Vantagens da Contenção de Erosão com Bambu

Vantagens da Contenção de Erosão com Bambu
Classificar este post

Contenção de Erosão com Bambu
A erosão do solo pode ocorrer por uma série de fatores naturais e também pela intervenção do homem, o que pode causar uma série de problemas socioambientais, como: deslizamentos, enchentes, assoreamento de rios, entre outros. Para combater esse problema a contenção de erosão com bambu tem se mostrado extremamente eficiente, dada às características naturais da planta.

Para mostrar as vantagens que o bambu pode trazer para a sua propriedade, preparamos esse artigo para mostrar todas as vantagens do uso dessa planta milenar e suas características naturais que o tornam um agente tão eficiente contra um problema extremamente sério. Então acompanhe mais essa leitura do blog Sítio da Mata e aproveite.

Formação da Erosão e Seus Impactos

A erosão é uma das consequências da degradação do solo. Em termos gerais podemos dizer que erosão é o mesmo que a destruição do solo, que pode ocorrer devido à perda de nutrientes, acidificação, salinização, pelo esgotamento físico e químico causado pela ação da natureza que diminui a permeabilidade do solo, pela compactação entre outros motivos.

Para que o solo perca suas características naturais e entre no processo de erosão é necessário que haja influência externa da natureza como a ação da água de chuvas, rios, ventos e claro, a ação do homem, que tem acelerado e muito esse tipo de processo.

Ações humanas como desmatamento para prática agrícola sem os devidos cuidados são uma das principais causas da erosão causada pelo homem e aos poucos o solo perde nutrientes essenciais para suportar o plantio agrícola ou a criação de gado e a terra que foi trabalhada para estes propósitos já não possui mais uso nenhum.

Em outras palavras, quando há erosão do solo, as consequências não podem ser outras senão o extermínio completo de qualquer organismo existente naquele local. Mas como contornar ou evitar essa situação? É o que veremos a seguir.

Entenda a Importância da Contenção de Bambu

Os Bambus são plantas muito versáteis, servem como matéria-prima para diversos campos da Indústria, como construção civil e na geração de energia limpa, por exemplo, além de servir como componente em projetos paisagísticos, plantado em vasos, jardins e cerca viva, entre outros. Mas, além disso, ele atua na prevenção de erosão do solo.

Realizar a contenção de erosão com bambu é uma das ações mais comuns e mais eficientes que proprietários de áreas rurais encontraram isso por que essa planta parece ter sido feita especialmente para essa função.

Algumas espécies previnem que o solo rache e inicie o processo de degradação devido ao seu sistema rizomatoso que age contendo a água e a sedimentação do solo.

Por esse motivo, o plantio para contenção de erosão com bambu traz algumas vantagens como:

  • Evitar o assoreamento de rios – é muito comum que o plantio de bambus ocorra próximo ao leito de rios e demais áreas sujeitas ao alagamento, pois suas raízes possuem um alto poder de absorção de água;
  • Evitar a sedimentação – o denso e resistente sistema radicular dos bambus impede que haja o deslizamento de terra em encostas, evitando a sedimentação progressiva do solo;
  • Não necessita de nutrientes no solo – os Bambus são considerados espécies primárias na sucessão ecológica e por isso não necessitam de muitos nutrientes quando plantados em solos pobres, ajudando na recuperação dessas áreas;
  • Formar terraços naturais- Os terraços atuam diminuindo a velocidade da água percolada e por consequência protegem o solo do desgaste causado pela lâmina de água em velocidade.

Existe uma grande variedade de espécies que podem ser usadas para a contenção de erosão com bambu, como por exemplo: o Bambu Guadua, Bambu Mosso, Bambu Imperial, Bambu Cana da Índia, entre outros. Você encontra todos estes tipos de bambu e outras espécies de plantas no Sítio da Mata.

O Sítio da Mata é uma empresa conhecida pela sua expertise no uso de bambu para várias finalidades, entre em contato conosco e conheça mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *