ARECA BAMBU (Dypsis lutescens)
Palmeira muito bonita pode ser usada para jardins tropicais, de forma isolada, em cerca viva, maciços ou em vasos. Vai bem, também, em patios ou ambientes internos.
Para quem busca uma decoração moderna e harmoniosa para o jardim, citamos a areca bambu como uma planta indispensável no seu paisagismo, devido à sua beleza exuberante.
Continue na leitura e vamos conhecer a espécie e descobrir como cuidar de areca bambu.
Características da Areca Bambu
A areca bambu é uma planta conhecida cientificamente como Dypsis lutescens. Trata-se de uma espécie muito utilizada no paisagismo urbano, em renques ou em composições solitárias, também se adaptando perfeitamente em vasos de porte médio, decorando áreas de piscina, varandas e jardins.
Da família Arecaceae, a areca bambu é uma espécie de origem africana, das Ilhas de Madagascar e apresenta uma folhagem tropical. São folhas grandes, verdes, recurvadas, compostas por 20 a 50 pares de folíolos. As inflorescências são pequenas flores de cor branco creme, numerosas e ramificadas, bastante perfumadas. Os frutos são verdes ou amarelados e se tornam arroxeados, quando maduros.
O crescimento da areca bambu, também conhecida simplesmente como areca ou palmeira areca, chega a atingir 9 metros de altura.
Quer ornamentar seu jardim com a beleza de uma espécie tropical de crescimento rápido? Prepare-se para descobrir como cuidar da areca bambu! Vamos seguir algumas dicas de cultivo da espécie.
Como cuidar de Areca Bambu
A areca bambu é umas das palmeiras mais populares do mundo, tanto no jardim quanto na decoração de interiores. Bastante resistente, veja as principais regras de como cuidar de areca bambu em seu jardim:
- SOLO: para cuidar de areca bambu, atente-se para os cuidados com o solo. O solo deve ser fértil, enriquecido com matéria orgânica e com boa drenagem; mantenha as adubações mensais durante a primavera, verão e outono, exceto durante o inverno;
- CLIMA: esta espécie é originária de clima Tropical, mas costuma ser tolerante ao frio leve. Aprecia umidade do ar elevada, e por este motivo não deve ser utilizada em ambientes com ar condicionado;
- LUZ: a areca bambu é capaz de crescer tanto em ambientes de meia sombra, como em ambientes de pleno sol ou luz difusa;
- REGA: aí vai uma dica importante de como cuidar da areca bambu - essa espécie de palmeira precisa de solo úmido, mas nunca encharcado.
Em geral, a areca bambu não ocupa muito espaço, quando comparada às árvores. É comum vermos essa espécie na arborização de parques e jardins, tanto como planta isolada, como em grupos.
Para cultivar a areca bambu em vaso, vale destacar que é importante que o vaso tenha a profundidade e suporte o desenvolvimento das raízes.
Vamos decorar o jardim com a areca bambu? Agora que você já sabe como cuidar de areca bambu, já imaginou seu jardim na época de Natal? Você pode usar e abusar da criatividade na hora de decorar sua casa para as festas de final de ano!
Compre com quem entende do assunto e, para isso, conte com o Sítio do Mata, que está há mais de 24 anos propagando e comercializando diversos tipos de plantas.
No Sítio da Mata você adquire e descobre como cuidar de areca bambu e muitas outras espécies de palmeiras e árvores ornamentais para decorar seu jardim ou sua fachada.
Em nosso site você encontra espécies variadas, promoções e muitas dicas de como cuidar de areca bambu e muitas outras plantas, além de ferramentas e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto paisagístico agora mesmo. Acesse nosso site e confira: www.sitiodamata.com.br. Pague em até 12 vezes sem juros.
Compre com segurança, entrega e comodidade. Conte com a expertise do Sítio da Mata.
Nome popular: Areca Bambu
Nome Ciêntífico: Dypsis lutescens
Família: Arecaceae
Origem: África, Madagascar
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são grandes, verdes, recurvadas, compostas por 20 a 50 pares de folíolos, com pecíolos e ráquis amarelados.
Crescimento da planta: Areca de rapido crescimeto (das mais rapidas) ela pode ser conduzida para ficam menor e com mais caules, 3 metros de alura ou, também, como uma touceira quando deixada de forma natural. Para que ela fique pequena é necessario podar os estipes da base. Quando "deixada"de forma natural, atinge 9 metros.
Quando da frutos? Devido às mudanças climáticas, a época de frutificação se torna incerta.
Frutos Os frutos são verde-amarelados e tornam-se arroxeados quando maduros.
Quando da Flores? Devido às mudanças climáticas, a época de floração se torna incerta.
Flores As inflorescências são ramificadas, com numerosas e pequenas flores de cor branco-creme, perfumadas.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio misturar na cova uma mistura de composto orgânico com esterco de curral bem curtido (de 1 a 3 quilos) e 200 gramas de adubo NPK 10-10-10. ➜ Para manutenção fazer adubações com esterco de curral curtido na primavera, verão e outono.
Como regar essa planta? A areca necessita de irrigação constante por causa do seu alto metabolismo, mais um motivo da importância da drenagem do solo, para que possa ser possível mantê-la bem irrigada, mas sem encharcamentos.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Aceita poda? o porte arbóreo, é conseguido através da poda dos estipes excedentes pela base. Esta poda deve ser realizada continuamente, sempre que surgirem novas brotações, para que os estipes selecionados ganhem vigor e se sobressaiam.
Vai na sombra? Meia Sombra, Sol Pleno
Planta de frio ou calor? A areca é um pouco tolerante ao frio
Mudas com qual altura? 30 a 60cm
Mais informações: A areca bambu é excelente para a ornamentação de seu jardim, pois pode ser cultivada em vasos ou direto no solo. Essa linda palmeira originária de Madagascar é muito bonita e traz a sensação de natureza para qualquer ambiente. Possui troncos múltiplos formando touceira, cresce rápido e pode chegar de 6 a 12 metros de altura. Ideal para a decoração de qualquer ambiente. Caso pretenda plantar sua muda de areca bambu em vaso, atente-se ao tamanho, para que não seja muito pequeno a ponto de não abrigar bem sua raiz. Não se esqueça que plantas em vasos que ficam em ambientes internos necessitam periodicamente serem colocadas em áreas externas para receberem luz solar para ajudá-las a manter o vigor e beleza, portanto, procure um cantinho onde sua areca bambu poderá receber um solzinho para que não precise carregar o seu vaso.
A areca bambu deve ser irrigada, porém sem encharcar. De 2 a 3 vezes por semana em estações mais quentes é o suficiente. Ela não se desenvolve bem em um solo frequentemente encharcado, apenas irrigado. Ela até suporta bem alguns dias sem água, se precisar. A areca bambu prefere clima subtropical e com o ar úmido. O solo ideal é o bem fértil e com um bom sistema de drenagem. Portanto, enriqueça-o com matéria orgânica e substratos. Uma curiosidade da areca bambu é que ela é uma excelente fonte de umidade para o ar, removendo os gases tóxicos do ambiente e da atmosfera. Uma areca bambu de aproximadamente 1,80m de altura, dentro de casa irá transpirar 1 litro de água a cada 24 horas, contribuindo para o ar ficar mais úmido. Entre em contato com os especialistas do Sítio da Mata e adquira sua muda de areca bambu e deixe seu jardim ainda mais bonito e com um clima mais agradável que essa maravilhosa espécie de palmeira pode proporcionar.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
3- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de areca bambu em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das areca bambu com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
4- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Qual o tamanho das mudas?
Nossas mudas estão rustificadas, prontas para o plantio com altura de 80 cm, em media .
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Esta planta necessita de sol?
Deve ser cultivada sob pleno sol, meia-sombra ou sob luz difusa em solo fértil, leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Tolerante a transplantes e ao frio leve.
Quando devo regar?
Regue regularmente mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado.
Esta espécie vai bem em lugares alagados?
Não, acaba amarelando e morrendo se em contato direto com a agua por mais de 3 meses.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito