Conheça as Plantas Nativas Para Reflorestamento

Plantas Nativas Para Reflorestamento
Conheça as Plantas Nativas Para Reflorestamento
3.7 (73.33%) 3 votes

Plantas Nativas Para Reflorestamento

Utilizar plantas nativas para reflorestamento de locais degradados é fundamental para o repovoamento de áreas cuja vegetação foi excluída devido às forças da natureza (como incêndios naturais) ou à ação humana (através de queimadas para expansão de áreas agrícolas e exploração de madeira).

Neste artigo do blog do Sítio da Mata você vai conhecer quais as plantas mais importantes no processo de sucessão ecológica no reflorestamento de uma área e quais são os critérios que devemos nos atentar antes de fazer essa escolha.

Como Escolher as Plantas Nativas Para Reflorestamento

O reflorestamento é uma ação necessária quando um determinado local perde parte ou todas as espécies existentes nele, seja por causas naturais ou por influência humana.

No entanto esse quadro pode ser revertido através da sucessão ecológica, que utiliza espécies nativas dessa região para iniciar o reflorestamento, que acontece de forma gradual, substituindo as espécies pouco a pouco, divididas em 3 grupos:

  • Espécies pioneiras – que ocupam o solo quando não há nenhum tipo de vida no local, como em proximidades vulcânicas e superfícies rochosas, por exemplo;
  • Espécies secundárias e secundárias tardias – que surge quando há oferta de sombra e água, e quando o solo já está em condições ideais para a semeadura das sementes;
  • Espécies clímax – que são plantadas quando o solo já apresenta as condições ideais de cultivo. São espécies mais exigentes e com um ciclo de vida mais longo.

A seguir veremos quais espécies de plantas nativas para reflorestamento são as mais indicadas para essas etapas.

Algumas Espécies de Plantas Nativas Para Reflorestamento

Quando há o desmatamento de uma área as plantas nativas para reflorestamento podem surgir de duas formas: espontaneamente (como alguns setores do IBAMA aconselham) ou através do plantio deliberado das espécies indicadas para esses locais.

No entanto, como saber quais são as melhores espécies de acordo com a região? No Brasil existe uma variedade muito grande de biomas, como a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Mata das Araucárias e campos do Sul, entre outros.

Para realizar a escolha da planta nativa para reflorestamento ideal para cada região é importante observar as espécies remanescentes da sua região, identificando-as e dando preferência a elas.

É comum que o reflorestamento ocorra por 3 finalidades principais:

  • O plantio de árvores frutíferas, que visa atrair a fauna e manter a existente, as espécies mais comuns são: Pitangueira, Murici, Jerivá, Pombeira, Cajá, Cajueiro, Gabiroba, Cagaiteira, Goiaba, Buriti;
  • Árvores de grande porte, também conhecidas como madeira de lei, pois ajudam na recuperação do solo com grande eficiência, alguns exemplos incluem: Jequitibá, Sapucaia, Peroba do Campo, Inuíba, Copaíba, Garapa;
  • Árvores com floração vistosa, utilizada para apicultura, por exemplo, que floresçam em épocas distintas, visto que as abelhas ajudam a polinização da região. As espécies mais comuns são: Ipês, Quaresmeira, Mulungu, Canafístula, Faveiro.

Além disso, o reflorestamento pode incluir espécies de menor porte, que ajudam a tratar o solo, com maior iminência, do solo, preparando o local para receber a nova vegetação, como algumas gramíneas de crescimento rápido que ajudam a estabilizar o solo de maneira temporária, como a Grama Bermuda e o Capim Vetiver.

Uma vez que o solo apresenta melhores condições à semeadura permanente pode ocorrer, com o plantio não só de árvores, como as citadas anteriormente, mas também com o uso de algumas espécies de bambu, como o Bambu Mosso e o Bambu Gigante, por exemplo, mas também com o cultivo de arbustos diversos que reforçam a estabilização do solo para o plantio das árvores definitivas.

No Sítio da Mata você encontra diversas espécies de plantas nativas para reflorestamento. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *