CEBOLA CRIOULA (Allium cepa.)
Alta produtividade, com grande uniformidade de bulbos e ótimo conservação pós colheita.
Nome popular: CEBOLA CRIOULA
Nome Ciêntífico: Allium cepa.
Família: Liliaceae
Origem: Há registros que a cebola tenha sido cultivada há mais de 5 mil anos nas regiões montanhosas da Turkmênia, Uzbekistão, Tajiquistão e norte do irã, Afeganistão e Paquistão.
Época da Semeadura: Março a julho porque a ausência de períodos longos de chuva facilitam o manejo da cultura, controle de doênças e propiciam a produção de bulbos de melhor qualidade.
Instruções de Semeadura: Fazer canteiros com 1,3 a 2,0 m de largura no topo e 15 a 20 cm de altura, fazer linhas simples com 1,0–1,5 cm de profundidade com espaçamento de 18 cm entre as linhas e trabalhar com até 45 sementes por metro linear em cada linha.
Tempo para Germinação: Entre 7 e 14 dias.
Colheita: 185 dias após o plantio.
Sementes por envelope: 92
Peso envelope: 0,3
Ciclo de vida: Anual
Folha: Folhas cilindricas concêntricas apresentando boa proteção contra desidratação.
Crescimento da planta: O comprimento do dia influencia no crescimento da planta sendo que em condições de comprimento de dia e de temperatura insuficientes, muitas plantas formarão apenas “charutos” (folhas).
Quando da frutos? De 40 a 60 dias após a semeadura começa a surgir o bulbo.
Frutos Raiz globular com diâmetro entre 6 e 8 cm e tem boa conservação pós-colheita.
Quando da Flores? A ocorrência de temperaturas entre 5 e 13ºC por pelo menos 30 dias provocam florescimento. A ocorrência de florescimento é indesejável em culturas destinadas à produção de bulbos, mas essencial em culturas destinadas à produção de sementes.
Flores As flores são férteis de polinização cruzada, porém as plantas são capazes de autopolinização. as anteras de flores individuais amadurecem liberando o pólen, antes dos estigmas tornarem-se totalmente receptivos.
Como adubar essa planta? Os solos brasileiros na sua maioria apresemtam restrições ao desenvolvimento da cebola em virtude de serem ácidos e pouco férteis, isso pode ser corrigido com aplicação de produtos quimicos através de análise química do solo para verificação do tipo e a quantidade de produto que deve ser aplicado. Alguns dos produtos utilizados são os calcários (carbonatos de cálcio e de magnésio); a cal virgem (óxidos de cálcio e de magnésio); e a cal hidratada (hidróxidos de cálcio e de magnésio).Uma alternativa é a adubação orgânica que pode ser feita com 3 kg de esterco bovino por metro quadrado de solo e homogenizado.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Árido e Semiárido.
Aceita poda? Não.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? A cebola pode ser cultivada em variadas regiões do Brasil, porém em baixas temperaturas e elevada umidade relativa do ar a cebola se torna propícia para alguns fungos que causam doenças e outras doenças podem ocorrer independentemente das condições climáticas.
Vai bem com outras plantas? Não.
Mudas com qual altura? Superior a 15 cm.
Atrai pássaros? Não
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? não
Quais pragas tem essa planta? Doenças como o míldio causado pelo oomiceto Peronospera Destructor, a queima-de-pontas causado por espécies do gênero Botrytis, e em regiões com temperaturas mais altas pode ocorrer a mancha-púrpura causada pelo fungo Alternaria porri (Ellis) Cif. A podridão-branca causado pelo fungo Sclerotium cepivorum Berk e raiz-rosada causada pelo fungo Pyrenochaeta terrestris.
Mais informações:
A Allium cepa, popularmente conhecida como Cebola crioula, é uma planta de alta produtividade e uma das mais fáceis de se cultivar em casa. É provável que sua origem venha da Ásia Central.
Por ser uma planta muito utilizada na culinária, a semente de cebola crioula é bastante cultivada em vários lugares do mundo. Além de proporcionar mais sabor à comida, a cebola possui propriedades nutritivas e anticoagulantes em sua composição.
A época ideal para a semeadura da Cebola Crioula é entre os meses de Março e Julho, isso porque são períodos sem muita chuva, facilitando assim o cultivo e desenvolvimento da planta.
Essa planta pode ser reproduzida por meio de bulbos ou da semente de Cebola Crioula. O seu crescimento pode sofrer influência do comprimento do dia, principalmente se a temperatura for insuficiente. Nessas condições, o crescimento da semente de cebola crioula pode ser afetado.
A Cebola Crioula possui folhas cilíndricas concêntricas que apresentam proteção contra a desidratação. Seus frutos podem surgir entre 40 e 60 dias após a semeadura e possuem uma raiz globular com diâmetro entre 6 e 8 centímetros.
Suas flores são férteis e as plantas possuem o poder de autopolinização. Se a temperatura ficar entre 5ºC e 13ºC por pelo menos 30 dias, é possível que ocorra o florescimento.
Embora a maioria dos solos brasileiros não apresentem condições favoráveis ao cultivo da Cebola Crioula, é possível reverter essa situação por meio da aplicação de produtos químicos. Contudo, é necessário analisar o solo para saber a quantidade necessária de produto a ser utilizado.
A rega da Cebola Crioula deve ser feita diariamente no período da manhã e da tarde. Durante o seu crescimento é preciso que o solo seja mantido úmido, devendo esta umidade diminuir conforme o bulbo for crescendo. A colheita da Cebola Crioula pode ser feita em 185 dias após a germinação.
Adquira a semente de Cebola Crioula com o Sítio da Mata e tenha acesso aos diversos benefícios dessa planta.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito