Saiba Como Fazer Substrato Para Plantas

substrato para plantas
Saiba Como Fazer Substrato Para Plantas
Classificar este post

substrato para plantas

Não consegue encontrar o tipo certo de substrato para suas plantas? Pensando em fazer seu próprio solo? Quer você seja um cultivador comercial ou um pequeno produtor doméstico e quer dar mais vida ao seu jardim com substratos para plantas, o ideal é saber como fazer o substrato para plantas ideal para seu jardim.

O Que é Substrato Para Plantas?

O substrato para plantas serve para criar um ambiente de solo ideal para o desenvolvimento das raízes e posterior crescimento geral. Graças ao fornecimento suficiente de nutrientes, nenhum fertilizante adicional é necessário durante várias semanas, embora isto dependa das necessidades nutricionais específicas de cada planta, bem como fornecer um ambiente no qual o sistema radicular pode funcionar.

Os diferentes tipos de substratos para plantas representam um mundo complexo e muito mais amplo do que pensamos. Algo lógico se considerarmos que a variedade de plantas com necessidades diferentes também é imensa. E longe de ser algo secundário, a escolha do substrato certo é vital para o desenvolvimento de qualquer planta.

Como Fazer Substrato Para Plantas

Antes de começar a fazer seu próprio substrato para plantas, você precisará primeiro pensar onde você estará plantando e em que fase suas plantas estarão – dentro ou fora de casa, crescimento ou floração, ou mesmo feminizadas ou autoflorescentes e os tipos de fertilizantes que existem.

Dependendo de suas necessidades, você precisará preparar seu substrato de acordo. Abaixo, listamos as misturas que você deve preparar para as fases em que suas plantas se encontram. O meio para medir a quantidade é feito por uma pá de jardinagem.

Fertilizante para a fase de germinação

Adicione fungos benéficos (micorrizas e trichoderma) a qualquer uma das seguintes misturas.

  1. 100% fibra de coco
  2. 70% turfa branca, 10% turfa preta, 15% húmus de minhoca, 5% perlite.
  3. 40% de fibra de coco, 40% de turfa branca, 5% de perlite.

Fertilizante para fase de crescimento

Use qualquer mistura de fungos benéficos (micorrizas e trichoderma).

  1. Combine 60% de turfa branca, 15% de turfa preta, 10% de húmus, 10% de perlite e 5% de neem em pó.
  2. Combine 40% de turfa branca, 40% de fibra de coco, 10% de húmus, 5% de perlite e 5% de neem em pó.
  3. Combine 40% de fibra de coco, 20% de turfa branca, 15% de húmus, 10% de perlite, 5% de algas em pó, 5% de neem em pó.

Fertilizante para fase de floração

Acrescentar fungos benéficos para qualquer mistura de substrato que você escolher das opções abaixo:

  1. 50% de turfa branca, 15% de turfa preta, 15% de húmus, 10% de perlite, 5% de algas em pó.
  2. 50% fibra de coco, 15% turfa branca, 15% húmus, 10% perlite, 5% algas em pó.
  3. 30% turfa branca, 30% fibra de coco, 15% húmus, 10% perlite, 5% algas em pó.

É necessário entender o tipo de cultivo que você tem e o tipo de sementes que você está cultivando – há pequenas diferenças entre cada método.

No site do Sítio da Mata você pode encontrar muitas espécies de plantas para montar seu jardim, assim como as matérias necessárias para que você possa preparar o substrato para plantas ideal. Entre em contato com os especialistas e saiba como adquirir as suas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *