CAPUCHINHA (Tropaeolum majus)
Você, com certeza, já ouviu falar de plantas panc. Se não ouviu, vamos te explicar.
As Plantas Panc – Plantas Alimentícias Não Convencionais são espécies incomuns em nossa rotina diária, mas que agregam sabor aos alimentos e são bastante nutritivas também.
Hoje, especialmente você vai conhecer a capuchinha, uma espécie de planta panc, colorida e que traz muitos benefícios para a saúde.
A Tropaeolum majus, nome científico da capuchinha, é uma espécie ornamental bastante nutritiva, sendo muito difundida na área terapêutica e na composição de pratos da culinária pelo mundo afora.
Originária da América do Sul, mais precisamente das regiões do México e Peru, a capuchinha se adaptou muito bem ao clima brasileiro das regiões sul e sudeste do país, principalmente, podendo atingir os 3 metros de altura.
Dona de folhagens e flores muito ornamentais, esta espécie da família Tropaeolaceae é uma espécie muito versátil. Isso porque demanda pouca manutenção e pode ser cultivada em vasos, mesmo em ambientes internos de bastante claridade, ou para forrar canteiros externos devido a sua característica de forração, com seus ramos rasteiros e retorcidos, ligeiramente suculentos, podendo ser trepadeira ou rastejante.
As folhas da capuchinha são suborbiculares, peltadas, de 3-10 cm de diâmetro, glabras, inteiras ou com as margens onduladas. Os pecíolos são longos, com 15-20 cm de comprimento. Já suas flores ocorrem em longos pedúnculos, possuem cinco sépalas, de coloração verde amarela e cinco pétalas desiguais, inteiras ou onduladas, amarelas, vermelhas ou laranjas. Costumam surgir entre a primavera e o verão, atraindo abelhas e vespas.
Possui alguns benefícios terapêuticos. Continue a leitura para conhecer o uso da capuchinha para este fim.
BENEFÍCIOS DA CAPUCHINHA
A capuchinha apresenta um aroma característico, mais intenso nos caules e folhas. As flores podem ser usadas em saladas e possue um sabor picante, similar ao agrião.
As folhas da capuchinha são ricas em ácido ascórbico, isoquercitrina e helenina, muito importantes para o tratamento de hematomas.
Também é uma planta rica em vitamina C e minerais como potássio, cálcio e zinco, além de compostos sulfurosos benéficos ao sistema imunológico.
A capuchinha ainda produz um óleo essencial que contém em sua composição substâncias como tiocianato de benzilo e glucotropeolina, que possuem efeito antibiótico para tratar infecções das vias urinárias, nefrite e gripes.
COMO PLANTAR CAPUCHINHA
A capuchinha se multiplica por divisão de touceiras, estaquias ou por sementes e costumam florescer entre 6 a 8 semanas após sua germinação.
Vamos entender o passo a passo do plantio da capuchinha:
- Solo: a capuchinha é uma espécie que prefere o solo enriquecido com matéria orgânica e boa drenagem.
- Clima: não é uma espécie tolerante às baixas temperaturas e às geadas;
- Luz Solar: a capuchinha prefere ser cultivada sob o sol pleno;
- Irrigação: manter o solo úmido, nunca encharcado;
Quer cultivar essa delícia colorida em seu jardim?
A capuchinha empresta seu sabor para pães, panquecas, pizzas, cozidos, sopas, risotos, molhos e sua beleza para enfeitar jardins, canteiros e vasos.
Aqui no Sítio da Mata você encontra muda de capuchinha e muitas outras espécies de flores, árvores para arborização urbana, árvores frutíferas, hortaliças, espécies raras ou exóticas.
O Sítio da Mata tem 24 anos de experiência na propagação de diversas espécies de plantas, insumos, ferramentas e acessórios para jardinagem.
Conte com a qualidade e a experiência de quem entende do assunto e aproveite das vantagens disponíveis no site, acessando: www.sitiodamata.com.br.
Adquira a capuchinha e tantas outras espécies com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Vem para o Sítio da Mata! Esperamos por você.
Nome popular: CAPUCHINHA
Nome Ciêntífico: Tropaeolum majus
Família: Tropaeolaceae
Origem: América do Sul
Ciclo de vida: Anual, Bienal
Folha: Suas folhas são bastante arredondas e sem brilho.
Crescimento da planta: A capuchina é conhecida em diversas culturas, como uma planta multifuncional. Além de ornamental e medicinal, atualmente está muito na moda sua utilização culinária. Altura: 0.1 a 0.3 metros
Quando da Flores? primavera e verão
Flores As flores podem ser simples ou dobradas de coloração amarela, laranja ou vermelha e são muito saborosas.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar o local onde ela será cultivada incorporando ao solo bastante composto orgânico ou esterco de gado bem curtido. ➜ Para manutenção fazer fertilizações com matéria orgânica.
Como regar essa planta? regas, devem ser espaçadas, tendo-se o cuidado de manter o solo úmido, mas nunca encharcado.
Vai em qual clima? Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? Poda não necessária
Vai na sombra? Sol Pleno
Atrai borboletas? atrai borboletas
1- Plantio:
Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
o Plantar as mudas de strelitzia em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
· Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
· Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
Quando as mudas de strelitzia chegarem, retirar o saco plástico delas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Como devo regar?
Regas, devem ser espaçadas, tendo-se o cuidado de manter o solo úmido, mas nunca encharcado.
Essa planta necessita de luz solar plena?
Necessita de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.
Quando ocorre sua floração?
Primavera e verão

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito