ECHEVERIA RUNY 'TOPSY TURVY' (Echeveria runyonii 'Topsy Turvy')
Se você é um pai ou mãe de plantas, ou se ama plantas, mas não tem tempo para cuidar, certamente vai se encantar com a beleza e a versatilidade das suculentas.
Estas plantas carnudas e resistentes conquistaram os corações de muitos devido à sua diversidade de formas, cores e facilidade de cuidado.
E entre as diversas opções disponíveis, a Echeveria runyonii 'Topsy Turvy' se destaca como uma escolha única, adicionando charme e elegância a qualquer espaço.
São tantos adjetivos para essa suculenta que farão você se apaixonar! Neste artigo, exploraremos suas características, técnicas de cultivo e onde encontrar mudas para começar o seu próprio cultivo.
Características da Echeveria runyonii
A Echeveria runyonii é uma espécie de suculenta originária do México e que pertence à família Crassulaceae.
Sua folhagem forma rosetas compactas e densas, com folhas carnudas e curvas para cima, criando um padrão em espiral que lembra um turbilhão, daí o nome 'Topsy Turvy'.
As folhas são de cor verde azulado, com bordas avermelhadas em condições de alta luminosidade, o que destacamos como um diferencial importante desta suculenta.
Onde cultivar muda de Echeveria runyonii?
A Echeveria runyonii é uma espécie versátil e que pode ser cultivada tanto em vasos quanto em canteiros, adaptando-se facilmente a diferentes ambientes, pois as suculentas são conhecidas por não exigirem cuidados intensos.
Se você escolher cultivar a Echeveria runyonii em vasos, escolha um vaso de cerâmica ou terracota com boa drenagem. Prefira vasos rasos, uma vez que suas raízes não são muito profundas.
Como Cultivar Muda de Echeveria runyonii?
Para garantir um crescimento saudável da Echeveria runyonii, leve em consideração os seguintes aspectos:
Solo: prefira substratos bem aerados e com boa capacidade de retenção de água, como uma mistura de partes iguais de terra vegetal, areia grossa e perlita.
Clima: esta suculenta prefere climas quentes e ensolarados, com temperaturas entre 18°C e 24°C. Lembre-se de proteger de geadas e temperaturas extremamente baixas, pois isso pode danificar suas folhas e raízes.
Luz: posicione a Echeveria runyonii em um local com luz solar direta a plena. Se cultivada em ambientes internos, forneça luz intensa, como luz solar indireta brilhante ou luz artificial.
Rega: regue a Echeveria Runyonii de forma moderada, permitindo que o substrato seque completamente entre cada rega. Evite regar diretamente sobre as folhas, pois isso pode levar ao apodrecimento e doenças.No inverno ou em períodos de dormência, reduza a frequência de rega para evitar o excesso de umidade e possíveis problemas de apodrecimento das raízes.
Onde encontrar muda de Echeveria runyonii para cultivo?
A Echeveria runyonii é uma suculenta encantadora que certamente vai trazer delicadeza para sua decoração com plantas.
Com os cuidados adequados e um ambiente propício, você pode cultivar suculentas facilmente, sem se preocupar com o excesso de cuidados.
Estamos há quase 30 anos propagando e comercializando mudas para o seu paisagismo.
Conheça mais nosso portfólio de suculentas!
Sobre o envio
Ao adquirir mudas de Echeveria runyonii em nosso site, oferecemos condições apropriadas para o transporte seguro da sua encomenda, que acontece via caminhão ou transportadora.
Acesse já e parcele em 12 vezes sem juros.
Nome popular: Echeveria runy 'Topsy Turvy', Rosa-de-pedra-aranha
Nome Ciêntífico: Echeveria runyonii 'Topsy Turvy'
Família: Crassulaceae
Origem: México
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas, dispostas em roseta, tem forma espatulada, com até 8 m de comprimento, inversamente quilhada na face inferior, com o ápice apontado para o centro da roseta. Recobertas por uma fina camada de cera esbranquiçada.
Crescimento da planta: até 40 cm
Quando da Flores? Verão
Flores As inflorescências são em racemos arqueados, de até 25 cm e cm flores vermelho-a laranjadas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? As regas devem ser esparsas a moderadas, deixando que o solo seque entre uma rega e outra. As folhas não devem ser molhadas com frequência, pois não toleram umidade excessiva.
Vai em qual clima? Prefere o cultivo em regiões de climas amenos a quentes, mas secos, apesar de sua forma típica suportar temperaturas mais altas.
Nativa de qual clima? Semiárido, Desértico, Subtropical
Aceita poda? Não necessita de podas quando jovem. Depois de um certo tempo, fica muito alta, devendo ser podada e das rosetas retiradas são feitas novas mudas.
Vai na sombra? Sol pleno, Meia sombra
Mudas com qual altura? até 5 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito