AZEITONA DO CEILÃO ( Elaeocarpus serratus)
Quem não conhece a Azeitona-do-Ceilão e se depara com a árvore carregada do fruto que se parece a uma azeitona comum, não resiste, e acaba se decepcionando com o gosto amargo e ácido. A falsa azeitona em nada lembra o fruto da oliveira, a não ser na aparência.
Nome popular: AZEITONA DO CEILÃO
Nome Ciêntífico: Elaeocarpus serratus.
Família: Elaeocarpaceae.
Origem: Ásia.
Época da Semeadura: Logo que as sementes forem colhidas.
Instruções de Semeadura: Colocar as sementes para germinação em recipientes individuais contendo substrato, em seguida bobrir com uma fina camada de substrato. Quando as mudas estiverem com 4-6 cm de altura, transplantá-las para recipientes individuais maiores contendo solo adubado com esterco curtido de curral.
Tempo para Germinação: Poucos dias.
Colheita: Os frutos amadurecem entre os meses de agosto e setembro.
Sementes por envelope: 2
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas alternas, simples, com estípulas e margem serreada.
Crescimento da planta: Pode atingir de 10 a 15 m de altura.
Quando da frutos? Produz os frutos em Junho-Julho.
Frutos O fruto é uma drupa de até 3 cm de comprimento e 1,5 a 2 cm de diâmetro, esverdeada, opaca ou pouco brilhante, lisa, com uma semente. O fruto lembra muito uma azeitona em relação as características físicas, mas não tem nada parecido em relação a sabor e propriedades.
Quando da Flores? Floresce nos mesde de Março-Junho.
Flores As flores são bissexuadas, actinomorfas e diclamídeas.
Como adubar essa planta? Na produção das mudas usar substrato organico peneirado e esterco curtido de curral, no plantio definitivo usar 150 gramas de NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Equatorial, Tropical, Temperdo e Polar.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? Equatorial, Tropical, Semiárido, Tropical de Altitude, Tropical Atlântico e Subtropical.
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? O plantio definitivo pode ser feito para local definitivo quando as mudas atingirem em média 0,5 m.
Atrai pássaros? Não.
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? sim
Quais pragas tem essa planta? Principalmente formigas, a sauva é a mais comum e deve ser combatida antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides
Mais informações:
Azeitona do ceilão/ semente de azeitona de ceilão
A azeitona do ceilão é nativa da Índia, da Indochina e do Sudeste Asiático, produzindo frutos idênticos aos frutos das Oliveiras. Entretanto, a azeitona do ceilão possui um gosto de adstringente, lembrando o sabor da banana verde, sendo extremamente ácida.
É uma planta de porte médio, enfolhada, com folhas alternas com estípulas e margem serrada. Proporciona um excelente efeito paisagístico e pode ser cultivada em qualquer lugar do Brasil que tenha solo fértil, bem drenado e livre de geadas. A árvore amadurece entre os meses de agosto e setembro e o fruto também conhecido como falsa-azeitona ou azeitona ornamental pode fazer parte de qualquer estilo de paisagismo.
A muda de azeitona do ceilão produz em até 5 anos e com fácil cultivo. A irrigação deve ser feita entre duas a três vezes por semana. Adquira a sua muda de azeitona do ceilão e outras espécies de plantas aqui no Sítio da Mata e renove a natureza em sua vida.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito