Espécie largamente utilizada para contenção de erosão, bambu Cana da Índia é bastante rustico e vai bem em solos pobres e degradados. Possui varas com 6 cm de diâmetro, de cor verde, atinge 6 a 7 metros de altura. Além de bonito é funcional. Em poucas semanas o bambu estará enraizado e soltara nova brotação, o que colaborara para conter o terreno.
Bambu de grande porte, é alastrante e forma sistema de raízes (radicular) de grandes proporções contendo erosão, sedimentos e protegendo o solo. Atinge 25 metros quando adulto, gosta muito de frio (temperatura mínima -19ºC).
QUANT. DE MUDAS
VALOR EM MUDAS
FRETE
VALOR FINAL
Contenção de erosão
Em locais com abundância de chuvas ou solos de baixa resistência, é comum que ocorram erosões, porém, estes fenômenos naturais podem representar uma série de riscos para a fauna, flora e ocupantes do local, de modo que a contenção de erosão através do uso de plantas é uma ação necessária em qualquer área onde há risco de erosões.
Ao contrário do que muitos pensam, a contensão de erosão não resulta em um grande gasto de recursos, pois uma quantidade limitada de plantas já é o suficiente para criar uma rede de raízes protetoras bem como uma rede vertical que irá diminuir drasticamente a velocidade da água nas encostas bem como a perda de terra durante este período.
Como Funciona a Contensão de Erosão com Plantas?
O principal objetivo das plantas é montar uma rede de contenção para que quando as chuvas de alta intensidade aumentam a umidade da terra, estas raízes impeçam que ela se movimente, e consequentemente mantenha o formato da terra bem como uma consistência adequada.
Porém, há poucas plantas que são capazes de dar a segurança necessária para efetuar esta contenção, sendo os bambus monopodiais as melhores opções para áreas onde há uma quantidade elevada de chuvas bem como encostas onde há um nível de inclinação mais acentuado.
Quais São os Benefícios da Contensão de Erosão com Plantas
Uma das maiores vantagens de se optar pelas plantas na contenção do solo é a sua excelente capacidade de evolução, de modo que dentro de poucos meses é possível montar uma grande rede de contenção do solo e consequentemente evitar que os gastos sejam muito elevados.
Outra importante vantagem oferecida pelas plantas é a menor necessidade de preparação do solo, pois estes tipos de plantas especiais necessitam de uma quantidade mínima de nutrientes bem como luz solar e água para se manterem saudáveis, além de proporcionar uma excelente fonte de alimentos para pequenos animais.
Onde a Contensão de Erosão com Árvores ou Plantas é Mais Eficiente?
Os rios são locais onde há um grande risco de erosão, devido ao constante contato do solo com a água corrente, de modo que o uso de árvores para contenção de erosão nestas áreas é um modo comprovadamente eficiente de dar uma maior segurança tanto para os ocupantes quanto para evitar a perda de grandes quantidades de solo útil.
Outra excelente opção para este tipo de ação são as áreas onde há ribanceiras, sejam elas de alta ou baixa inclinação, estas áreas são altamente propensas a erosões, o que causa sérios riscos principalmente em áreas urbanas, onde o plantio de árvores para contenção pode evitar desabamentos e sérios riscos para a vida das pessoas que residem na área.
Porém, é necessário que as mudas sejam adquiridas junto a uma empresa especializada no segmento, a Sitio da Mata é a opção definitiva para pessoas que buscam o que há de melhor em termos de mudas e árvores para a contenção de erosões bem como o paisagismo e criação de áreas verdes.