CAPIM CHORÃO - CAPIM BARBA DE BODE (Eragrostis curvula)
O capim chorão, também conhecido como barba de bode é uma gramínea de folhagem bastante ornamental. De baixíssima manutenção, o capim chorão também pode ser usado como forração, principalmente em taludes, considerado uma ótima opção para o controle da erosão.
As folhas do capim chorão são longas, lineares, curvas e muito finas, com cerca de 50 cm de comprimento e 4 cm de largura, e dão à touceira um aspecto bastante denso, como uma cabeleira verde.
Já as flores do capim chorão são brancas e pequenas, e costumam surgir durante o outono e o verão. Porém, seu valor ornamental é secundário.
Originário de regiões da África do Sul, o Eragrostis curvula, nome científico do capim chorão, é uma espécie considerada de rápido crescimento e pode atingir até 1,20 metros de comprimento já no primeiro ano de seu plantio.
Da família Poaceae, mesma família do Capim do Texas Rubro, o capim chorão é conceituado uma espécie rústica e que apresenta baixa manutenção, sendo uma excelente escolha para a formação de bordaduras, grupos irregulares ou mesmo maciços.
E se você chegou até aqui é porque se interessou pelo cultivo do capim chorão. Portanto, continue a leitura para saber algumas dicas do cultivo dessa gramínea.
COMO PLANTAR O CAPIM CHORÃO
- SOLO: o capim chorão não é uma espécie exigente quanto ao solo, mas prefere o solo arenoso, com boa drenagem e rico em matéria orgânica;
- CLIMA: aprecia o calor, mas o capim chorão também é tolerante ao frio;
- ILUMINAÇÃO: deve ser cultivado em sol pleno ou sob a meia sombra;
- REGA: as regas do capim chorão devem ser regulares até o perfeito estabelecimento da planta, após este período costuma ser tolerante a curtos períodos de estiagem.
O capim chorão é tão resistente que pode rebrotar mesmo após queimadas. É muito cultivada como pastagem e indicada para áreas com risco de erosão do solo.
Já sabe onde encontrar o capim chorão?
O capim chorão, outras gramíneas e algumas espécies indicadas para controle de erosão, você encontra no Sítio da Mata.
Com essas dicas de cultivo, não há dúvida de que você conseguirá facilmente cultivar o capim chorão. Se houver dúvida, conte com o Sítio da Mata.
Somos um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversas espécies, com mais de 24 anos de expertise nesse segmento.
Paisagismo, reflorestamento, controle de erosão, hortas sustentáveis e muito mais você encontra no Sítio da Mata. Temos árvores frutíferas, árvores para arborização urbana, hortaliças, suculentas e diversas outras espécies, também raras, exóticas e ornamentais.
Acesse nosso site www.sitiodamata.com.br e encontre, além de uma grande diversidade de espécies, ferramentas, insumos, objetos de decoração, vasos, livros e muitas dicas para iniciar seu projeto paisagístico. E você ainda pode parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros.
Conte com a qualidade, a comodidade e o compromisso Sítio da Mata.
Nome popular: Capim Chorão - Capim Barba de bode
Nome Ciêntífico: Eragrostis curvula
Família: Poaceae
Origem: África, África do Sul
Ciclo de vida: ciclo de vida considerado longo – mais de dois anos de duração.
Folha: Sua folhas são longas, lineares, curvas e muito finas, com cerca de 50 cm de comprimento e 4 cm de largura, e dão à touceira um aspecto bastante denso, como uma cabeleira verde
Crescimento da planta: atinge sua altura máxima de 1,20 metros no primeiro ano de plantio
Frutos não da frutos
Quando da Flores? Flores brotam durante o outono e o verão.
Flores Dá flores brancas e pequenas.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio, preparar o canteiro incorporando esterco já curtido ao solo. ➜ Não necessita de adubação de manutenção.
Como regar essa planta? A realização da irrigação deve ser feita de forma regular, até que a planta se estabeleça de maneira plena e perfeita. Após o estabelecimento pleno da planta, o Capim-chorão se torna tolerante à seca, e também ao frio.
Vai em qual clima? típica para ser cultivada em regiões de clima tropical, no entanto, ela se adapta bem para ser cultivada em regiões que possuem climas: Subtropical, Oceânico, Mediterrâneo e Equatorial.
Nativa de qual clima? nativa do continente africano, mais precisamente da África do Sul.
Aceita poda? Faça a poda drástica da planta no início do outono
Vai na sombra? É uma planta que gosta do calor, por isso deve ser cultivada a sol pleno, contudo ela também se adapta ao cultivo a meia sombra.
Planta de frio ou calor? deve ser cultivado a pleno sol, mas adapta-se também à meia-sombra. Tolera estiagem, temperaturas baixas e climas tropicais.
Vai bem com outras plantas? pode ser cultivada em jardineiras, maciços, renques, em grupos ou isolados no jardim.
Mudas com qual altura? mudas com altura de 40 a 60 cm
Formiga mata essa planta? é muito sujeita ao ataque de formigas cortadeiras
1- Medição da área:
- Medir o espaço em metros lineares que pretende-se fazer a cerca viva;
- Aconselhamos medir pela planta da propriedade, medição in loco ou através do Google Earth (download clique aqui)
- No Google Earth é possível visualizar a propriedade e, através da régua na parte superior da tela, medir a metragem do local que pretende-se fazer a cerca viva.
2- Espaçamentos:
Para forração, aconselhamos plantio de 5 mudas por metro quadrado, como segue desenho abaixo. Se a ideia for um canteiro ou pequena cerca viva, aconselhamos o plantio de 4 mudas por metro linear.
3- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar o adubo de sua preferência mantendo as seguintes proporções a seguir, misturarando ao solo de maneira uniforme:
- Adubo Orgânico - 1,5kg
- NPK formulados-supersimples ou fosfatos - 60g
- Kit Pronto do Sitio da Mata - 1 kit (veja aqui)
IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
4 – Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se formar a cerca viva for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente os bambus no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para o bambu desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
5-Manutenção dos bambus:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas à touceira de bambu no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Fazer o coroamento das touceiras com adubos mantendo as proporções a seguir:
Adubo Orgânico
- 1 ano - 300 gramas a 1 kg (tres vezes por ano)
- 2 ano - 1 kg até 3 kg (tres vezes por ano)
- 3 ano - acima de 3kg (três vezes por ano)
Formulados (NPK) - 10;10;10
- 1 ano - 100g
- 2 ano - 200g
- 3 ano - 300g
Formulados (NPK) - 20;5;20
- 1 ano - 80g
- 2 ano - 150g
- 3 ano - 250g
- 1 kit por cova (ver aqui)
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Para maiores quantidades o Sitio da Mata Bambus oferece descontos?
Sim, nossos descontos são progressivos para maiores quantidades.
Qual o tamanho das mudas?
Nossas mudas do Capim Chorão - Eragrostis Curvula são grandes, com 40 cm de altura, em media.
Como são as mudas?
As mudas estão enraizadas, tem 10 caules, em media, são rustificadas e prontas para o plantio.
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de 10X10 (10 cm de altura por 10 cm de diâmetro). Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Qual espaçamento entre as mudas para forração?
Para forração, aconselhamos plantio de 5 mudas por metro quadrado como segue desenho abaixo. Se a ideia for um canteiro ou pequena cerva viva, aconselhamos o plantio de 4 mudas por metro linear.
Capim Chorão - Eragrostis Curvula alastra no terreno?
Não esta gramínea não alastra, mas vai ficando mais densa na medida que novos caules nascem de cada touceira. Em três meses, por exemplo, 5 mudas em um metro quadrado fecham este espaço totalmente. A terra adubada e afofada ira ajudar nesse fechamento.
Quanto devo regar?
Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
Sim, o Capim Chorão - Eragrostis Curvula gosta de clima tropical, sub-tropical e temperado, vai bem entre 700 mm e 2.000 mm de chuva por ano e suporta -10º C de temperatura.
Esta espécie vai bem em lugares alagados?
Não, acaba amarelando e morrendo se em contato direto com a agua por mais de 3 meses.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito