ALFACE BOSTON BRANCA (Lactua sativa)
Folha lisa repolhuda de cor verde-clara. Sementes brancas.
Nome popular: ALFACE BOSTON BRANCA
Nome Ciêntífico: Lactua sativa
Família: Asteraceae
Origem: Ásia
Época da Semeadura: Fevereiro a setembro
Instruções de Semeadura: Pode-se produzir as mudas em bandejas preenchidas com substrato. A semeadura pode ser feita no centro da célula na profundidade de 0,5 cm e cobrir com o próprio substrato com uma fina camada de vermiculita. Em seguida irrigar e deixar as bandejas na sombra até o início da germinação, neste momento as bandejas deverão ser colocadas em local adequado para evitar a entrada de pulgão e outros insetos transmissores de viroses. Dez dias após a germinação, fazer uma pulverização com nitrato de cálcio (0,5%), repetindo após uma semana, para evitar a queima dos brotos e aumentar a resistência das mudas.
Tempo para Germinação: 4 a 7 dias
Colheita: 75 dias após a semeadura.
Sementes por envelope: 246
Peso envelope: 0,25
Ciclo de vida: Anual
Folha: Lisa repolhuda, verde-clara com diâmetro comenrcial entre 20 e 30 centimetros.
Crescimento da planta: 15 a 30 centimetros
Quando da frutos? Final do ciclo
Frutos Os frutos da alface são do tipo aquênio e se apresentam pontiagudos, de formato oval, elíptico ou espatulado com estrias longitudinais na superfície e comprimento variável de 2 a 5 mm
Quando da Flores? A floração ocorre no verão, estimulada pelos dias longos.
Flores Talo fino e comprido, com pequenas flores amarelas
Como adubar essa planta? Um dos procedimentos mais importantes para a correção do solo é a calagem que deve ser feita três meses antes do plantio. Consiste na aplicação de corretivo agícola, preferencialmente o calcário, com a finalidade de corrigir a acidez do solo e fornecer cálcio e magnésio, às plantas. É importante considerar que o exesso de calcário pode elevar o pH, cálcio e magnésio e diminuir a diponibilidade de micronutrientes do solo para a planta, diminuindo a produtividade da alface. Para aplicação de produtos quimicos é necessário análise do solo para verificação das suas propriedades físicas e químicas.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Equatorial, Tropical, Temperdo e Polar.
Aceita poda? Não
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Adequadas para todas as regiões e biomas brasileiros.
Vai bem com outras plantas? Plantas invasoras podem competir por nutrientes ou serem hospedeiras de insetos então é recomendado a retirada.
Mudas com qual altura? O transplante deve ser feito entre 20 a 25 dias após a semeadura ou quando as mudas tiverem entre 4 e 5 folhas definitivas.
Atrai pássaros? Não
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? não
Quais pragas tem essa planta? Míldio é uma doença que pode aparecer na formação das mudas devendo ser feito o controle quando forem observados os primeiros sintomas. Os fungos, pulgão, bactérias e nematóides também podem prejudicar a alface.
Mais informações:
A alface Boston branca conhecida popularmente como alface lisa é originária do oriente. Existem relatos de que ela é cultivada desde a idade média pelos egípcios. Em todos os cantos do mundo, a alface é muito consumida.
Presa ao caule, as folhas de alface Boston branca formam um buquê de folhas lisas, abertas e grandes, bem verdes e vistosas. Na fase reprodutiva, emite uma haste com flores amarelas agrupadas em cacho, e produz em maior quantidade uma substância leitosa e amarga chamada lactoaria.
Muito rica em fibras, vitamina A, C, niacina e minerais, como ferro, fósforo e cálcio que contribuem no fortalecimento dos ossos, unhas, dentes, cabelos, hidratação da pele e saúde dos olhos. Ela é principalmente consumida in natura no preparo de saladas e sanduíches.
Bastante saborosa não pode faltar nas refeições até mesmo como prato de entrada, visto que ajuda na saciedade, auxiliando como completo em uma dieta balanceada, contribuindo muito com a perda de peso.
A semente de alface Boston branca pode ser cultivada o ano inteiro, deve ser plantada em canteiros elevados, com um espaçamento de pelo menos 30cm de distância entre as mudas, rico em matéria orgânica.
Para evitar o rebaixamento do nível do terreno, devido às regas e às chuvas, o solo deve ser um pouco compactado, evitando que os vegetais fiquem com as raízes fora da terra.
A plantação deve ser limpa, regada e irrigada sempre, para que suas folhas se desenvolvam bem e fiquem bem hidratadas. Ela é muito exigente quanto a irrigação, porém deve-se tomar cuidado para não encharcar demais o terreno.
Pode ser acometida de algumas pragas, como o míldio, que é uma doença que pode aparecer na formação das mudas devendo ser feito o controle quando forem observados os primeiros sintomas.
Além deste, fungos, pulgão, bactérias e nematoides também podem prejudicar a alface, portanto deve ser bem observado para fazer uso dos defensores corretos para não comprometer a sua plantação.
Na medicina popular a alface Boston branca é muito utilizada na prevenção de anemia, pois fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde dos olhos, diminui o colesterol, diminui as cãibras, favorece o trânsito intestinal, contribui com o emagrecimento saudável e garante ossos fortalecidos.
É muito usada no preparo de chás por conter propriedades calmantes. A substância leitosa extraída do caule é usada em cosméticos com propriedades rejuvenescedora e que acalmar a pele.
Entre em contato com os especialistas do Sítio da Mata e adquira sua semente de alface Boston branca e cultive sua própria horta, com alimentos saudáveis e com a procedência que você conhece e confia. Entre no site e adquira essa e outras variedades de hortaliças para a sua plantação.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito