AROEIRA PRETA (Myracrodruon urundeuva)
Aroeira é excelente para nossas calçadas , porque realmente é uma bela árvore. É um espetacúlo quando está com seus frutos, boa opção para o paisagismo urbano.
Nome popular: Aroeira preta
Nome Ciêntífico: Myracrodruon urundeuva
Família: Anacardiaceae
Origem: Desde o Ceará (caatinga) até o Paraná e Mato Grosso do Sul. É mais frequente no Nordeste do país, oeste dos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e sul dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhagem é fortemente decídua na estação seca, quando a planta encontra-se em floração e frutificação.
Crescimento da planta: O porte da aroeira varia conforme a região de sua ocorrência (LORENZI, 1992; ANDRADE et al., 2000), podendo atingir 30 m de altura (RIZZINI, 1971). A espécie apresenta crescimento lento a moderado, atingindo produtividade máxima de até 5,50 m3/ha.ano. Estima-se uma rotação de 20 anos para obtenção de mourões
Quando da frutos? a maturação dos frutos ocorre de setembro a outubro (LORENZI, 1992; ANDRADE et al., 2000).
Frutos Seus frutos são do tipo drupa globosa ou ovóide, com cálice persistente, considerado um fruto-semente (FIGUEIRÔA et al., 2004). A semente é única (0,2 a 0,4 cm de diâmetro), globosa, desprovida de endosperma, com epicarpo castanho-escuro, mesocarpo castanho, carnoso, resinífero, com odor característico e tegumento membranáceo (MEDEIROS, 1996; ALMEIDA et al., 1998).
Quando da Flores? Floresce durante os meses de junho-julho
Flores A floração ocorre na estação seca. As flores desta espécie são amareladas e não comestíveis. Floresce geralmente com a planta totalmente despida de sua folhagem.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. Se preferir usar adubo mineral adicionar 150 gramas de NPK 4-14-8 na cova. ➜ Para manutenção usar 6 litros de cama de frango ou composto orgânico, distribuídos em círculos a 50 centímetros de distância do tronco.
Como regar essa planta? irrigar 2 vezes ao dia
Vai em qual clima? Subtropical, Tropical
Aceita poda? Necessário fazer podas de condução de galhos.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? quente e umida
Mudas com qual altura? 30 cm
Formiga mata essa planta? atacada por formigas cortadeiras
Quais pragas tem essa planta? PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS A madeira de árvores caídas desta espécie sofre, no mato, ataque de coleóbroca, que perfura a madeira. O responsável pelas perfurações comuns em postes, é o Coleóptero Brasilianus bacordairei, que penetra em galerias enquanto as toras se acham derrubadas na mata.
Mais informações:
A aroeira preta é uma árvore originária da floresta amazônica e muito ornamental. Seu tamanho pode atingir até 30 metros de altura, é excelente para enfeitar calçadas, jardins, parques e bosques de grandes centros urbanos.
O plantio da muda de aroeira preta deve ser feito em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A floração ocorre na estação seca. As flores desta espécie são amareladas e não comestíveis. Floresce geralmente com a planta totalmente despida de sua folhagem.
A aroeira preta é muito famosa pela sua madeira que é considerada a mais resistente existente no Brasil, por isso é muito usada em obras externas como postes, mourões, esteios e dormentes, na construção civil como caibros, vigas e assoalhos e como moendas de engenho e é a preferida para a construção de cercas. Por esse motivo, a aroeira preta está sob forte ameaça de extinção.
A aroeira conta com taninos, polifenóis que possuem ação antioxidante leve. A planta também conta com flavonoides que tem forte ação antioxidante e por isso combatem os radicais livres, protegem o cérebro e o sistema cardiovascular, e melhoram a circulação sanguínea, anti-inflamatório que contribui para o controle do colesterol, entre outros benefícios.
Na medicina popular, as cascas e folhas secas da aroeira preta são utilizadas contra febres, problemas do trato urinário, contra cistites, uretrites, diarréias, blenorragia, tosse e bronquite, gripes e inflamações em geral.
Entre em contato com os especialistas do Sítio da Mata e adquira sua muda de aroeira preta e deixe seu projeto paisagístico com um clima mais agradável que essa maravilhosa espécie de árvore pode proporcionar.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Aroeira preta em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Aroeira preta chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Quando devo regar?
R: Deve ser regadas todos os dias. Nos primeiros meses depois a rega dessa planta deve ser feita somente 01 vez durante a semana.
Esta nativa necessita de luz plena?
R: Cultive essa espécie de aroeira sob o sol pleno, num solo que esteja repleto de matéria orgânica.
Seu fruto é comestível?
R: Sim, a ainda é conhecida popularmente como pimenta do Brasil, e carrega também os nomes de: aroeira-pimenteira, aroeira-vermelha, aroeirinha, pimenta brasileira ou somente aroeira. De coloração avermelhada, não apresenta um ardor característico e sim um sabor diferenciado e até adocicado. Ela possui muito pouco de picante em seu sabor, que é quase que tomado por seu doce, e por essa combinação maravilhosa é totalmente apropriada para fabricação de molhos que são muito saborosos e que acompanham peixes, aves e demais carnes brancas. Essa pimenta é bastante apreciada na culinária internacional e nacional, sendo incluída diretamente nos pratos preparados.
Aroeira necessita de podas?
R: É necessário que se faça uma poda, desde que seja nos meses que compreendem maio a agosto.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito