Paisagismo Com bambu

Paisagismo Com bambu
4 (80%) 6 votes

Paisagismo Com Bambu

Não existe uma maneira única de como fazer paisagismo com bambu, de fato, o conceito de paisagismo, uma extensão da arquitetura, está diretamente ligado a qualidade de vida. Tal qual na arquitetura, que busca trazer aos espaços urbanos maior conforto e bem-estar para os habitantes, o paisagismo busca melhorar a qualidade ambiental das áreas urbanas e rurais.

Com esses parâmetros, o paisagismo com bambu visa exaltar todas as qualidades desta planta para os jardins e demais espaços do gênero. Neste artigo falaremos de algumas maneiras de como fazer paisagismo com bambu e as vantagens para a vida e o dia a dia das pessoas.

Diferentes Usos de Como Fazer Paisagismo Com Bambu

Na China, o bambu é tido como uma planta extremamente versátil, parte desse adjetivo se deve a sua característica mais evidente, a flexibilidade, que fez do bambu uma planta muito utilizada na vida dos chineses. No início de sua história era utilizado para o artesanato diverso e até mesmo para a construção de móveis e moradias.

Veja a seguir as diferentes formas de utilizar o bambu para paisagismo:

  • Construção – No paisagismo, as construções feitas com bambu são uma maneira extremamente interessante de combinar as características da planta com o ambiente em harmonia com diferentes espécies. As características naturais do bambu confluem perfeitamente em pequenas construções, como as coberturas pergolados, bancos, e fontes ornamentais, promovendo um excelente ambiente paisagístico.

    As espécies aconselháveis para esse tipo de atividade são o Bambu Guadua angustifólia e Dendrocalamus giganteus, pois são espécies não alastrantes e quando tratadas podem durar décadas e resistir tanto às ações naturais do tempo, quanto a uma série de ataques de insetos;

  • Erosão do Solo – Outra forma de explorar ao máximo a sua versatilidade é utilizar o bambu é no paisagismo sustentável, utilizando espécies como, Bambu Cana da Índia, Bambu Guadua, Bambu Imperial e Bambu Mosso, para além de criar landscapes magníficos ainda proteger o solo contra a ação das chuvas que podem provocar a erosão do solo.
  • Cerca Viva – Outra difusão muito grande em como fazer paisagismo com bambu é através do uso em cercas vivas, aspecto que torna o bambu a planta favorita de paisagistas por existir diferentes tamanhos de espécies capazes de trazer resultados únicos.
    O Bambu Multi Folhas e o Metake (japonês), também são muito utilizados para separar ambientes em jardins e para enfeitar a fachada de residências.
    Para ambientes maiores e para criar caminhos fechados lindos, espécies como o Bambu Gigante são as melhores. A cerca viva tem a função de proteção, formar barreira acústica e contra os ventos;
  • Em Vasos – Existem muitas espécies de bambus de pequeno porte no Site do Sítio da Mata ideais para serem plantadas em vasos, como o Mini Bambu Listrado e o Bambu Listrado. A vantagens dos vasos é a ideia de completude do paisagismo entre a área interna e externa da casa, cujo bambu cumpre muito bem;

Para receber mais dicas sobre os diferentes usos do bambu para o paisagismo e demais atividades continue acompanhando nosso blog. O Sítio da Mata é uma loja especializada em diversas soluções paisagísticas, entre em contato conosco e conheça muito mais.

3 Comentários

  1. Jorge Teixeira disse:

    Informações muito interessante sobre Bambu.

  2. Vitor Hugo Sousa Morim disse:

    Existe alguma espécie usada pra recuperar mina de água?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *