5 espécies de plantas panc silvestres

plantas panc
5 espécies de plantas panc silvestres
5 (100%) 1 vote

Na natureza podemos encontrar dois tipos de plantas: as espécies que precisam ser cultivadas, preparando solo, condições climáticas, cuidando da frequência da rega e da exposição ao sol; por outro lado, temos as plantas silvestres, espécies que se surgem naturalmente na natureza, sem necessidade da intervenção do homem para seu total desenvolvimento.

Vamos conhecer melhor sobre as plantas silvestres e descobrir quais são as espécies comestíveis e você pode comer à vontade.

 

Plantas Silvestres

Como já dissemos, as plantas silvestres são as espécies que se desenvolvem de forma natural no meio ambiente, sem precisar da intervenção do homem para cultivar ou cuidar, crescendo de forma espontânea.

As plantas silvestres se reproduzem de acordo com sua própria vontade e encontram em determinadas regiões tudo o que é necessário para o seu bom desenvolvimento.

Geralmente as plantas silvestres estão misturadas em meio a outras vegetações, consideradas invasoras ou daninhas.

Mas a grande verdade é que essas espécies favorecem o ecossistema, atraem insetos polinizadores e ainda podem ornamentar caminhos, bordaduras e enfeitar lindamente um jardim.

Além disso, muitas delas são comestíveis e fazem parte do grupo de plantas Panc – Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Vamos conhecer algumas espécies de plantas panc silvestres.

 

Plantas Silvestres Comestíveis

  • Abóbora-do-Mato (Melothria pendula)
  • Aroeira-Pimenteira (Schinus terebinthifolia)
  • Jaracatiá/Mamoeiro do Mato (Jaracatia spinosa)
  • Pêssego-do-Mato, Cerejeira-do-Rio Grande, Laranjinha-do-Mato ou Ameixa-do-mato (Eugenia myrcianthes)
  • Serralha (Sonchus oleraceus)

Outras plantas PANC, não silvestres, mas disponíveis no Sítio da Mata, listamos abaixo:

  • Beldroega – Portulaca oleracea: muito rica em ômega 3 e com alto poder antioxidante, são plantas panc consideradas daninhas, encontradas em hortas e jardins, mas que podem ser consumidas cruas ou cozidas;
  • CapuchinhaTropaeolum majus: com sabor similar à rúcula e ao agrião, a capuchinha tem potencial antioxidante e anti-inflamatório, podendo consumir tanto suas flores, quanto suas sementes e ramos;
  • Peixinho – Stachys byzantina: recebeu este nome, porque suas folhas, quando empanadas e fritas, remetem ao sabor de peixe.

As plantas panc silvestres têm papel importante na alimentação da população que vive afastada das grandes cidades.

Existem mais de 7.000 espécies de plantas panc e a sua grande maioria é composta de muito mais nutrientes que muitos produtos industrializados.

Mas ao encontrar uma planta silvestre, tome cuidado para não ingerir plantas tóxicas.

O que você não conhece e não consegue identificar, não deve ser consumido.

Encontre outras espécies de plantas PANC no Sítio da Mata.

Além de plantas Panc, temos árvores frutíferas, hortaliças, leguminosas, ervas aromáticas e muitas outras opções de espécies que você pode cultivar e apreciar o consumo.

Acessando nosso site você encontra uma infinidade de espécies para diversas especialidades, soluções paisagísticas, ferramentas, livros e um conteúdo exclusivo para você que deseja colocar o projeto paisagístico em prática.

Venha para o Sítio da Mata e encontre tudo para colocar a mão na terra! Temos várias formas de pagamento e parcelamento exclusivo em até 12 vezes sem juros.

Cultivo é com o Sítio da Mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *