ALECRIM DE CAMPINAS (Holocalyx balansae)
Arvore muito bonita e frondosa, podendo ser utilizada para arborização urbana. Ela também possui características ornamentais devido a sua copa grande e densa, capaz de proporcionar ótima sombra.
Nome popular: Alecrim de Campinas
Nome Ciêntífico: Holocalyx balansae
Família: Leguminosae
Origem: Ocorre nas florestas semideciduas de maior altitude ou montanas, na floresta decidual das regiões sudeste e sul; e nas matas de galeria da região cento-oeste do Brasil.
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são compostas, alternas, paripinadas de cor verde escura., de 7- 15 cm de comprimento.
Crescimento da planta: Arvore de crescimento lento podendo alcançar de 10 a 25 m de altura. Tronco característico, muito irregular, com sulcos profundos e abertos. Casca cinzenta-escura lisa, fina, que se descasca irregularmente. As mudas atingem 30 cm com 10 a 12 meses de cultivo e devem ser formadas em ambiente sombreado e receber irrigação a cada 2 dias.
Quando da frutos? Frutificação: Outubro/Janeiro.
Frutos Os frutos são drupas carnosas, globosas de 1,4 a 3 cm de diâmetro com pericarpo (carne) verde amarelada, sucosa, doce-acidulada envolvendo 1 a 3 sementes castanhas de 12 a 18 mm de diâmetro. inicia a frutificação a partir do 5 ano após o plantio.
Quando da Flores? Floração: Maio/Junho.
Flores As flores são hermafroditas, e nascem em racemos (tipo de cacho) curtos e compostos, nas axilas (nascem na conjunção da folha com o ramo) das folhas. O botão por abrir mede 4 a 6 mm de diâmetro e a flor depois de aberta mede 1 cm de diâmetro tem muitos estames de coloração amarelada, branca ou bege a depender da constituição do solo.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção adubar com composto orgânico, 4 pás de matéria orgânica bem curtida mais 30 gramas de NPK 10-10-10, que deve ser distribuído em sulcos feitos ao redor da planta, nunca junto ao tronco. A adubação deve ser dobrada a cada ano, até o quarto ano.
Como regar essa planta? irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar chuva por mais de 1 mês.
Vai em qual clima? Subtropical, Tropical, Tropical de altitude
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou estiverem atrapalhando a formação da copa.
Vai na sombra? Meia-sombra, Pleno Sol
Planta de frio ou calor? Calor. A planta resiste bem a secas de até 6 meses e a temperaturas altas de até 37 graus.
Mudas com qual altura? 30 cm
Atrai pássaros? atrai passaros
Mais informações:
O alecrim de campinas é uma árvore de origem brasileira e muito ornamental. Seu tamanho atinge de 10 a 25 metros de altura, é excelente para enfeitar calçadas, jardins, parques, muito apropriada para grandes centros urbanos.
O plantio da muda de alecrim de campinas deve ser feito em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Seu crescimento é lento mas é muito bonita e frondosa, a sua copa grande e densa, capaz de proporcionar ótima sombra. Aprecia o calor e a umidade. A rega pode ser feita a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar chuva por mais de 1 mês.
As flores desabrocham diretamente do tronco mesmo que ele esteja cheio de frutas e exala um suave perfume que é muito parecido com o das rosas, deixando o ambiente agradável. Elas florescem o ano todo, com maior intensidade na primavera.
Seus frutos não são apreciados pelos humanos, mas em regiões mais afastadas de grandes centros urbanos, atraem animais como o morcego silvestre, por exemplo. A floração ocorre entre agosto a outubro, e a frutificação ocorre de outubro a dezembro.
O alecrim de campinas é uma planta perene que gosta de calor e umidade, clima subtropical, tropical, tropical de altitude e sol pleno, portanto pode ser plantado em qualquer região com essas características.
Na medicina popular ela é usada para tratamento como antisséptico, diaforético, excitante, tônico do coração e do estômago, tosse, asma, coqueluche, gripe, febre e dor de cabeça.
Entre em contato com os especialistas do Sítio da Mata e adquira sua muda de alecrim de campinas e deixe seu projeto paisagístico ainda mais bonito e com um clima mais agradável que essa maravilhosa espécie de árvore ornamental pode proporcionar.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Alecrim de campinas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Alecrim de Campinas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Como devo regar?
R: A cada 2 dias deve ser regada.
Essa planta se resiste bem a qual clima?
R: Resiste a geadas de 5 grau, e resiste bem a seca de até 6 meses ea temperatura de até 37 graus.
Como devo podar?
R: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou estiverem atrapalhando a formação da copa.
Você sabia que a árvore isolada , transpira equivalente a 400 litros de água por dia? Sabe qual os benefícios esse processo nos traz?
R: Esse efeito traz refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar , trazendo um bem estar e amenizando a poluição da terra .
Vocês atendem todo o Brasil?
R: Sim, atendemos todo o Brasil.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito