta entre outros.

Aqui no Sítio da Mata você encontra mudas de pitangueira à venda, rusticamente prontas para o plantio em tubetes de 55 cm, tanto para consumo próprio, quanto para fins comerciais, ou como ornamentação.

1 Comentário

  1. JOSE ELIAS PENTEADO DE ALMEIDA disse:

    Ótima referencia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *