Conheça os tipos de fertilizantes e como usar

Conheça os tipos de fertilizantes e como usar
Conheça os tipos de fertilizantes e como usar
Classificar este post

Conheça os tipos de fertilizantes e como usar

Por meio da raiz, as plantas retiram do solo os nutrientes necessários para seu crescimento, floração, frutificação e multiplicação. Nesse processo, é comum que, com o passar do tempo, o solo fique empobrecido e necessite de reposição com a ajuda de fertilizantes.

Os fertilizantes devem ser aplicados no solo para enriquecê-lo com os nutrientes necessários para que as plantas aumentem a folhagem e  corrijam o estresse causado pelo verão, inverno ou o efeito dos herbicidas.

Devido a sua composição, os fertilizantes contêm os elementos essenciais para se obter uma excelente floração, polinização e enchimento dos frutos, sendo muito eficaz sua aplicação na época reprodutiva das culturas, conseguindo uma fertilização mais equilibrada, o que se reflete em maiores e melhores colheitas.

Tipos de fertilizantes

Fertilizantes minerais

Fertilizantes minerais são materiais, naturais ou manufaturados, que contêm nutrientes essenciais para o crescimento normal e o desenvolvimento das plantas. Chamados também de fertilizantes comuns ou inorgânicos, são preparados de forma sintética pela indústria, por meio da separação de compostos específicos, para serem aplicados no solo ou nos próprias folhas e raízes.

São característicos por serem rapidamente absorvidos pelo vegetal, mas, em geral, exigem muitas doses para que o efeito persista pelo período desejado pelo agricultor. Podem ter um ou mais macronutrientes essenciais em sua composição, além de alguns micronutrientes.

Geralmente, são subdivididos em fertilizantes minerais nitrogenados, fosfatados ou potássicos, variando de acordo com a matéria-prima presente em maior concentração. A maioria contém sulfato de amônio, cloreto de amônio e ureia processada em sua constituição.

Vantagens dos fertilizantes minerais:

  • Nutrientes estão disponíveis imediatamente para a planta;
  • Como são produzidos artificialmente, apresentam ilustrada no rótulo a exata composição; Padrões de etiquetas tornam fácil o entendimento;
  • São baratos;

Fertilizantes orgânicos

Os fertilizantes orgânicos são aqueles feitos a partir de resíduos de animais e vegetais, fornecendo uma série de substâncias nutritivas às plantas.

São característicos por apresentarem ação lenta, já que o processo exigirá a transformação de moléculas grandes em pequenos compostos inorgânicos para serem absorvidos pelo vegetal. Seu efeito, no entanto, é duradouro e exige poucas doses para que o efeito se mantenha.

Por ser aplicado diretamente no solo, os fertilizantes orgânicos são excelentes para a recuperação da terra, além de permitir a reprodução de bactérias benéficas para a agricultura. Dessa forma, não só a fertilidade aumenta, como a captação de água na terra também.

Como exemplos de fertilizantes orgânicos, podemos citar esterco de curral, resíduos de matadouros, restos de alimentos compostados, vinhaça e adubo verde.

Vantagens dos fertilizantes orgânicos:

  • Melhoram a estrutura do solo;
  • Eliminam a possibilidade de fertilização excessiva;
  • Risco muito baixo de gerar elementos nocivos às plantas, como sais;
  • São biodegradáveis, sustentáveis e renováveis;
  • Podem ser feitos em casa;

Fertilizantes organominerais

Os fertilizantes organominerais são aqueles constituídos por material orgânico enriquecido com minerais, que são nutrientes em sua forma inorgânica para serem absorvidos de forma rápida. Essa combinação visa, simultaneamente, o melhoramento do solo e de suas propriedades físicas, e o fornecimento de matéria-prima bruta para que a planta possa crescer de forma saudável e rápida.

Esse tipo de fertilizante age como um excelente corretivo, equilibrando o pH do solo e mantendo sua porosidade de forma ideal. A matéria orgânica inteiriça funciona ainda como um quelante, absorvendo micronutrientes para que eles possam ser aproveitados aos poucos.

Vantagens dos fertilizantes organominerais:

  • Redução significativa das perdas de nitrogênio pelo uso de fertilizante organomineral em relação à aplicação superficial de resíduos de suínos e aves, uma vez que o enterrio ou injeção do resíduo no sulco de plantio reduz a volatilização de amônia;
  • Proporcionam aporte de C-orgânico ao sistema, o qual, durante sua mineralização, gera ácidos húmicos e outros ácidos orgânicos, que podem ser adsorvidos em superfícies minerais do solo, diminuindo o potencial de adsorção de fósforo por bloqueio de sítios, onde ocorre a formação de complexos de ortofosfato com alumínio e ferro;
  • Redução das emissões de gases de efeito estufa;
  • Maior eficiência no fornecimento de fósforo em função da presença de grande quantidade de ânions orgânicos nos grânulos de fertilizantes organominerais;
  • Espera-se ainda, aumento da atividade microbiana no entorno da área de aplicação do fertilizante organomineral devido ao fornecimento de energia para os microrganismos pela matéria orgânica contida no fertilizante;
  • Podem ocorrer efeitos adicionais sobre o crescimento de raízes, promovidos por compostos orgânicos presentes no fertilizante organomineral;
  • É possível produzir fertilizante organomineral na forma líquida ou na forma sólida.

Biofertilizantes

Produzidos a partir da fermentação anaeróbica de esterco e vegetais, os biofertilizantes são amplamente utilizados na agricultura como adubo orgânico foliar e como defensivos naturais.

O uso de biofertilizantes é um dos componentes importantes do manejo integrado de nutrientes, pois eles são fonte rentável e renovável de nutrientes vegetais para complementar os fertilizantes químicos para uma agricultura sustentável. Vários microorganismos e sua associação com as plantas cultivadas estão sendo explorados na produção de biofertilizantes.

Por possuírem uma consistência líquida, costumam ser pulverizados diretamente nos tecidos da planta, principalmente nas folhas. Carregam consigo bons minerais para serem absorvidos diretamente pelo vegetal e promovem a introdução de bactérias que impulsionam o desenvolvimento sadio das plantas, como nas leguminosas, auxiliando na captação de nitrogênio.

Vantagens dos biofertilizantes:

  • Ajudam a alcançar altos rendimentos das culturas, enriquecendo o solo com nutrientes e microrganismos úteis necessários para o crescimento das plantas;
  • Substituem os fertilizantes químicos, já que estes últimos não são tão benéficos para as plantas.
  • São ecologicamente corretos devido ao fato de protegerem o meio ambiente contra poluentes;
  • Mantém a fertilidade do solo, o que é benéfico para as plantas assim como o meio ambiente, pois as plantas serão protegidas contra doenças e o meio ambiente estará livre de poluentes;
  • Os biofertilizantes destroem os componentes nocivos do solo que causam doenças nas plantas. Ao utilizar biofertilizantes, as plantas também podem ser protegidas contra a seca e outras condições restritivas;
  • Não são caros e até mesmo agricultores de baixa renda podem fazer uso deles.

Antes de escolher o tipo e a quantidade ideal de adubo para suas plantas, é necessário fazer uma análise para saber em que condições a planta e o solo se encontram. Alguns sintomas de deficiência, como ausência de flores e frutos, são facilmente notados.

No Sítio da Mata você encontra soluções para qualquer tipo de tratamento do solo. Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossas espécies de plantas e árvores para o plantio e conservação sustentável do solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *