Uma das plantas mais características do país, as palmeiras encantam tanto pela beleza quanto pela variedade de tamanhos e folhagens. Não à toa, acredita-se que, à época do descobrimento, os índios chamavam o Brasil de Pindorama, que em Tupy-Guarany significa Terra das Palmeiras.
Existe confirmação de palmeiras em todas as regiões de nosso território, com predominância de ocorrência na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa. Típicas do clima tropical, também são encontradas na América Latina, África e Sul da Ásia.
Características das Palmeiras
O caule cilíndrico não ramificado é um padrão encontrado desde as menores palmeiras até as de grande porte, cabendo ressaltar que são plantas da família das palmáceas, e não árvores, pois não possuem uma camada que forma as estruturas secundárias.
Por comumente nos remeterem à ideia de praias ou desertos, pode-se pensar que essas plantas só funcionariam nesses cenários, mas a verdade é que elas vão bem nos mais diversos ambientes, podendo compor os mais variados tipos de jardins.
Por toda essa versatilidade e por também ser uma espécie super durável, as palmeiras são uma tradicional e excelente escolha em projetos paisagísticos e também de decoração.
Cabe comentar que, como as palmeiras têm raízes grandes e costumam se espalhar com facilidade, é muito importante que o local do cultivo seja escolhido com cuidado, embora a variedade de espécies permita que você opte por um canteiro ou até mesmo um vaso.
Espécies de Palmeiras Oferecidas Pelo Sítio da Mata
Desde as mais simples até as exóticas, temos aqui no Sítio da Mata mais de 18 espécies de palmeiras: com ampla gama de cores, portes e folhagens, sem dúvida nenhuma representam bem a busca por beleza e por que não, imponência.
Das espécies disponíveis, dispomos, por exemplo, do Açai (Euterpe Oleracea), cujo fruto de cor negro-arroxeada cresce em cachos e é conhecido como a pérola da Amazônia. Muito vistosa, essa palmeira pode alcançar até 15 metros de altura.
Outras espécies bem interessantes são a Licuala (Licuala Grandis), que chega até 3 metros de altura, sendo muito usada em jardins ou vasos, e também a Palmeira Azul (Bismarckia Nobilis), uma das mais utilizadas no paisagismo, que se destaca por sua beleza e cuja copa pode atingir até 12 metros de altura.
Isso sem falar na Tamareira (Dypsis Decary), uma palmeira que chega a 25 metros e produz a tâmara, um fruto comestível, e na Palmito Jussara (Euterpe edulis), que é mede entre 10 e 15 metros e é bastante utilizada na exploração comercial do palmito, além do fato de seu fruto servir de alimento para animais como tucanos, tatus e capivaras, entre outros.
Temos ainda espécies que podem ser utilizadas em cercas vivas, jardins tropicais, canteiros centrais e parque, ruas, jardins ornamentais, cultivadas em vasos, podendo chegar a alturas que variam de 2 a 25 metros, enfim, tudo que você precisa para encontrar a palmeira ideal para você.
Desde 1998 no mercado, o Sitio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de palmeiras, mudas de bambu para o plantio e outras plantas ornamentais, além de soluções paisagisticas e plantações comerciais de mudas para diversos fins.