Corticeira (Erythrina crista-galli)
A espécie é nativa mas não endêmica do Brasil, sendo encontrada também na Argentina e Uruguai. No Brasil ocorre na porção centro-sul do País, especialmente no Pampa do Rio Grande Sul, onde tem seu corte proibido por lei estadual. A espécie também pode ser encontrada naturalmente na Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. A corticeira-do-brejo, pela sua florada exuberante, porte e arquitetura da planta, tem forte apelo ornamental, sendo utilizada na arborização urbana e paisagismo de espaços abertos, associada ou não à presença de água. Seus ramos e folhas possuem propriedades medicinais, sendo utilizados na medicina popular como antimicrobiano. A planta possui importante função ecológica, fornecendo abrigo para plantas epífitas, além de fonte de alimento para pássaros e insetos.
Nome popular: Corticeira
Nome Ciêntífico: Erythrina crista-galli
Família: Fabaceae
Origem: Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas compostas trifolioladas, com folíolos glabros, os laterais de 6 a 8 cm de comprimento e, o terminal de 9 a 10 cm. As folhas tem pecíolos longos, delgados glabros e com presença de acúleos, medem de 4 cm a 9 cm de comprimento, com raque aculeada.
Crescimento da planta: 6 a 10 m
Quando da frutos? Março/Abril.
Frutos Fruto tipo legume castanho escuro, mede até 30 cm de comprimento com até 13 sementes.
Quando da Flores? Setembro/Dezembro.
Flores Flores hermafroditas, grandes e vistosas de cor alaranjada a rosa claro.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Irrigar regularmente até pegamento da muda.
Vai em qual clima? Tropical e Subtropical
Nativa de qual clima? Tropical e Subtropical
Aceita poda? Sim
Vai na sombra? Pleno sol
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 30 cm
Atrai pássaros? Sim
Atrai borboletas? Sim
Mais informações:
Você sabia que as árvores, de um modo geral, trazem inúmeros benefícios para a nossas vidas.
Além de transformar e melhorar a qualidade do ar que respiramos, ainda é capaz de abafar ruídos e barulhos nas grandes cidades, além de atrair aves e insetos polinizadores.
E por falar nisso, hoje trouxemos a corticeira, uma espécie decídua (espécie que perde suas folhas em determinada época do ano), capaz de atrair lindos beija-flores e insetos polinizadores, o que é uma característica muito importante para a sobrevivência da flora e, quem sabe, da humanidade.
Neste artigo você vai conhecer as características da espécie e aprender algumas dicas de cultivo da muda de corticeira, portanto, avance a leitura e se encante!
A corticeira é uma espécie arbustiva de grande valor ornamental devido à sua beleza quando ocorre a floração. Durante a floração, a árvore perde suas folhas.
A inflorescência da corticeira costuma ocorrer durante a primavera e início do verão. Suas flores são grandes e vistosas com cores que variam entre um tom alaranjado a rosa claro.
Também conhecida pelos nomes de eritrina crista de calo, flor de coral, sapatinho de judeu, bico de papagaio, corticeira do banhado, mulungu crista de galo, sanaduva ou sanandu a corticeira é uma árvore da família das leguminosas, a família Fabaceae.
De origem do sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, a Erythrina crista galli, nome científico da corticeira, tem um crescimento que pode variar de 6 até 10 metros de altura. A muda da corticeira mede em torno de 60 cm.
Apesar de ser uma espécie nativa do sul do Brasil, a corticeira é uma espécie muito difundida no Cerrado e Pantanal, áreas centrais do nosso país, além da Mata Atlântica.
Vamos conhecer algumas dicas de cultivo da muda de corticeira.
Gostaram das dicas de cultivo da muda da corticeira? Seus benefícios vão além do seu valor paisagístico. Trata-se de uma planta com propriedades analgésicas, anti-inflamatória, antitérmica e que trata variações do sistema emocional.
Que tal cultivar a corticeira em vasos? É totalmente possível ter essa planta pertinho de você e poder tomar aquele chá delicioso da corticeira para trazer calmaria à sua rotina.
No Sítio da Mata você encontra muda de corticeira e muitas outras espécies ornamentais.
Acesse nosso site e confira: www.sitiodamata.com.br.
Além de diversos tipos de plantas, você ainda encontra ferramentas, insumos e muitas dicas de cultivo para começar seu projeto hoje mesmo.
Facilitamos seu pagamento em até 12 vezes juros.
Adquira aqui a sua corticeira! Compre com segurança, comodidade e qualidade.
Vem para o Sítio da Mata! Esperamos por você.
DICAS DE CULTIVO DA MUDA DE CORTICEIRA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito