Cuidados e Durabilidade do Bambu na Construção Civil

Cuidados-e-Durabilidade-do-Bambu-na-Construcao-Civil-4
Cuidados e Durabilidade do Bambu na Construção Civil
5 (100%) 1 vote

Cuidados e Durabilidade do Bambu na Construção Civil

O bambu na construção civil é amplamente difundido nos países asiáticos à séculos, sendo utilizados em todas as áreas do cotidiano, desde utensílios domésticos, como o hashi (palitos utilizados como talheres, tigelas, bandejas, cabaças, vasos, entre outros, até como parte da decoração de paredes como revestimento.

Além disso, o bambu é usado para arquitetura, na construção de casas, chalés, galpões e etc. Na China, este vegetal é chamado de “ouro verde”, tamanho sua importância social e econômica. Anualmente o lucro obtido com o bambu é de aproximadamente U$ 7 bilhões, apenas na China, metade dos lucros mundiais.

Todavia no Brasil, a planta é vista de forma negativa, apesar de possuirmos uma grande quantidade nativa de bambu, ele é pouco usado, pois não acredita-se que o útil de bambu na construção civil.

Neste artigo falaremos sobre o uso do bambu na construção civil, os cuidados e vantagens desse vegetal milenar.

Vantagens do bambu como agente sustentável da construção civil

Apesar de muito utilizado em outros países, o bambu não passou a ser usado por conta da sustentabilidade ambiental, ao menos não no primeiro momento, e sim como uma alternativa mais barata para a construção de pequenos edifícios e pontes, por exemplo.

A construção civil, apesar de ser uma das principais indústrias do mundo, gerando lucro astronômicos e empregos para milhões de pessoas, também é um dos principais responsáveis pelo esgotamento de recursos naturais não renováveis consumindo 30% do total disponível.

Além disso, para se ter uma ideia, a construção civil em escala mundial consome 40% de toda energia, produz 25% de todos os resíduos sólidos, e é responsável pela emissão de 1/3 de todos os gases responsáveis pelo efeito estufa. A cada tonelada de cimento fabricado 650 kg de CO2 é emitido na atmosfera.

Por outro lado, o bambu gera muito menos impacto ambiental, além de não emitir gás carbônico principal responsável pelo aquecimento global, é um recurso renovável que alcança o estágio para o uso na construção civil no sétimo ano de vida, e as colheitas seguintes podem ser feitas ano a ano por tempo indeterminado.

Com o eucalipto, planta com a qual o bambu disputa espaço, a maturação para construção ocorre apenas a partir do décimo quinto ano.

Tipos de construções possíveis com o Bambu

Como já citado, além de ser uma matéria prima sustentável que causa baixíssimo impacto no meio ambiente, o bambu é excelente para construção de pequenos edifícios.

O bambu em alguns casos pode ser considerado como mais resistente que o próprio aço, possui uma resistência muito alta às forças de compressão e tração e quando devidamente tratado pode ser usado para ambas funções ao mesmo tempo. Quando comparado com o aço, levando em consideração algumas variantes o bambu é capaz de se equivaler ou dependendo da situação suportar mais carga que o mesmo.

Sozinho, com bambu na construção civil é possível erguer até dois pavimentos sem problemas, junto com outros materiais, como aço e concreto, é possível levantar até sete pavimentos.

Além do mais, as características maleáveis do bambu permitem designs arquitetônicos modernos e visualmente atraentes.

É possível empregar o bambu na construção de pontes, casas, chalés, galpões, em varandas, jardins e muitos outros locais. De fato, consultando um especialista é possível utilizar o bambu para quase qualquer tipo de construção civil.

Os tipos mais comuns são, o bambu verde e verde gigante, japonês (Metake),bambu Guadua, bambu preto e imperial. Você pode encontrar todos eles no site do Sítio da Mata.

Além dos usos citados, o bambu também é utilizado para propósitos paisagistas, como cerca viva externa (em muros), interna (separando ambientes) e nos mais variados tipos de jardins.



1 Comentário

  1. Roberto Gomes disse:

    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *