Ideias de Flores Para Pergolado

Flores Para Pergolado
Ideias de Flores Para Pergolado
5 (100%) 1 vote

Flores Para Pergolado

Para escolher as flores para pergolado a fim manter a estrutura coberta e florida o ano inteiro é preciso se atentar a algumas características das plantas, como o clima da região de plantio, a incidência de ventos, o volume de chuvas e a oferta de luz solar do local.

Neste artigo do blog do Sítio da Mata vamos explicar em maiores detalhes qual a função e os tipos mais comuns de pérgolas, além de citar as principais espécies de flores e os métodos de cultivo de cada uma, para que o seu projeto paisagístico supere as suas expectativas.

Pergolados: Tipos e História

Os pergolados foram originalmente criados para facilitar o cultivo de uvas, pois permitem que os galhos cresçam na horizontal, o que facilita a colheita da planta, contudo, não demorou muito para que os paisagistas e entusiastas da jardinagem notassem outras qualidades e funções.

A estrutura de uma pérgola constitui-se de colunas ou pilares que são responsáveis pela sustentação do telhado, que possui vigas ou treliças alinhadas paralelamente, e além disso essa cobertura pode tanto ficar aberta (o mais comum), como pode ser fechada por vidro, ou outro tipo de material para cobertura, por exemplo.

Como no paisagismo tudo tem uma função, com o pergolado não seria diferente, ele serve para fornecer sombra para as pessoas que desejam ficar ao ar livre, e por esse motivo, o uso de flores para ornamentação é tão comum. Assim temos a função dupla: promover a sombra e fornecer sustentação para as plantas trepadeiras.

Os pergolados podem ser feitos de diversos tipos de materiais, tais como: madeira, de maior variedade no mercado; alumínio, que possui mais resistência às variações do clima; e de alvenaria. Além de resistente pode ser combinado com a estrutura da casa e com madeira e vidro; bambu, ideal para um ambiente praiano ou campestre; de madeira com palha, entre outros.

Melhores Flores Para Pergolado

As melhores flores para pergolado sem dúvidas são aquelas que florescem por um período maior durante todo ano, possuem boa resistência e são fáceis de cuidar. Por esse motivo, separamos algumas espécies para garantir que o seu pergolado fique florido o ano inteiro e a manutenção seja simples.

São elas:

  • Primavera – também conhecida como Bougainvillea, essa flor de origem nativa brasileira possui cachos cheios de flores brancas que variam do branco até tons de vermelho vivo que surgem durante os meses de setembro a dezembro, e são excelentes para fechar o pergolado. O plantio deve ser feito durante a primavera, deixando-o em local de sol pleno e com temperaturas entre 22°C e 24°C;
  • Hera do Cabo – essa planta cria uma folhagem de cobertura incrível, com flores que se assemelham a pequenas margaridas brancas que surgem durante o verão. Necessita de clima quente e gosta de meia sombra, porém podem ser protegidas por espécies que necessitam de sol pleno. Essa flor não necessita de muita irrigação e aprecia clima quente;
  • Tumbérgia Azul – Possui flores azuladas que florescem durante o ano todo, principalmente durante a primavera e verão. Aprecia tanto meia sombra quanto sol pleno, sendo considerada uma espécie trepadeira rústica e ornamental. A Tumbérgia gosta tanto de clima equatorial quanto subtropical e tropical;
  • Amor Agarradinho – essa flor se adapta a qualquer tipo de pérgola e possui uma floração em forma de cachos e tons de rosa ou branco que florescem durante a primavera e verão. Aprecia sol pleno e vai bem em qualquer tipo de solo;
  • Alamanda Amarela – outra planta de florescência durante todo o ano, suas flores são amarelo-ouro e as folhas muito ornamentais em tons de verde escuro. O cultivo da Alamanda Amarela necessita de regas regulares em locais mais quentes, e durante o inverno a rega deve ser feita apenas quando não houver chuvas durante o mês.

Além disso, muitas das flores para pergolados citadas servem também como cerca viva, como é o caso da Tumbérgia, por exemplo, que pode atingir até 2,5 metros de altura, fornecendo uma ótima proteção para muros e outras estruturas similares.

Para ter mais ideias sobre as flores ideais para o seu jardim continue acompanhando semanalmente o blog do Sítio da Mata e conheça diversas espécies de plantas. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *