AVE DO PARAÍSO (Strelitzia reginea)
A Ave do Paraíso, também conhecida como Estrelícia ou Flor-da-Rainha, é uma planta exótica e deslumbrante que pode adicionar uma dose de elegância tropical ao seu jardim.
Pertencente à família Strelitziaceae, esta planta encantadora é nativa da África do Sul e é apreciada em todo o mundo por suas características únicas e sua beleza extraordinária.
Vamos aprender a cultivá-la? Mas, antes, vamos aprender um pouco mais sobre esta planta que promete aquele visual incrível para seu jardim! Acompanhe!
Características da Ave do Paraíso (Strelitzia reginae)
A Strelitzia reginae é conhecida por suas flores deslumbrantes que se assemelham às aves tropicais em voo.
A Ave do Paraíso geralmente floresce na primavera e no verão, produzindo suas flores deslumbrantes em ciclos ao longo do ano. Com suas pétalas alaranjadas e azuis, a inflorescência se abre em forma de pássaro, criando uma aparência única e exótica.
Além das flores impressionantes, a Ave do Paraíso possui folhas grandes e coriáceas, com uma forma semelhante a leques. Ela geralmente cresce até cerca de 1,5 a 2 metros de altura, com uma disposição ereta e elegante.
Onde Cultivar Muda de Ave do Paraíso (Strelitzia reginae)
A muda de Ave do Paraíso pode ser cultivada tanto no solo quanto em vasos, desde que algumas condições básicas sejam atendidas.
Acompanhe as principais dicas para o cultivo saudável da Strelitzia reginae
Como cultivar muda de Ave do Paraíso?
Atente para o solo, clima, luz e rega, questões essenciais para o sucesso do cultivo:
Solo: A Ave do Paraíso prefere solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e ligeiramente ácidos. Certifique-se de que o solo tenha uma boa capacidade de drenagem para evitar o acúmulo de água ao redor das raízes.
Clima: Esta planta prospera em climas subtropicais a temperados, com temperaturas moderadas durante todo o ano. Ela pode tolerar o frio leve, mas é sensível a geadas severas.
Luz: A Ave do Paraíso prefere locais com plena exposição ao sol, onde pode receber luz solar direta por várias horas por dia. No entanto, ela também pode tolerar alguma sombra parcial, especialmente em climas mais quentes.
Rega: Regue a planta regularmente durante os meses mais quentes, garantindo que o solo permaneça levemente úmido, mas não encharcado. Reduza a rega da Strelitzia reginae durante os meses mais frios, permitindo que o solo seque entre as regas.
Onde Encontrar Muda de Ave do Paraíso (Strelitzia reginae) para Cultivo?
Se você está interessado em adquirir uma muda de Ave do Paraíso para cultivar em seu jardim, pode encontrar mudas de qualidade aqui, no Sítio da Mata.
Além da Strelitzia reginae, uma variedade incrível de plantas exóticas e ornamentais espera por você em nosso site. Acesse e confira!
Parcele suas compras em até 12 vezes sem juros.
A exuberância da família Strelitziaceae você encontra também na Ravenala. Conheça esta espécie clicando aqui.
Sobre o Envio
Ao adquirir suas mudas de Ave do Paraíso em nosso site, conte com nossa política de envio.
Oferecemos um serviço de envio seguro e garantido para uma experiência satisfatória.
A estrelítzia é uma planta herbácea muito conhecida e clássica. Suas inflorescências se formam principalmente no verão mas também durante o ano todo. São duradouras e muito utilizadas como flor-de-corte. É uma planta rústica, que pode ser adequada para o plantio isolado ou em grupos, como maciços, renques ou bordaduras. Necessita de manutenção semestral para estímulo de sua floração; indicada para jardins tropicais e para o litoral, já que resiste bem a ventos e a solo com salinidade. Ela cresce em touceiras e possui folhas verde escuras, belas e destacadas.
Nome popular: Ave do Paraíso
Nome Ciêntífico: Strelitzia reginea
Família: Strelitziaceae
Origem: África, África do Sul
Ciclo de vida: Perene
Folha: folhas duras, grandes e ovoladas com pecíolos bastante compridos.
Crescimento da planta: de crescimento lento, acaule, de 1,2-1,5 metros de altura e muito ornamental.
Frutos não da frutos
Quando da Flores? Seu florescimento perdura por um longo período do ano, principalmente nos meses de verão.
Flores Possui flores alaranjadas, muito duráveis, que se abrem dentro de uma espata em forma de barco, com antera e estigma azuis em forma de flecha.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio misturar 5 litros de esterco bem curtido na cova, e se o solo for muito argiloso recomenda-se acrescentar 5 litros de areia. O esterco e a areia devem ser bem misturados ao solo que retornará à cova. ➜ Para manutenção fazer adubações semestrais com adubo orgânico ou NPK 4-14-8.
Como regar essa planta? a irrigação também é fundamental e deve ser feita com frequência suficiente para manter-se o solo sempre umedecido, devendo-se evitar o encharcamento.
Vai em qual clima? Oceânico, Subtropical, Tropical
Aceita poda? A Ave do Paraíso é uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados, mas recomenda-se fazer podas de limpeza, removendo galhos secos e doentes.
Vai na sombra? Cultivada à pleno sol ou meia sombra
Planta de frio ou calor? climas quentes, subtropicais e mediterrânicos. Não deve enfrentar temperatura inferior a cinco graus centígrados.
Mudas com qual altura? até 50 cm
Atrai pássaros? A flores são ricas em néctar e atraem muitos beija-flores para o jardim.
Quais pragas tem essa planta? Cochonilha
Mais informações:
Sabemos o quão importantes são as plantas para o nosso planeta Terra.
Além de transformar e melhorar a qualidade do ar que respiramos, fornecem alimentos para várias espécies, atraem insetos polinizadores, são fontes de importantes substâncias para a indústria farmacêutica e de cosméticos, além de nos beneficiar com tanta beleza nas paisagens afora.
E por falar nisso, hoje vamos falar de uma das espécies da família Strelitziaceae a planta ave do paraíso.
Continue acompanhando a leitura deste artigo e você vai conhecer melhor a planta ave do paraíso e aprender algumas dicas de cultivo, portanto, avance a leitura e se encante!
A planta ave do paraíso é uma espécie arbustiva de grande valor ornamental devido à beleza de sua floração, que ocorre durante o ano todo, mas, principalmente, durante o verão.
Popularmente conhecida como ave do paraíso, mas também chamada de estrelitza ou flor da rainha, trata-se de uma espécie de vida perene, entouceirada, rizomatosa e apresenta folhas rijas e coriáceas, de coloração verde-azulada, muito ornamentais. Seu nome foi concedido em homenagem à rainha Sofia Carlota de Mecklenburg-Strelitz, esposa do rei Jorge III, do Reino Unido.
A Strelitzia reginae, nome científico da ave do paraíso, é uma planta rústica, que pode ser adequada para o plantio isolado ou em grupos, como maciços, renques ou bordaduras. Necessita de manutenção semestral para estímulo de sua floração; indicada para jardins tropicais e para o litoral, já que resiste bem a ventos e a solo com salinidade.
A ave do paraíso é uma espécie africana com crescimento lento que pode atingir até 1,5 metros de altura. Suas folhas duras, grandes e ovaladas com pecíolos bastante compridos promovem destaque à floração, alaranjadas, muito duráveis, que se abrem dentro de uma espata em forma de barco, com antera e estigma azuis em forma de flecha.
Vamos conhecer algumas dicas de cultivo da muda de ave do paraíso.
Gostaram das dicas de cultivo da muda de ave do paraíso? Uma espécie de especial valor paisagístico e também muito difundida como planta de corte para ornamentar lindos arranjos e buquês.
Quer atrair beija flores? Aposte no cultivo de ave do paraíso!
No Sítio da Mata você encontra muda de ave do paraíso e muitas outras espécies ornamentais e exóticas, entre outras opções de flores e plantas de cortes.
Acesse nosso site e confira: www.sitiodamata.com.br.
Além de diversos tipos de plantas, você ainda encontra ferramentas, insumos e muitas dicas de cultivo para começar seu projeto hoje mesmo.
Facilitamos seu pagamento em até 12 vezes juros.
Adquira aqui a sua muda da planta ave do paraíso! Compre com segurança, comodidade e qualidade.
Vem para o Sítio da Mata! Esperamos por você.
Características da Ave do Paraíso
COMO CULTIVAR A PLANTA AVE DO PARAÍSO
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de strelitzia em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de strelitzia chegarem, retirar o saco plástico delas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Essa planta necessita de sol?
Sim. É uma planta tropical que aprecia sol pleno e é bastante rústica, com alta adaptabilidade, capaz de suportar geadas moderadas.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
Quanto devo regar?
as regas devem ser regulares, de preferência de manhã ou no fim da tarde.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
Sim, exceto em lugares de constantes geadas.
Esta espécie vai bem em lugares alagados?
Não, acaba amarelando e morrendo se em contato direto com a agua por mais de 3 meses.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito