BATATAS DE DÁLIA (Dahlia pinnata)
Planta com floração exuberante, é boa para paisagismo. Muito difundida no sul do Brasil.
Nome popular: Dália Vermelha
Nome Ciêntífico: Dahlia pinnata
Família: Asteraceae
Origem: América do Norte, México
Ciclo de vida: perene
Folha: Suas folhas são compostas e podem se verdes ou arroxeadas.
Crescimento da planta: Flor de porte imponente e de floração exuberante, a Dahlia é muito difundida no Sul do Brasil. Essa variedade em especial tem inflorescências grandes, dobradas e vermelhas. O tubérculo produzirá uma planta florida ornamental entre 90 e 120 cm.
Frutos não da frutos
Quando da Flores? Ano todo em clima quente, Verão, Primavera
Flores FLORES: Nas mais diversas cores, pode ser simples e dobradas.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar o canteiro incorporando ao solo adubo orgânico, podendo utilizar esterco já curtido, composto orgânico ou húmus. ➜ Para manutenção aplicar de 1 a 3 colheres de sopa (conforme tamanho da planta) de adubo NPK 4-14-8 ao redor do caule. Incorporar levemente e regar em seguida.
Como regar essa planta? Aprecia solo úmido mas não encharcado, regar 2 vezes por semana
Vai em qual clima? Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? faça a poda de desbaste nos brotos excedentes, deixando apenas o mais vigoroso.
Vai na sombra? Sol Pleno
Planta de frio ou calor? Prefere clima ameno, tolera baixas temperaturas, mas não suporta ventos fortes
Mais informações: As batatas de dália (Dahlia pinnata) são uma variedade dentre os mais de 3000 tipos de dálias existentes na terra. Uma planta de ciclo de vida perene, ou seja, floresce diversas vezes ao ano, pertencente a família das Asteraceae, também é conhecida como Dália Vermelha. As batatas de dália são extremamente populares no México, local em que foram descobertas durante a era asteca. No período os índios mexicanos já se alimentavam das suas raízes. Tempos depois as dálias foram levadas para a Europa, pelo diretor do jardim botânico de Madri, onde se adaptou com facilidade ao clima temperado do velho continente. Seu nome é em referência ao botânico sueco Anders Dahl. O cultivo das mudas de batatas de dália deve ser feito em ambiente com bastante luz, sendo necessário que a planta permaneça ao menos algumas horas diretamente sob a luz. Além disso, elas devem ser protegidas de ventos, pois os ramos quebram-se com facilidade, visto que suas flores são muito pesadas. As mudas de batatas de dália vão bem em climas tropicais e subtropicais, nos quais as temperaturas ficam em torno dos 13 ºC aos 25 ºC. Pode ser plantada praticamente em qualquer solo, contanto que não seja muito ácido ou alcalino demais, preferindo os argilosos, ricos em matéria orgânica e bem drenados. A rega das mudas de batatas de dália pode ser feita até 2 vezes por semana, de acordo com a umidade do solo, lembrando sempre de não o encharcar. O cultivo pode ser feito em jardins e vasos, porém, algumas plantas podem ter um caule superior a 120 cm de altura e como suas flores são grandes e pesadas, podendo medir até 30 cm em alguns casos, é indicado que os vasos tenham um diâmetro maior que 90 centímetros e é recomendado o uso de estacas para dar suporte. Para conhecer mais sobre essa planta que ainda possui qualidades culinárias e medicinais, diurética, antisséptica, cicatrizante e sudorífera, ainda é usada no popular no tratamento de casos de sarampo, varíola, ardência da pele, queimaduras e febre. Para conhecer mais sobre a planta entre em contato com nossos colaboradores do Sítio da Mata.
1- Plantio:
Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
o Plantar as mudas de strelitzia em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
· Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
· Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
Quando as mudas de strelitzia chegarem, retirar o saco plástico delas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Como devo regar?
Mantenha a rega cuidadosamente, uma vez por semana. Ponha palha regularmente para manter a umidade do solo.
Como devo podar?
Faça a poda de desbaste nos brotos excedentes, deixando apenas o mais vigoroso.
Essa planta necessita de luz plena?
Sim, pois o sol é essencial para essa planta.
Quando nascem suas flores?
Ano todo em clima quente, verão, primavera.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito