CHIFRE DE VEADO (Platycerium bifurcatum)
Da família da samambaia, é uma linda planta extremamente exótica e merece um cantinho sombreado na sua casa.
Nome popular: samambaia chifre de viado
Nome Ciêntífico: Platycerium bifurcatum
Família: Polypodiaceae
Origem: Austrália, Ilhas da Sonda, Nova Caledônia, Nova Guiné, Oceania
Ciclo de vida: perene
Folha: Folhas da base: Folhas arredondadas que nascem verdes mas que com o tempo tornam-se amarronzadas, de fina espessura e que se aderem ao substrato. Folhas normais: Folhas mais espessas e firmes, ficam muito grandes e se bifurcam como os chifres dos veados.
Crescimento da planta: O chifre-de-veado é uma planta epífita, da família das samambaias, com dois tipos distintos de frondes (folhas): Altura: 0.4 a 0.6 metros
Frutos não da frutos
Flores não da flores
Como adubar essa planta? ➜ Preparar o substrato para plantio misturando em partes iguais composto orgânico completo, areia e pó de casca de coco. Deixar antes este pó de molho em água por alguns dias, trocando a água para retirar os compostos fenólicos que poderão prejudicar o desenvolvimento da planta. ➜ A adubação de manutenção pode ser feita no final do inverno utilizando húmus, caso a planta esteja sendo cultivada em solo preparado, ou adubo químico para borrifar, rico em nitrogênio, próprio para epífitas.
Como regar essa planta? Durante todo o ano é necessário deixar sempre o apoio da samambaia úmido. A rega deve ser em maior quantidade durante os meses do verão. Na estação da primavera é necessário, além de regar, cobrir om adubo fresco.
Vai em qual clima? Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Aceita poda? poda não necessária, apenas retirada de folhas secas e mortas
Vai na sombra? Luz Difusa, Meia Sombra
Planta de frio ou calor? Prefere clima ameno e é tolerante ao frio
Mudas com qual altura? até 20 cm
Mais informações: O chifre de veado é uma planta da mesma família das samambaias e por esse motivo possui o nome popular de samambaia chifre de veado. Esta planta da família Polypodiaceae é originária da Oceania, sendo encontrada em países como Austrália, Ilhas da Sonda, Nova Guiné e Nova Caledônia. O nome é fruto da clara semelhança com os veados, suas folhas são arredondadas, aveludadas, bastante flexíveis, finas e com bifurcações ao longo do seu comprimento que lembram o chifre do animal. O cultivo das mudas de chifre de veado deve ser feito com alguns cuidados, assim como outras plantas epífitas (que vivem apoiadas, presas em árvores e outros suportes), sua base deve ser mantida sempre úmida durante todo o ano. Além disso, as mudas de chifre de veado devem preferencialmente tomar o sol apenas das primeiras horas da manhã (aproximadamente até as 10 da manhã), por serem sensíveis ao calor extremo. Por esse motivo, devem ser cultivadas a meia sombra. O preparo do substrato deve ser leve, humoso e fértil, pode ser usado composto orgânico completo. O Chifre de veado é uma planta que resiste a temperaturas de até 5º C, porém prefere ambientes quentes, como jardins tropicais, fixando-se em árvores, pedras e até placas de madeira. Uma muda de cifre de veado pode viver por até 10 anos e seu comprimento pode ser superior a 1,5 metros. Suas folhas, também chamadas de frondes, são responsáveis pela retirada de água e nutrientes do ar, retendo a queda de insetos mortos, material vegetal e detritos diversos, assim, ela consegue obter outros minerais e nutrientes que não surgem apenas com a água e processo de fotossíntese tradicional. Outra forma de cultivo das mudas de chifre de veado é em ambientes internos bem iluminados ou em locais com iluminação indireta. Entre em contato com o Sítio da Mata e fale com um de nossos colaboradores para conhecer mais sobre a planta e os métodos de envio.
1- Plantio:
Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
o Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
· Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
· Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Essa planta necessita de luz plena?
O lugar correto para cultivar a samambaia é sob a luz solar. Porém, nunca deixe a sua planta direto no sol. Ela necessita para crescer bonita e forte receber a luz do sol, porém, de forma filtrada, como na floresta tropical.
Como devo regar?
Mergulhe a placa de xaxim num balde de água uma vez por mês e borrife sempre. Em vaso, conserve o solo sempre úmido. Em mais quantidades de vezes no verão, pouco no inverno.
Qual modo exato para plantar o Chifre de veado?
Deve ser plantada na vertical de preferência podendo ser fixada na fibra de coco ou no xaxim.
Essa planta tolera constantes frios e geadas?
Sim, ela é bastante tolerante.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito