As espécies de plantas suculentas conquistaram nossos corações e hoje essas verdinhas são facilmente encontradas como parte da decoração de muitas residências.
Além dos encantos particulares que cada espécie de planta apresenta as suculentas também são conhecidas por serem resistentes ao calor extremo, a alguns períodos de estiagem e por demandarem poucos cuidados, motivo pelo qual essa espécie de planta caiu no gosto de quem não tem muito tempo para cultivar outras mudas de plantas.
Por serem nativas de regiões desérticas, as suculentas são espécies de plantas com capacidade para armazenar água em suas raízes, nos caules, troncos e até em suas folhas, o que lhes garante uma reserva de água para os períodos de estiagem.
Na natureza é possível encontrar uma grande variedade de espécies de plantas suculentas, com formatos, texturas, cores, tamanhos e necessidades diferentes.
Por conta de sua aparência delicada e ao mesmo tempo marcante, as suculentas conferem um visual incrível por onde passam e frequentemente as mudas de suculentas são cultivadas para fins ornamentais.
As mudas de suculentas podem ser cultivadas diretamente ao solo em jardins, como forração, em canteiros, jardineiras, vasos e cestas pendentes, tanto decorando ambientes internos como proporcionando muito charme a ambientes externos.
Apesar das espécies suculentas apresentarem certa resistência, demandarem poucos cuidados e serem espécies de plantas de fácil cultivo, vale observar algumas dicas importantes para os cuidados com essas plantinhas:
- Excesso de água: o excesso de água não é recomendado para nenhuma espécie de planta. Portanto, ao regar sua suculenta, evite molhar as folhas e assim você também protege sua planta da proliferação de pragas, como a cochonilha, por exemplo. Também retire o excesso de água que ficou acumulado; - Luz é vida:mantenha sua planta sempre com iluminação direta. As suculentas são espécies de plantas que apreciam calor e sol; - Intensifique os cuidados no inverno:como quase todas as espécies de plantas, as suculentas também entram em período de dormência no inverno, motivo pelo qual é importante suspender a ação de complementar os nutrientes e as regas também devem ser mais espaçadas. Neste período em que o metabolismo desta espécie de planta também está mais lento, é importante evitar a poda e até mesmo o transplante.
As suculentas são espécies de plantas perfeitas para quem não tem muito tempo ou não sabe como cuidar de uma planta, para quem costuma viajar com frequência e que, apesar das limitações de tempo e espaço, quer muito ter a casa decorada com plantas.
Como as suculentas são plantas resistentes e de porte pequeno, também são espécies de planta ideais para o cultivo em ambientes internos, apartamentos, sacadas, escritórios e outros ambientes de condições semelhantes.
Aposte no cultivo das suculentas aqui, no Sítio da Mata.
No Sítio da Mata você conta com uma variedade incrível de espécies suculentas, para todos os gostos, de diferentes tamanhos, formatos e cores.
Tudo o que você precisa para colocar o seu projeto paisagístico em ação, você encontra aqui.
Encontre a espécie de planta suculenta que mais combina com seu estilo de vida!