Olá, primavera!
No mês de setembro comemoramos a chegada da primavera no hemisfério sul – a estação mais linda do ano – aos poucos vamos nos despedindo do frio, quando ocorre uma visível transformação em toda a paisagem com muitas flores, aromas e muitas cores.
Mas você sabe como é a primavera no Brasil e o que acontece com as plantas?
Vamos explicar como é a primavera. Continue na leitura deste artigo!
Como é a primavera no Brasil
Antes da chegada da primavera, que acontece em 22 de setembro, estamos passando pela estação mais fria do ano, o inverno.
Neste período, muitas espécies de plantas passam pelo processo de hibernação. Isso significa, popularmente falando, que as plantas dormem durante o inverno para acordarem bastante dispostas na primavera.
Portanto, durante o inverno, o desenvolvimento das plantas fica reduzido porque seu metabolismo está lento, como se estivessem descansando e se preparando para a nova e intensa jornada que vem com a próxima estação.
A primavera é uma estação considerada como uma fase de transição, das baixas temperaturas para as altas temperaturas, e uma de suas características principais também é o aumento da incidência de chuvas, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Além disso, também contamos com o Equinócio da Primavera, um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador e, ao decorrer da estação, os dias vão se tornando mais longos e as noites, mais curtas.
Todo esse conjunto de equinócio, incidência de luz, reaquecimento e aumento da umidade do ar favorecem a reprodução das espécies, por isso encontramos um período intensamente propício para o surgimento das flores e da vegetação, como um todo.
O surgimento das flores são um grande atrativo para o surgimento das espécies polinizadoras, o que aumenta ainda mais a capacidade reprodutiva da flora brasileira.
Não só os insetos polinizadores fazem parte das mudanças na primavera. Outros animais também saem da hibernação, aves que fugiram para locais mais quentes começam a retornar e toda a paisagem vai tomando outras formas e cores.
Você pôde notar que, a união de todos estes elementos faz da primavera um lugar mais colorido, alegre e cheio de vida.
Rosas, ipês, girassóis, damas da noite, gérberas, primaveras, violetas, alamandas, margaridas, jasmins, crisântemos, orquídeas, hortênsias e uma infinidade de espécie de flores vão desabrochando e colorindo o panorama brasileiro.
Agora que você já sabe como é a primavera, também é um apaixonado pelo visual que as flores oferecem e se interessou em deixar seu jardim florido na primavera, confira a lista de espécies que você pode cultivar facilmente em sua casa.
Dizem que a natureza sorri através das flores! Vamos trazer alegria para seu jardim.
-
HORTÊNCIA (Hydrangea macrophylla)Muito utilizada como planta ornamental, ela ganha destaque devido os cachos que possui. A hortênsia presta-se para o plantio em bordaduras, maciços, renques, cercas-viva e isolada em vasos. Compostas de muitas flores, que podem ter a cor azul, lilás, rósea, vermelha e branca, pode chegar até 2,5 metros de altura.
-
Mini Gardênia (Gardenia augusta)Com delicada fragrância, esse arbusto pode chegar a 1 metro de altura, podendo ser utilizado como plantas caseiras penduradas em varandas e decks ou colocada em floreiras. Se você é um jardineiro ávido que está preparado para um desafio, a mini gardênia branca é a planta certa para você.
- Você esta lendo a pagina 1
- Página 2
- Página Próximo