CAMBUCI (Campomanesia phaea)
Cambuci
Você também é um apaixonado pelas riquezas do nosso país? Nossa Mata Atlântica tem uma fauna e uma flora encantadoras, mas que correm sérios riscos de extinção.
Hoje você vai conhecer uma árvore frutífera nativa da nossa Mata Atlântica que, infelizmente, está nesta lista, podendo deixar de existir: a cambuci.
Vamos descobrir algumas dicas para plantar essa espécie nativa?
Características da Cambuci
Também apreciada por sua beleza ornamental em fase de frutificação, a Campomanesia phaea cambuci, nome científico da cambuci, produz um fruto adocicado, um tanto ácido, e muito utilizado para compotas, sucos, doces e geleias, além de bebidas alcoólicas, como cachaças e licores. Até aromatização de sorvete! Não é o máximo?
Espécie da família Myrtaceae, a cambuci pode ser encontrada desde os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, até São Paulo. Em Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, cidades pertencentes ao Estado de São Paulo, essa árvore já ganhou até festa dedicada a ela, onde podemos apreciar diversas receitas saborosas feitas do fruto de Cambuci.
O fruto, de polpa carnosa e perfume intenso, também pode ser consumido in natura, surgindo entre o final do verão até o outono. O fruto da cambuci amadurece rápido, sendo necessário colher, pois logo caem do pé e podem rachar no impacto com o chão.
A floração da cambuci se dá entre os meses de agosto a novembro, quando podemos apreciar a beleza de suas flores grandes e brancas. Atraem muitas aves nesta fase, bem como na fase de frutificação. Já as folhas da cambuci possuem um verde intenso e não caem nas estações fritas.
A muda de Cambuci mede de 30 a 60 cm de altura e o seu crescimento é moderado. Considerada uma espécie de médio porte, pode atingir entre 3 e 5 metros de altura.
Para que serve a cambuci?
- Infusão de cachaças e fabricação de licores;
- Aromatização de sorvetes;
- Diversas receitas de doces, geleias e sucos;
- Ornamentação de jardins e arborização urbana.
Onde plantar a muda de cambuci?
Cultive muda de cambuci e se delicie com as diversas receitas que o fruto te proporciona: sucos, doces em caldas, compotas e geleias com sabores incríveis. O cambuci é fácil de ser cultivado e não necessita de muitos cuidados.
Esta árvore é simples de ser cultivada. Você pode tê-la em seu quintal ou em seu jardim, desde que siga corretamente as orientações de cultivo que veremos a seguir.
Como plantar a muda de cambuci?
- Cultivo: a muda de cambuci necessita de um solo equilibrado: nem muito seco, nem muito úmido, com espaçamento de 5 x 5 metros. O cambuci cresce bem em solos ricos em matéria orgânica e bem drenado;
- Clima: prefere um clima tropical a subtropical, com temperaturas médias anuais em torno de 20-25 °C, mas se adapta a outros climas;
- Luz: o cambuci precisa de bastante luz solar;
- Regas: a irrigação precisa ser diária no primeiro ano, exceto em dias de chuva. Em fase adulta, regar somente em época de estiagem;
- Podas: são necessárias podas de limpeza para o bom desenvolvimento da cambuci
Onde encontrar muda de cambuci para cultivo?
Colabore com o reflorestamento e adquira sua muda de Cambuci aqui no Sítio da Mata.
No Sítio da Mata nossos produtos são de extrema qualidade e livre de pragas e doenças.
Encontre semente, muda e tudo o que você precisa para o cultivo de Cambuci e de muitas outras espécies, em um só lugar.
Espécies nativas da nossa linda Mata Atlântica ou nativas de outros lugares do mundo, você encontra aqui, no Sítio da Mata.
E tudo em até 12 vezes sem juros.
Sobre o envio da muda de cambuci
Vem para o Sítio da Mata e ajude seu planeta a ter uma vida longa e muito mais saudável.
Enviamos as mudas em caixas grandes e espaçosas, via transportadora ou caminhão. Tomamos todo o cuidado para que as mudas cheguem bonitas e saudáveis para você.
Nome popular: Cambuci
Nome Ciêntífico: Campomanesia Phaea
Família: Myrtaceae
Origem: Nativo do Brasil Mata Atlântica /Serra do Mar (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais).
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são perenes (não caem no inverno ou em outra época), de coloração verde escuro vivo, são simples, lisas, medindo cerca de 7 a 10 cm de comprimento, por 3 a 4 cm de largura.
Crescimento da planta: Em média atinge de 3 a 5 metros de altura, mas em condições favoráveis pode chegar a ter tamanhos maiores.
Quando da frutos? final do verão até o outono
Frutos Fruto de polpa carnosa, formato redondo-achatado, casca verde amarelada quando maduros, ficam macios e começam a queda espontânea. Tem perfume intenso, não é consumido in natura.
Quando da Flores? agosto a novembro
Flores Flores de coloração branca, são grandes e muito bonitas.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção aplicar anualmente 10 quilos de esterco curtido.
Como regar essa planta? Principalmente quando jovem mantenha o solo úmido, mas não encharcado, após adulta regar somente no caso de estiagens prolongadas. Necessita de regas diárias no primeiro e segundo ano.
Vai em qual clima? Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Não é necessária, apenas retirada de ramos secos e mal formados e poda de formação com a retirada de brotações laterais.
Vai na sombra? Sol pleno, meia-sombra.
Planta de frio ou calor? Aprecia clima quente a temperado, não tolera frio intenso.
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Mais informações:
Você também é uma apaixonada pelas riquezas do nosso país? Nossa Mata Atlântica tem uma fauna e uma flora encantadoras, mas que correm sérios riscos de extinção.
O Cambuci é uma árvore frutífera nativa da nossa Mata Atlântica que, infelizmente, está nesta lista, podendo deixar de existir.
Também apreciada por sua beleza ornamental em fase de frutificação, o Cambuci produz um fruto adocicado, um tanto ácido, e muito utilizado para compotas, sucos, doces e geleias, além de bebidas alcoólicas como cachaças e licores. Até aromatização de sorvete! Não é o máximo? Esta espécie pode ser encontrada desde Minas Gerais, Rio de Janeiro, até São Paulo. Em Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, cidades pertencentes ao Estado de São Paulo, essa árvore já ganhou até festa dedicada a ela, onde podemos apreciar diversas receitas saborosas feitas da fruta de Cambuci.
O fruto, de polpa carnosa e perfume intenso, também pode ser consumido in natura, surgindo entre o final do Verão e o Outono. A fruta do Cambuci amadurece rápido, sendo necessário colher, pois elas logo caem do pé e podem rachar no impacto com o chão.
A floração do Cambuci se dá entre os meses de Agosto a Novembro, quando podemos apreciar a beleza de flores grandes e brancas. Atraem muitas aves nesta fase e na fase de frutificação.
A muda de Cambuci mede de 30 a 60 cm de altura, mas o seu crescimento é moderado. Considerada de médio porte, esta árvore pode atingir entre 3 a 5 metros de altura.
Esta árvore é simples de ser cultivada. Você pode ter em seu quintal, em seu jardim, desde que siga corretamente as orientações de cultivo.
Cultive muda de Cambuci e se delicie com as diversas receitas que o fruto te proporciona: sucos, doces em caldas, compotas e geleias com sabores incríveis. O Cambuci é fácil de ser cultivado e não necessita de muitos cuidados.
ONDE UTILIZAMOS O CAMBUCI
DICAS DE CULTIVO
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de cambuci em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de cambuci chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Quais os benefícios medicinais essa árvore nos traz?
R: Seu suco é recomendado em uso diário, contra diabetes, bronquites e tosse, um ótimo antioxidante, para visão, memória e sistema imunológico.
Essa árvore necessita de podas?
R: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco.
Como devo regar?
R: Principalmente quando jovem mantenha o solo úmido, mas não encharcado, após adulta regar somente no caso de estiagens prolongadas.
Essa planta necessita de sol?
R: Sim , sol pleno aprecia clima quente a temperado, não tolera frio intenso.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito