ACALIFA VERMELHA (Acalypha wilkesiana)
Arbusto ornamental de folhas vermelhas e vistosas que brotam o ano todo.
Nome popular: Acalifa Vermelha
Nome Ciêntífico: Acalypha Wilkesiana
Família: Euphorbiaceae
Origem: Ásia, Ilhas do Pacífico.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas largas, brilhantes, de margens serrilhadas, plissadas, manchadas em tons de vermelho.
Crescimento da planta: Arbusto semi-lenhoso, nativo das Ilhas do Pacífico, de 1,5-3,0 metros de altura. Por ter um crescimento rápido, em alguns casos pode ser necessária uma poda de redução.
Frutos Não da frutos
Quando da Flores? Primavera, Verão.
Flores Flores avermelhadas em picos no final dos ramos. Elas são separadas, flores masculina e flores femininas na mesma planta. As flores masculinas estão em pontos longos que pendem para baixo, enquanto as flores femininas estão em picos curtos. Elas não aparecem facilmente, muitas vezes ficam escondidas entre as folhas.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a terra de plantio incorporando adubos orgânicos. ➜ Para manutenção aplicar NPK 10-10-10 ao redor da planta três vezes ao ano, sempre mantendo uma distância entre o adubo e caule.
Como regar essa planta? Gosta de solo ligeiramente úmido, com boa drenagem, regar duas vezes por semana, no caso da ausência de chuvas.
Vai em qual clima? Tropical e Subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Acalifas são mais atraentes quando jovem, recomenda-se fazer uma poda drástica de rejuvenescimento a cada 3 ou 4 anos.
Vai na sombra? pleno sol ou meia sombra, sendo necessário o mínimo de 4 horas diárias de sol direto. Sendo mais colorida a sol pleno.
Planta de frio ou calor? Quente e úmido. Tolera clima ameno, mas não geadas.
Mudas com qual altura? 80 cm
Quais pragas tem essa planta? Seus piores inimigos são pequenas ácaros vermelhos, que aparecem quando o ar está muito seco. Os ácaros atacam a parte inferior das folhas e formam uma fina teia. Se não forem combativos, modificam completamente a aparência da planta. Use um acaricida e, no verão, regue diariamente a planta.
Mais informações: A acalifa vermelha, Acalypha Wilkesiana, é um arbusto de característica ornamental da família da Euphorbiaceae, que tem sua origem em algumas ilhas do Pacífico localizadas no continente asiático. As mudas de acalifa vermelha podem atingir até 3 metros de altura quando cultivadas em condições ideais. Elas são plantas de clima tropical e subtropical e por esse motivo, vão muito bem em áreas litorâneas e de clima quente e úmido. A acalifa vermelha é uma planta extremamente difundida no uso do paisagismo ornamental, por causa de seus atributos físicos. Além das folhas, as flores também possuem tons avermelhados, motivo pelo qual a planta recebe esse nome.
Também conhecida como crista de peru e rabo de macaco, as mudas de acalifa vermelha devem ser cultivadas em solos argilo-arenosos, férteis e enriquecidos com matéria orgânica, bem drenados e mantidos úmidos. A rega deve ser regular, de duas a três vezes por semana, podendo ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. A acalifa vermelha pode ser plantada para compor renques, de forma isolada ou em grupos e conjuntos. O uso dessa espécie para cerca viva também é extremamente difundido devido a beleza de suas folhas ornamentais. Para que as mudas de acalifa vermelha tenham um crescimento rápido e preencham mais facilmente a cerca viva, recomenda-se em alguns casos uma poda de redução. A acalifa vermelha é uma planta rústica e por essa razão pode ser usada tanto em jardins residenciais, quanto públicos devido a pouca manutenção exigida. A propagação dessa espécie pode ser feita através de estaquia.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de roda de fogo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
Duas a três vezes por semana durante os dois meses após o plantio. Depois, só em períodos de estiagem
Esta planta necessita de sol?
Sim, gosta de luz plena para bom desenvolvimento. Se formem cultivadas dentro de casa, é recomendável deixar perto da janela com quatro horas de sol por dia.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
No Brasil, desenvolve-se melhor nas regiões Sul e Sudeste, onde suas floradas vermelho-vivo deixam os jardins mais encantadores.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito