ANGELIM ( Vatairea macrocarpa (Benth.) Ducke.) Sujeito a disponibilidade
As sementes de Angelim, Sweetia fruticosa dão origem a uma espécie pertencente à família Fabaceae-Faboideae, originária da América Latina, de porte gigantesco, podendo medir até 60 metros de altura cujo tronco pode ter mais de 2 metros de diâmetro. Também chamado de Angelim Pedra, Angelim verdadeiro, Fava grande e Faveira dura, possui uma madeira considerada como madeira de lei, nomenclatura dada às madeiras de grande qualidade e resistência, sendo utilizada na construção civil, para confecção de móveis, entre outros.
Características do Angelim
O Angelim é uma árvore comumente encontrada na região amazônica, existindo alguns exemplares com centenas de anos, o que faz dessa espécie essencial na sucessão ecológica, como parte de matas primárias. Devido a qualidade da sua madeira, de alta resistência e durabilidade, ela é amplamente utilizada na construção civil, naval e rural, para aplicações externas como pontes, postes, mourões, esteios, dormentes, defensas, em vigamentos, caibros, tacos, assoalhos, marcos de portas, janelas, paredes divisórias, degraus de chapas decorativas, forros residenciais, entre outros. No entanto é necessário ter cuidados para não deixar a madeira de Angelim exposta às chuvas e sol, principalmente se elas não forem preparadas com verniz ou outro tipo de proteção, pois ela pode empenar com facilidade.Como plantar sementes de Angelim
As sementes de Angelim podem ser obtidas entre os meses de Janeiro a Setembro. Seus frutos podem ser colhidos diretamente da árvore, assim que iniciar a queda espontânea e devem ser plantadas imediatamente após, sendo que os frutos obtidos podem ser utilizados para a semeadura direta, basta coloca-los no sol para secar, pois assim facilita a abertura manual (cortados transversalmente com uma tesoura) para a liberação das sementes, que podem ser armazenadas por até 4 meses. As sementes de Angelim apresentam período de dormência, por causa do seu tegumento (invólucro que reveste e protege a semente) impermeável, mas que pode ser rompida por tratamentos pré-germinativos. O tempo de germinação é de 20 a 30 dias. As sementes de Angelim podem ser plantadas em sementeiras ou canteiros, tendo areia ou vermiculita como substrato, em uma profundidade de aproximadamente 2 a 3 centímetros, em locais com meia sombra. É aconselhável também cobrir as sementes com uma fina camada do substrato peneirado. As mudas de Angelim podem ser transferidas para sacos individuais, com terra preta, quando essas estiverem com aproximadamente cinco folhas, podendo ser plantadas de forma definitiva cerca de 8 a 10 meses após, quando estiverem com 25 a 30 centímetros de altura. Contudo, as mudas podem ser mantidas em viveiro até o 2º aniversário. O Sítio da Mata encaminha os pacotes com 15 sementes de Angelim para todo o território nacional. Para saber mais entre em contato conosco e fale com um de nossos colaboradores.Nome popular: ANGELIM
Nome Ciêntífico: Vatairea macrocarpa (Benth.) Ducke.
Família: Fabaceae-Faboideae
Origem: América Latina.
Época da Semeadura: Logo que as sementes forem colhidas. Os frutos assim obtidos podem ser diretamente utilizados para semeadura.
Instruções de Semeadura: Colocar as sementes para germinação em canteiros de semeadura semissombreados contendo substrato. Em seguida cobri-las com uma fina camada do substrato peneirado. Transplantar as mudas para recipientes individuais contendo solo adubado com esterco curtido de curral quando atingirem 4-6 cm de altura. O desenvolvimento das mudas é moderado, o mesmo ocorrendo com as plantas no campo.
Tempo para Germinação: 20 a 30 dias .
Colheita: Para obtenção de sementes colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolh-los no chão após a queda.
Sementes por envelope: 15
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas compostas imparipinadas, com 9-15 folíolos obovados a oblongo-elípticos, membranáceos, pilosos, com nervuras proeminentes na face inferior, de 3-4 cm de comprimento por cerca de 1 cm de largura.
Crescimento da planta: O Angelim é uma planta decídua e esciófita, pode atingir de 10 a 18 m de altura, é dotada de copa rala e estreita, com tronco de 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma escamoso.
Quando da frutos? Amadurecem de Outubro a Dezembro.
Frutos Fruto pterocarpo (sâmara), provido de projeção membranosa (asa).
Quando da Flores? Floresce de Agosto a Outubro
Como adubar essa planta? Na produção das mudas usar substrato organo-arenoso peneirado e esterco curtido de curral em tubetes, no plantio definitivo usar 150 gramas de NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical úmido.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Meia sombra.
Planta de frio ou calor? Tropical úmido.
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? O plantio definitivo pode ser feito para local definitivo quando as mudas atingirem em média 0,5 m de altura.
Atrai pássaros? Não.
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? sim
Quais pragas tem essa planta? Principalmente formigas, a sauva é a mais comum e deve ser combatida antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides
Mais informações: .
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito