CRISTA DE GALO (Celosia argentea)
A crista-de-galo é um nome popular dado a muitas variedades, sempre com flores muito ornamentais e macias, com textura aveludada. É uma planta rústica em sua forma selvagem, considerada daninha e invasora em cultivos de hortaliças, pela sua capacidade de se reproduzir facilmente. Muito tolerante ao frio e ao cultivo à meia sombra, é apreciada no paisagismo, nas suas diferentes formas (variedades). Atualmente existem variedades, chamadas de anãs, indicadas para a composição de bordaduras ou formando grandes maciços coloridos. As flores podem variar de forma (achatadas, retorcidas o eretas) e cor, podendo assumir tonalidades como laranja, amarelo, rosa, avermelhado ou até esbranquiçado. Considera uma planta medicinal (selvagem), pelo conhecimento popular e comestível, sendo consumida em saladas.
Nome popular: Crista-de-galo
Nome Ciêntífico: Celosia argentea
Família: Amaranthaceae
Origem: África (introduzida em quase todas as regiões tropicais do mundo)
Ciclo de vida: Anual
Folha: As folhas são lanceoladas, finas e dispostas de forma ereta nas hastes.
Crescimento da planta: até 1 m
Quando da frutos? -
Frutos Forma muitas sementes ao final da floração.
Quando da Flores? Primavera -Verão
Flores As inflorescências são terminais, podendo ter diferentes formas (de acordo com cada variedade) de achatadas, onduladas a eretas, mas sempre com aspecto aveludado/ peludo, variado em tonalidades amarelo, avermelhado, rosa, branca ou alaranjada.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias."
Como regar essa planta? As regas devem ser regulares, principalmente próximo a floração, mas sem encharcar.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em diferentes climas (Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical), se desenvolvendo melhor em regiões de clima quentes.
Nativa de qual clima? Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Não.
Vai na sombra? Sol pleno, Meia sombra
Mudas com qual altura? até 20 cm
Mais informações:
A crista de galo, também conhecida por crista de galo plumosa, crista plumosa ou rabo de galo, é o nome popular dado às muitas variedades da Celosia argentea, uma espécie de origem indiana.
Da família Amaranthaceae, trata-se de uma planta ornamental e rústica de fácil reprodução, motivo pelo qual é considerada daninha e invasora de hortas.
Muito apreciada pelo paisagismo, as espécies anãs são muito indicadas para compor grandes maciços coloridos. Suas flores, que ocorrem entre a primavera e o verão, podem se apresentar em tons laranja, amarelo, vermelho vibrante, esbranquiçado ou rosa.
Além do seu grande valor paisagístico e ornamental, é considerada uma planta medicinal e comestível.
Com crescimento que vão de 30 a 60 cm de altura, mas pode atingir 1 m de altura, é composta por um caule suculento, folhas levemente avermelhadas e inflorescências nas cores que já apresentamos acima.
A crista de galo é uma planta de fácil cultivo e traz um encantamento para seu jardim com sua inflorescência colorida.
Vamos aprender como plantar crista de galo?
Com essas dicas de como plantar crista de galo, você vai começar a ver brotar as primeiras flores entre 60 a 90 dias do seu cultivo.
Como a crista de galo é uma espécie de crescimento rápido, o uso de adubos orgânicos pode potencializar esse crescimento. O mais indicado é o adubo foliar, desde que seguindo as recomendações do fabricante e correto modo de aplicação.
A primavera chegou com tudo para colorir nossos jardins, canteiros e vasos, e a crista de galo é uma ótima opção para isso, não é mesmo?
Se você se apaixonou por esta espécie, mas ainda tem dúvidas de como plantar crista de galo, entre em contato com o Sítio da Mata.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação de diversas espécies de flores, árvores, árvores frutíferas, hortaliças, suculentas e muito mais.
Estamos há 23 anos plantando trabalho, dedicação e seriedade, sempre buscando novidades para sua horta e seu jardim.
Então, o que está esperando? Que tal ter crista de galo no seu jardim? Essa planta ornamental e de fácil cultivo? Siga as dicas de como plantar crista de galo e aproveite o colorido e a beleza de suas flores.
Se preferir, adquira através do site www.sitiodamata.com.br. Lá você confere todo nosso portfólio e ainda pode parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros.
Tire seu projeto paisagístico do papel e inicie seu jardim agora mesmo!
Esperamos por você!
COMO PLANTAR CRISTA DE GALO
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito