Bambus: a opção perfeita para seu paisagismo

bambus
Bambus: a opção perfeita para seu paisagismo
Classificar este post

Os bambus são plantas gramíneas perenes pertencentes à família Poaceae, subfamília Bambusoideae. 

São espécies conhecidas por seu crescimento rápido, porte elegante e resistência. Os bambus são encontrados em várias regiões do mundo, principalmente em climas tropicais e subtropicais, embora algumas espécies sejam adaptadas a climas temperados.

 

Características gerais do bambu

Embora existam muitas espécies de diferentes portes, utilidades e que requerem cuidados específicos, aqui estão algumas características gerais do bambu:

  • Crescimento rápido: O bambus é conhecido por seu crescimento rápido. Algumas espécies podem crescer vários centímetros por dia, tornando-os uma opção popular para o paisagismo e a jardinagem.
  • Hastes ocas: As hastes do bambu são cilíndricas e geralmente ocas, com diâmetros variáveis. Essa característica torna-os leves e flexíveis.
  • Folhas estreitas e alongadas: As folhas do bambu são geralmente estreitas e alongadas, com bordas afiadas. Podem ser verdes ou ter diferentes tons de verde, dependendo da espécie.
  • Propagação por rizomas: o bambu se propaga principalmente por meio de rizomas, que são caules subterrâneos que emitem brotos. Isso permite que as plantas se espalhem e formem colônias.
  • Versatilidade: o bambu tem uma ampla gama de usos. Geralmente o bambu é valorizado por sua beleza ornamental em jardins e paisagens, delimitando espaços, além de ter sua utilidade na fabricação de móveis, cestarias, papel, construções, artesanato e até mesmo como alimento em algumas culturas. Seu rápido crescimento e suas raízes profundas também ajudam na prevenção da erosão do solo e na estabilização de encostas.O bambu pode ser utilizado como fonte de energia renovável e também é conhecido por sua capacidade de absorver grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) e liberar oxigênio na atmosfera. 

 

Tipos de Bambu

Existem milhares de espécies de bambus em todo o mundo, variando em tamanhos, cores, formas e hábitos de crescimento. Alguns bambus podem crescer apenas alguns centímetros de altura, enquanto outros podem atingir alturas impressionantes de até 30 metros ou mais.

 

Vamos conhecer algumas espécies disponíveis aqui no Sítio da Mata:

Bambu de pequeno porte

Bambu Gracilis (Bambusa Gracilis)

Bambu Preto (Phyllostachys Nigra Muchisasa)

Bambu Multiplex (Bambusa multiplex)

Mini Bambu (Fargesia adpressa)

Saiba mais sobre essas espécies: https://www.sitiodamata.com.br/especies-de-plantas/mudas-de-plantas/bambu-de-pequeno-porte

 

Bambu de médio porte

Bambu Mosso Torto (Phyllostachys pubescens)

Bambu Cana da India (Phyllostachys aurea)

Bambu Barriga de Buda (Buddha Belly)

Saiba mais sobre essas espécies:

https://www.sitiodamata.com.br/especies-de-plantas/mudas-de-plantas/bambu-de-medio-porte 

 

Bambu de grande porte

Bambu Sítio da Mata (B. vulgaris vittata verde)

Bambu Brasil ou Imperial (B. vulgaris vittata)

Bambu Gigante (Dendrocalamus Giganteus)

Bambu Guadua (Guadua angustifolia)

Bambu Imperial (Bambusa vulgaris vittata)

Bambu Mosso (Phyllostachys edulis)

Bambu Verde Gigante (Bambusa Vulgaris)

Saiba mais sobre essas espécies:

https://www.sitiodamata.com.br/especies-de-plantas/mudas-de-plantas/bambus-de-grande-porte 

 

Encontre bambu de diversos tamanhos e utilidades no Sítio da Mata

É importante mencionar que algumas espécies de bambu podem se tornar invasivas se não forem controladas adequadamente, devido ao seu crescimento rápido e capacidade de se espalhar por meio dos rizomas. 

Portanto, ao escolher um bambu para o seu jardim, é recomendável buscar informações sobre a espécie específica, suas características de crescimento e necessidades de manejo adequadas.

Além disso, o cultivo de bambus pode variar dependendo da espécie e das condições locais. Algumas espécies de bambu são mais adequadas para climas quentes e úmidos, enquanto outras são adaptadas a climas mais frios. É sempre recomendável pesquisar sobre as espécies de bambu específicas e suas necessidades de cultivo antes de introduzi-las no seu jardim.

Todas as espécies mencionadas neste conteúdo você encontra aqui, no Sítio da Mata.

Além de bambu, milhares de outras espécies de mudas de plantas esperam por você.

Acesse o site www.sitiodamata.com.br e confira a infinidade de acessórios para paisagismo.

Compre com segurança e conforto, sem sair de casa. Todas as encomendas chegarão por transportadora ou caminhão, com todos os cuidados necessários. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *