BABOSA BRANCA (Cordia superba)
Preparado para conhecer uma espécie brasileira, de crescimento rápido e florescimento lindo que acontece em várias épocas no ano?
Acompanhe o conteúdo para conhecer a babosa branca e vamos descobrir juntos como plantar esta árvore.
Características da babosa branca
A árvore babosa branca é uma espécie de vida perene, da família Boraginaceae, que pode atingir até 10 metros de altura.
Espécie nativa de solo brasileiro, podendo ser vista do estado do Maranhão ao Paraná, em floresta semidecíduas e mata atlântica litorânea, a Cordia superba nome científico babosa branca, tem folhas simples, sem estípulas, elípticas a ovaladas, verdes e ásperas ao tato na face abaxial, com nervuras imersas na face adaxial.
Entre os meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, acontece o florescimento mais intenso, com flores brancas e grandes, dispostas em cimeiros terminais e botões corrugados de estames adnatos.
O tronco da babosa branca é revestido por uma casca escamosa de cor acinzentada e mede em torno de 20 a 30 cm de diâmetro. A madeira é apropriada para marcenaria, carroçarias e carpintaria.
Talvez você conheça esta espécie pelos nomes de acoará muru, árvore de ranho, carapiá, grão de galo, grão de porco, jangada do campo, jagoará muru ou tajaçu e muitos confundem a babosa branca com a babosa aloe vera, mas são espécies distintas e não são da mesma família.
Vamos descobrir como plantar a árvore babosa branca?
COMO PLANTAR BABOSA BRANCA
- Solo: o solo para cultivo de babosa branca deve ser bem drenado, fértil e enriquecido com matéria orgânica. Escolha o espaço adequado, pois esta árvore é de grande porte;
- Clima: a babosa branca é uma árvore que aprecia temperaturas mais quentes e umidade, tolera o clima ameno, o que indicamos temperaturas variando entre 14º e 30ºC. Já as baixas temperaturas não são apropriadas para o cultivo de babosa branca;
- Luz: de preferência manter a árvore babosa branca sob o sol pleno;
- Rega: a rega básica é manter o solo úmido, nunca encharcado, principalmente, enquanto o cultivo é recente. Já na fase adulta a árvore suporta curtos períodos de estiagem.
Podemos encontrar a arborização urbana, bem como em áreas de reflorestamento e preservação, mas o que acha de apostar no cultivo da babosa branca? Esta árvore promete atrair muitos pássaros, principalmente em época de floração.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas, há mais de 24 anos. Tanto espécies para paisagismo, quanto reflorestamento, espécies raras, nativas, exóticas e ornamentais.
Aposte na qualidade do Sítio da Mata e aproveite as condições disponíveis no site, acessando www.sitiodamata.com.br. Clique e encontre tudo para sua horta ou jardim.
Adquira a babosa branca e tudo o que precisar com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Aproveite estas dicas de como plantar babosa branca e já comece a pensar em ter esta árvore bem pertinho de você.
.
Nome popular: Babosa branca
Nome Ciêntífico: Cordia superba
Família: Boraginaceae
Origem: Brasil; pode ser vista do estado do Maranhão ao Paraná, em floresta semidecíduas e mata atlântica litorânea e matas úmidas.
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, 8 a 18 cm de comprimento, por 4 a 7,5 cm de largura, na página (face) superior tem coloração verde escuro e apresenta textura mais lisa e um pouco brilhante. Na página inferior, um verde pálido, nervuras bem definidas e com pelos.
Crescimento da planta: Tem crescimento rápido podendo atingir até 10 metros de altura.
Quando da frutos? Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Agosto, Setembro, Outubro
Frutos Os frutos São bagas de formato ovalado, quando maduros tem coloração branca e polpa transparentes, adocicada e bastante pegajosa, são apreciados pela fauna.
Quando da Flores? Janeiro, Fevereiro, Outubro, Novembro, Dezembro
Flores As inflorescências têm flores de coloração branca, despontam em corimbos terminais,
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção utilizar fertilizantes orgânicos ou adubo NPK 10-10-10.
Como regar essa planta? Por ocasião do plantio não descuidar das regas, uma vez estabelecida, regar no caso de estiagens muito prolongadas.
Vai em qual clima? tropical e subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Não é necessária a poda, apenas poda de formação, retirando brotações laterais e ramos secos e mal formados.
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? calor, resistente a geadas
Mudas com qual altura? 30 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Barbosa branca em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Barbosa branca chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Vocês trabalham com mudas da mata atlântica?
R: Temos mudas nativas de todos os biomas!
Quando ocorre a primeira colheita?
R: A primeira colheita ocorre quando a planta emite novos rebrotos. As demais são, feitas a cada ano antes da estação das chuvas, por volta de outubro. Apanhe manualmente; corte somente as folhas periféricas da base, em geral de cinco a seis unidades por planta.
Seus frutos são comestíveis?
R: Sim ,seu gosto adocicado e meio pegajoso, não muito apreciado pelo humano e sim pela fauna.
Essa planta necessita de podas?
R: Não é necessária, apenas poda de formação, retirando brotações laterais e ramos secos e mal formados. Se for desejo deixar a copa arredondada quando ela atingir cerca de 2,50 metros é o momento de fazer podas de modelagem.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito