BROMÉLIA Cruenta (Neoregelia cruenta)
A bromélia-cruenta é uma espécie de grande valor ornamental, que originalmente cresce bordas de vegetação e restingas, sendo raramente encontrada como epífita. No litoral do Rio de Janeiro, desapareceu quase por completo, devido a destruição desses habitats e retirada da natureza para a comercialização, mas funcionava como "colonizadora" das áreas de areia, crescendo em sol pleno, aumentando a umidade e possibilitando o desenvolvimento de outras espécies. Muito rústica, se desenvolve com facilidade, podendo ser cultivada em jardins formando bordaduras, grupos isoladas, ou até em vasos. Essa espécie, assim como outras bromélias, desempenham papel ecológico muito importante na associação com outras espécies de plantas e animais, servindo de abrigo e berçário para o desenvolvimento de anfibios. A neoregélia é muito conhecida por abrigar uma grande quantidade de água de chuva no corpo, na bainha das folhas que formam um receptáculo, nesse local, são coletados detritos junto com a água, que se decompõe; formando uma solução nutritiva que pode ser absorvida pela planta e suprir suas próprias necessidades nutricionais, principalmente quando estão fora do solo.
Nome popular: Bromélia cruenta
Nome Ciêntífico: Neoregelia cruenta
Família: Bromeliaceae
Origem: Brasil (Nordeste e Sudeste)
Ciclo de vida: Perene (monocárpica)
Folha: As folhas são coriáceas, brilhantes, com margens serrilhadas de espinhos e de formato alongado, plana ou côncavas; dispostas em uma roseta densa. Tem coloração verde e pontas com tonalidades e manchas rosadas/ avermelhadas, assumindo cores mais avermelhadas quando expostas ao sol.
Crescimento da planta: até 0,60 m de diâmetro
Quando da frutos? -
Frutos -
Quando da Flores? Verão
Flores As flores são pequenas e de cor variando de violeta ou lilás, se formam em uma inflorescência compacta, bem ao centro das folhas, no topo, quase escondida. Uma roseta de folhas, floresce apenas na sua maturidade e apenas uma vez na vida da planta, que morre ao final desse período.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias."
Como regar essa planta? Necessita de solo muito permeável, para evitar encharcamentos e apodrecimento das raízes. Quando cultivada no sol, é recomendada rega até 4 vezes na semana, enquanto em locais mais sombreados, deve ser feita uma vez na semana. Também é necessário a rega por cima das folhas das plantas, a fim de garantir a existência de água na coroa de folhas.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em locais com temperaturas quentes, ideal para climas tropicais e subtropicais, não tolerando baixas temperaturas.
Nativa de qual clima? Tropical, Tropical de altitude, Subtropical
Aceita poda? Não.
Vai na sombra? Sol pleno, Meia sombra
Mudas com qual altura? até 35 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito