BABOSA (Aloe vera)
Antiga conhecida para tratamento de cabelo, vamos hoje falar da babosa, também conhecida como aloe vera.
Fique ligado no conteúdo e aprenda como cuidar de aloe vera e poder usufruir seus benefícios.
Características da Aloe Vera
Também conhecida como babosa, a aloe vera é uma herbácea de vida perene que pode medir até um metro.
Da família Asphodelaceae, a aloe vera é uma espécie suculenta nativa da região Mediterrânea, Ilha da Madeira e Ilhas Canárias. As folhas da babosa são suculentas, em forma de lança, longas e eretas, com espinhos macios nas margens e com cor verde-azulada.
A Aloe barbadensis, nome científico da aloe vera, além de uma espécie ornamental, ainda é uma das plantas de múltiplas funções. Na indústria cosmética, seu uso é empregado no tratamento capilar, na fabricação de shampoos, cremes e sabonetes.
Na medicina os estudos sobre a aplicação da babosa vão desde propriedade laxativa, depurativa, hepática e vermífuga, passando por cicatrizante da pele e outras mucosas, tônico capilar, propriedades anti-inflamatórias e anti diabética. Ainda existem muitos estudos para comprovar a eficácia da aloe vera no tratamento do câncer, leucemia e doenças sistêmicas como psoríase e lúpus.
Na agropecuária, a babosa é usada como inseticida, larvicida, no combate às pulgas e à mamite bovina.
Bem, são muitos os benefícios da babosa, então vamos entender como plantar e como cuidar de aloe vera, por que esta realmente é uma espécie importante para cultivar em casa.
Como cuidar de aloe vera
A aloe vera é uma planta rústica, pouco exigente e que pode ser cultivada diretamente ao solo, mas também em vasos.
SOLO: um bom substrato para cultivo da aloe vera é formado por uma parte terra comum de jardim, uma parte terra vegetal ou composto orgânico, uma parte de areia grossa, uma parte de cascalho, duas colheres de calcário dolomítico. Permita que o solo tenha uma boa drenagem;
CLIMA: a babosa é uma planta de climas Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo que não tolera geadas;
ILUMINAÇÃO: a aloe vera deve ser cultivada sob pleno sol ou meia sombra;
REGA: realize a irrigação somente quando notar que o solo esteja seco.
Agora é adubar uma vez por ano na primavera com adubo orgânico ou um fertilizante para suculentas e pronto! Com pouca manutenção, você viu que não há segredo em como cuidar de aloe vera.
Valorize espaços verdes com o cultivo da babosa. E se você tem dúvida de onde pode encontrar a aloe vera, entre em contato com o Sítio da Mata.
Somos um viveiro de plantas e estamos há 24 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade dos nossos produtos.
No Sítio da Mata você encontra diversos tipos de flores, árvores, hortaliças, espécies raras e exóticas e muito mais. Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros. E você ainda pode adquirir sua muda de aloe vera, acessando o nosso site www.sitiodamata.com.br.
Lá, assim como você aprendeu como cuidar de aloe vera, você encontra muitas outras dicas de cultivo para sua horta ou jardim.
Compre com qualidade, pague com segurança e receba sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata.
Nome popular: Babosa
Nome Ciêntífico: Aloe vera
Família: Asphodelaceae
Origem: Oriente Médio, Região Mediterrânea, Ilha da Madeira e Ilhas Canárias
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são suculentas, em forma de lança, longas e eretas, com espinhos macios nas margens e com cor verde-azulada.
Crescimento da planta: até 50 cm
Quando da frutos? -
Frutos -
Quando da Flores? Primavera, Verão, Outono, Inverno
Flores As flores são pendulas e podem variar de amareladas, alaranjadas a avermelhadas, que formam em inflorescências eretas cima do nível das folhas.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida."
Como regar essa planta? Não necessita de regas constantes, pois é muito resistente a seca e aos invernos rigorosos.
Vai em qual clima? Pode ser facilmente cultivada em climas tropicais, subtropicais e semiáridos.
Nativa de qual clima? Árido, Semiárido
Aceita poda? Não aceita podas.
Vai na sombra? Sol pleno
Mudas com qual altura? até 15 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito