Como Plantar em Vaso: Passo a Passo

Como Plantar em Vaso: Passo a Passo
5 (100%) 2 votes

como plantar em vaso

Talvez você queira cultivar plantas a partir de sementes para se beneficiar de todo o prazer e terapia que a jardinagem traz para a vida, além de poder apreciar a beleza da natureza tão pertinho de você.

Seja qual for a razão, cultivar plantas a partir de sementes provavelmente não é tão difícil quanto você pensa. E o cultivo de plantas desde a semente até a maturidade é um dos esforços mais gratificantes da jardinagem.

Veja como plantar em vaso seguindo este passo a passo que o blog do Sítio da Mata preparou para você e divirta-se.

1. Escolha um vaso

Os vasos devem estar limpos, medir pelo menos 2-3 polegadas de profundidade e ter orifícios de drenagem. Eles podem ser potes plásticos, alvenaria, vidro etc., as opções são infinitas. Se você iniciar as sementes em vasos muito pequenos, você precisará transplantar as mudas em vasos um pouco maiores uma vez que elas tenham seu primeiro conjunto de folhas verdadeiras. Tenha em mente que os vasos ocupam espaço, portanto certifique-se de ter espaço suficiente para a espécie de planta que você começar.

2. Comece com solo de qualidade

Semeie sementes em solo estéril, ou em terra para vaso, disponível em viveiros e centros de jardinagem. Não use solo de jardim, é muito pesado, contém sementes de ervas daninhas, e possivelmente, organismos patogênicos. Molhe o solo com água morna antes de encher os recipientes para o arranque das sementes.

3. Plante na profundidade adequada

Você encontrará a profundidade de plantio adequada no pacote de sementes. A regra geral é cobrir as sementes com solo igual a três vezes sua espessura – mas não deixe de ler cuidadosamente as instruções de plantio do pacote de sementes.

Algumas sementes, incluindo certos tipos de alface, por exemplo, precisam de luz para germinar e devem repousar na superfície do solo, mas ainda estar em bom contato com o solo úmido. Um toque suave após a semeadura ajudará. Depois de plantar suas sementes, use um frasco de spray para molhar a terra novamente.

4. Regue com sabedoria

Use sempre água em temperatura ambiente. Deixe a água clorada passar a noite para que o cloro possa se dissipar ou usar água destilada. É importante manter o solo constantemente úmido, mas evite o excesso de água, que promove doenças, podendo matar as mudas. Tente não borrifar água nas folhas. Uma maneira fácil de evitar isso – assim como o excesso de água – é mergulhar a base de seus recipientes na água e permitir que o solo absorva a umidade do fundo até ficar úmido.

Alguns kits de arranque de sementes fornecem uma esteira que conduz a água de um reservatório para o solo seco. Este pode ser o método de irrigação de mudas mais à prova de encharcamento, mas você ainda tem que ter cuidado para que a terra não fique muito molhada.

5. Mantenha a umidade consistente

Antes da germinação, cubra seu recipiente para ajudar a reter a umidade dentro dele. Os kits de arranque de sementes normalmente vêm com uma tampa plástica. Você também pode usar uma bolsa plástica, mas ela deve ser apoiada para que não fique plana sobre o solo. Remova as tampas assim que as sementes brotarem. Assim que as mudas estiverem crescendo, reduza a rega para que a terra molhe parcialmente, mas não as deixe murchar.

6. Fertilizar

Comece a alimentar suas plantas depois que elas desenvolverem seu segundo conjunto de folhas verdadeiras e raízes, aplicando semanalmente um fertilizante líquido de meia resistência. Aplique suavemente, e após quatro semanas aplique fertilizante líquido de alta resistência a cada duas semanas até o transplante.

7. Dê luz suficiente para as mudas

Idealmente as mudas precisam de 14 -16 horas de luz direta por dia para um crescimento mais saudável. Se as mudas começam a se curvar em direção à janela, isso é um sinal certo de que não estão recebendo luz suficiente. Simplesmente virar os vasos não será suficiente – talvez seja necessário fornecer iluminação artificial. Siga cuidadosamente as instruções.

8. Faça circular o ar

Circulando o ar ajuda a prevenir doenças e incentiva o desenvolvimento de hastes fortes. Coloque um ventilador suave perto das mudas para criar movimento de ar. Mantenha o ventilador a uma distância das mudas para evitar que elas sejam danificadas.

Pronto! Agora você já sabe como plantar em vaso e ter a sua casa repleta de plantas, proporcionando um ambiente muito mais climatizado e alegre que só as plantas podem dar.

No site do Sítio da Mata você pode encontrar muitas espécies de plantas para montar seu jardim bonito e muito colorido. Entre em contato com os especialistas e tire suas dúvidas de como plantar em vasos e adquirir as suas mudas. Aproveite para conhecer as dicas de como plantar morango em vaso no blog do Sítio da Mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *