AGAVE REGINAE (Agave victoriae-reginae)
Também conhecida por Agave-da-rainha-Victória, a Agava victoriae-reginae é uma suculenta de pequeno porte, nativa do deserto de Chihuahuan, que engloba três estados mexicanos. Há aproximadamente meia-dúzia de subespécies listadas. É notável por seu ornamentalismo, que é realçado pelo formato geométrico de suas folhas e pelas linhas brancas que margeiam suas bordas. Esta espécie é altamente mutável em relação ao seu formato, mas geralmente as rosetas são pequenas e compactas, raramente ultrapassando 0,5m de altura, compostas de folhas rígidas e eretas. É praticamente desprovida de espinhos.
Nome popular: Agave reginae
Nome Ciêntífico: Agave victoriae-reginae
Família: Asparagaceae
Origem: EUA, México.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas suculentas verdes em formato geométrico com detalhe em riscas brancas na borda
Crescimento da planta: até 20 cm
Quando da Flores? Verão
Flores Flores suculentas
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Evitar molhamento excessivo
Vai em qual clima? Embora fique melhor em climas quentes, suporta geadas e baixas temperaturas. Resistente à seca. Mas o ideal é que este tipo de planta seja sempre cultivado em locais de clima tropical para seu melhor desenvolvimento. Recomenda-se que esta planta seja mant
Nativa de qual clima? Árido, Semi-árido (B), Subtropical, Temperado, Mediterrânico (Csa, Csb).
Aceita poda? Não precisa
Vai na sombra? Meia sombra
Mudas com qual altura? até 10 cm
Mais informações:
Também conhecida por agave da rainha Victória, aguapé assú, cará d’água, forno d’água, forno de jaçanã, jaçanã, milho d’água, nanpé, rainha dos lagos, rainha dos nenúfares, a agave vitória régia é uma suculenta de pequeno porte, nativa do deserto de Chihuahuan, que engloba três estados mexicanos.
Da família Asparagaceae, a agave vitória régia é uma suculenta extremamente ornamental, conferido pelo formato geométrico de suas folhas e pelas linhas brancas que margeiam suas bordas.
Apesar de ser uma suculenta de lento crescimento podendo atingir até 20 cm, quando floresce pode chegar a 5 metros de altura. Muito resistente às estiagens, essa espécie rústica pode ser cultivada, inclusive, em vasos ou em jardineiras, atraindo muitos pássaros.
Vamos conhecer algumas dicas de cultivo da agave vitória régia?
Solo: por tratar-se de uma espécie de solo desértico, o ideal é representar este ambiente misturando terra vegetal e areia grossa, simulando seu substrato de origem, com pH levemente ácido e solo rico em nutrientes;
Clima: tolera altas temperaturas, mas desenvolvem-se bem entre 19º a 32º. Não toleram geadas, chuvas intensas, temperaturas negativas e neve;
Iluminação: sol pleno ou meia-sombra com muita luminosidade;
Rega: a agave vitória régia é muito resistente a seca, portanto suas regas devem ser eventuais ou sempre que o substrato estiver seco. Cuidado com o encharcamento da planta;
Poda: aceita poda somente para limpeza das folhas secas.
A agave vitória régia é uma planta que pode ser cultivada isoladamente ou em grupo, porém seu efeito ornamental fica mais evidente quando cultivada em floreiras ou grandes vasos.
O uso da agave vitória régia é muito apreciado no paisagismo. Frequentemente podemos encontrar essa espécie em jardins e parques públicos, devido à facilidade do seu cultivo e o baixo custo da sua manutenção.
Ao plantar a agave vitória régia em vasos, fique atento ao tamanho do vaso que escolher: a suculenta só se desenvolverá enquanto o espaço lhe permitir.
Com as dicas de cultivo da agave vitória régia fica muito mais fácil iniciar seu projeto agora mesmo.
No Sítio da Mata temos muitas novidades de espécies suculentas, exóticas e nativas esperando por você. Somos um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas.
Acesse nosso site, confira nossos produtos e condições: www.sitiodamata.com.br
Compre com segurança, agilidade, qualidade e entrega super rápida. Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Plantas, ferramentas, suprimentos, dicas e muito mais você encontra no Sítio da Mata.
Venha colocar seu projeto em andamento. Esperamos por você!
DICAS DE CULTIVO DA AGAVE VITÓRIA RÉGIA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito