CAMBUI (Myrciaria cuspidata)
O cambuí é uma espécie de árvore nativa do Brasil (desde o Ceará até Rio Grande do Sul) e de copa densa, ramificada desde a base, formando uma moita. Possui desenvolvimento lento, mas a frutificação se inicia no 2º ou 3º após plantio (geralmente entre julho e agosto). Muito comum nas restingas litorâneas e florestas semidecíduas de altitude, podendo se desenvolver bem em qualquer tipo de solo, além de ser muito resistente às baixas temperaturas. É cultivada como planta ornamental pela sua forma e características rústicas, sendo recomendada para a arborização urbana, atrai muitas aves, com os frutos e abelhas, com as flores melíferas. Os frutos podem ser consumidos in natura, com sabor agradável e adocicado.
Nome popular: Cambuí
Nome Ciêntífico: Myrciaria cuspidata
Família: Myrtaceae
Origem: Brasil, Bolivia, Paraguay
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, opostas, cartáceas, sem pêlos verde escuras e com a face inferior levemente mais clara; tem formato ovado culminando numa ponta afinada.
Crescimento da planta: até 6 m
Quando da frutos? Julho - Setembro
Frutos Os frutos são em baga globosa de até 2 cm de diâmetro, com casca muito fina e polpa saborosa. Quando maduros podem apresentar cor de amarela, alaranjada, vermelha ou púrpura.
Quando da Flores? Janeiro - Abril
Flores As flores são pequenas, brancas, aromáticas, melíferas e se formam em pequenos conjuntos nas axilas das folhas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares (pelo menos a cada 15 dias) nos primeiros meses após o plantio da muda; ao final desse período é aconselhada a rega complementar antes e durante o período de floração, assim como em períodos de estiagem.
Vai em qual clima? Pode ser facilmente cultivada em quase todas as regiões do Brasil, pois apesar de ser uma espécie nativa de clima tropical, se adapta bem aos climas mais frios e em altitudes desde o nível do mar até 1500 m de altitude.
Nativa de qual clima? Tropical, Subtropical
Aceita poda? Sim. É recomendada a poda apenas para formatar a copa e eliminar os galhos doentes/ indesejados.
Vai na sombra? Sol pleno, Meia sombra, Sombra
Planta de frio ou calor? Prefere quente
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 20 cm
Atrai pássaros? Sim
Atrai borboletas? Não
Mais informações:
A natureza nos proporciona verdadeiras obras de arte! Este é o caso da árvore cambuí!
A cambuí é uma espécie de árvore nativa do Brasil, muito comum nas restingas litorâneas e florestas semidecíduas de altitude, podendo ser encontrada desde a região Nordeste, como o Ceará, até o Rio Grande do Sul, na região sul do país.
Da família Myrtaceae, a cambuí é uma espécie resistente a vários tipos de solo e clima, de desenvolvimento lento, com copa densa, ramificada desde a base, formando uma moita.
A frutificação da árvore cambuí se inicia no 2º ou 3º após o plantio (geralmente entre julho e agosto). Os frutos em baga globosa de até 2 cm de diâmetro, com casca muito fina e polpa saborosa. Quando maduros podem apresentar cor de amarela, alaranjada, vermelha ou púrpura, de sabor adocicado, podendo ser consumidos in natura.
É cultivada como planta ornamental pela sua forma e características rústicas, sendo recomendada para a arborização urbana, atraindo muitas aves e insetos polinizadores.
A Myrciaria cuspidata, nome científico da árvore cambuí, é uma espécie que pode atingir até 6 metros de altura. Já suas mudas medem em torno de 20 cm.
Também conhecida como cambuí amarelo ou cambuí de restinga, a árvore cambuí floresce com flores pequenas, brancas, aromáticas, melíferas e se formam em pequenos conjuntos nas axilas das folhas.
Vamos seguir a leitura para entender algumas dicas de cultivo desta árvore frutífera e ornamental?
A árvore cambuí é uma espécie que não exige muitos cuidados, depois de bem estabelecida.
Vamos ver como plantá-la?
Viram como não há mistério para cultivar a cambuí?
Por se tratar de uma espécie rústica, é muito recomendada para arborização urbana.
Já sabe onde encontrar muda de cambuí?
Aqui no Sítio da Mata você encontra muda de cambuí e diversas outras árvores ornamentais e melíferas.
Aposte na qualidade do Sítio da Mata e aproveite as condições disponíveis no site, acessando www.sitiodamata.com.br.
Confira nossas espécies frutíferas, exóticas ou raras e adquira com todo conforto, segurança, praticidade e a qualidade Sítio da Mata.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Vem para o Sítio da Mata! Aqui você encontra tudo o que você precisa para iniciar o cultivo da cambuí.
Vamos começar o seu projeto hoje ainda? Esperamos por você!
DICAS DE CULTIVO DA ÁRVORE CAMBUÍ
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito