ASPLÊNIO (Asplenium nidus)
Um tipo de samambaia de folhas inteiras grandes e brilhantes, muito belas, perfeita para jardim vertical.
Nome popular: Asplênio
Nome Ciêntífico: Asplenium nidus
Família: Aspleniaceae
Origem: Ásia
Ciclo de vida: perene
Folha: Com folhas inteiras, que nascem enroladas e tornam-se grandes e de textura coriácea
Crescimento da planta: Apresenta crescimento lento, sendo que sua altura geralmente varia de 20 a 90 cm.
Frutos não da frutos
Flores não da flores
Como adubar essa planta? ➜ O substrato de plantio deve ser rico em matéria orgânica, podendo ser composto de uma mistura de composto orgânico, turfa e areia. ➜ Para manutenção usar fertilizantes líquidos de NPK alternados com adubos orgânicos.
Como regar essa planta? Durante o período de crescimento regue com a freqüência necessária para manter a mistura bem úmida. No período de repouso regue apenas o Indispensável para evitar que o solo seque.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Quando necessário retire as folhas mais velhas a fim de manter a planta limpa e saudável.
Vai na sombra? Luz Difusa
Planta de frio ou calor? Aprecia o calor e a umidade ambiental. O asplênio não resiste ao frio e à insolação direta.
Vai bem com outras plantas? Clima ameno
Mais informações: O asplênio (Asplenium nidus) é uma planta da família Aspleniaceae de origem asiática e ciclo de vida perene, um tipo de samambaia diferente, que se caracteriza por suas folhas grandes e brilhantes, o que a torna um ótimo ornamento.
Porém, mesmo que sejam epífitos, os asplênios podem ser igualmente cultivados em vasos e canteiros, contanto que os locais possuam sombra. Por esse motivo é muito comum o cultivo das mudas de asplênio em ambiente internos, sendo também uma ótima opção para jardins de inverno.
As mudas de asplênio podem atingir de 20 a 90 cm de altura e cresce melhor em locais onde a umidade do ar é mais alta (a partir de 65%), assim como as temperaturas, não tolerando bem locais mais frios.
Além disso, o cultivo deve ser feito em local com luz indireta, com boa luminosidade, evitando sempre que a luz do sol toque a planta, pois ela as mata. O solo para o cultivo das mudas de asplênio deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem. A rega também deve ser frequente.
Outro ponto que chama atenção quanto ao asplênio é o fato dele ser uma espécie excelente para se ter em um jardim vertical, tal qual as samambaias e orquídeas, por exemplo, plantas epífitas, ela se fixa muito bem em cercas e suportes. Entre em contato conosco do Sítio da Mata e leve para o seu jardim essa espécie de samambaia ornamental, com folhas grandes e inteiras e uma viva coloração verde-clara.
1- Plantio:
Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
o Plantar as mudas de strelitzia em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
· Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
· Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
Quando as mudas de strelitzia chegarem, retirar o saco plástico delas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Como devo regar?
Deve ser regas regulares.
Essa planta necessita de luz plena?
Necessita de pelo menos duas horas de luz indireta por dia.
Essa planta resiste a constantes geadas?
Não tolera o frio nem a insolação direta.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito