ALAMANDA AMARELA (Allamanda cathartica)
A alamanda é uma flor nativa brasileira de coloração variada muito usada em jardins, como trepadeira, para coroamento de muros ou como cerca viva e em vasos.
As cores de um jardim são capazes de impactar até quem não tem muito olhar para as belezas da natureza. Transmitem significados, sentimentos de contemplação, relaxamento e harmonia.
Se você está em busca de uma planta que traga um toque de cor e alegria ao seu jardim, a Alamanda Amarela é uma escolha incrível. Com sua folhagem exuberante que contrasta com suas flores amarelas vibrantes, essa planta é capaz de transformar e realçar a beleza natural de qualquer jardim.
Vamos descobrir como cultivar a alamanda amarela?
Características da Alamanda Amarela
A Alamanda Amarela, cientificamente conhecida como Allamanda cathartica, é um arbusto encantador que pertence à família Apocynaceae.
Originária das regiões tropicais da América do Sul, essa planta é conhecida por suas flores grandes e vistosas, que iluminam o ambiente com sua tonalidade amarela brilhante. Suas folhas são de um verde intenso, criando um belo contraste com as flores.
Comumente encontramos a alamanda amarela em jardins, compondo cercas vivas, cobrindo treliças e ornamentando jardins.
Segue a leitura e entenda como cultivar a alamanda amarela em seu jardim.
Onde Cultivar Muda de Alamanda Amarela?
A Alamanda Amarela prospera melhor quando plantada no solo do jardim, onde suas raízes têm espaço para crescer e se estabelecer. No entanto, em regiões com invernos rigorosos, ela também pode ser cultivada com sucesso em vasos maiores, permitindo que seja protegida durante as estações mais frias.
Como Cultivar Muda de Alamanda Amarela?
Veja como não há mistério em cultivar a Alamanda Amarela. Já salva essas dicas!
Solo: Essa planta prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Garanta que o solo permita a passagem adequada de água para evitar o acúmulo excessivo e o encharcamento das raízes.
Clima: A Alamanda Amarela é uma planta tropical, portanto, ela prospera em climas quentes e úmidos. É importante protegê-la de geadas e temperaturas extremamente baixas.
Luz: Estamos falando de uma espécie que adora a luz solar direta. Certifique-se de que a alamanda amarela receba pelo menos 6 horas de sol por dia para um florescimento abundante e saudável.
Rega: Durante o período de crescimento ativo, a rega da alamanda amarela deve ser regular para manter o solo úmido, mas não encharcado. Nos meses mais frios, reduza a frequência das regas.
Onde encontrar muda de Alamanda Amarela para cultivo?
Alamanda Amarela é uma adição espetacular para jardins e até mesmo varandas ensolaradas.
Siga essas dicas de cultivo e em breve você estará desfrutando das deslumbrantes flores amarelas e da exuberante folhagem dessa planta encantadora.
Conte com o Sítio da Mata para adquirir sua muda saudável.
Encontre aqui também a alamanda roxa:
https://www.sitiodamata.com.br/alamanda-roxa-alamanda-blanchetti.html
Sobre o envio da muda de alamanda amarela
O envio de mudas é um processo delicado que exige cuidados especiais para garantir que as plantas cheguem ao seu destino com saúde e vigor. Cada etapa, desde a preparação até a chegada ao destinatário, requer atenção e consideração.
Conte com o Sítio da Mata para receber sua encomenda com todo carinho e cuidados que sua muda de alamanda amarela merece.
Aprenda como cultivar essa beleza em seu jardim ou vaso, proporcionando um toque de sol e vitalidade ao seu ambiente.
Nome popular: Alamanda Amarela
Nome Ciêntífico: Allamanda cathartica
Família: Apocynaceae
Origem: América do Sul, Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas bastante ornamentais, lisas, brilhantes espessas e de coloração verde-médio.
Crescimento da planta: Seu crescimento é moderado, podendo chegar a 5 metros de altura.
Frutos não da frutos
Quando da Flores? Praticamente em todos meses do ano, mas com maior intensidade da primavera até o outono.
Flores De cor amarelo-ouro, com formato de sino, suas pétalas são recortadas e arredondadas. Se for plantada na sombra não irá florescer.
Como adubar essa planta? Para que tenha uma florada espetacular, faça uma adubação anual no inverno com NPK, fórmula 4-14-8.
Como regar essa planta? Durante os meses mais quentes do ano as regas deverão ser feitas 2 a 3 vezes por semana e durante o frio apenas se houver estiagem.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Prefere clima quente e úmido e ameno.
Aceita poda? Pode ser feita para incentivar o surgimento de novos ramos.
Vai na sombra? Sol Pleno
Planta de frio ou calor? Prefere clima quente e úmido e ameno.
Mudas com qual altura? 40 cm
Quais pragas tem essa planta? Devido os seus princípios tóxicos e venenosos, a alamanda tornou-se uma das plantas muito utilizadas na fabricação de pesticidas. O pesticida feito a partir da alamanda é muito eficiente para combater pragas que aparecem em plantas como pulgões e cochonilhas.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de alamanda em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas
As mudas de alamanda amarela estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
A rega em dias quentes deve ser feita a cada 4 a 7 dias e em dias frios a cada quinze dias ou quando perceber que a terra está secando.
Esta planta necessita de sol?
A linda flor amarela é resistente ao vento e ao sol pleno, floresce o ano inteiro e em abundância na época das flores, a primavera e no outono.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito