ESPATÓDEA ( Spathodea.)
Spathodea campanulata, conhecida por mijinho, mijadeira, bisnagueira, tulipeira-do-gabão ou chama-da-floresta é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu género botânico. O nome genérico deriva da palavra grega spathe, relativa ao cálice em formato de espádice.
Nome popular: ESPATÓDEA
Nome Ciêntífico: Spathodea.
Família: Bignoniaceae.
Origem: África.
Época da Semeadura: Ano todo.
Instruções de Semeadura: Colocar as sementes para germinar em recipientes individuais contendo substrato, em seguida cobrir com uma leve camada de substrato. Quando as mudas atingirem entre 4 e 6 cm de altura será necessário transplantá-las para recipientes individuais maiores contendo solo adubado com esterco curtido.
Tempo para Germinação: Germinam com facilidade.
Colheita: Junho/agosto.
Sementes por envelope: 11
Peso envelope: 1
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas decíduas durante o inverno, geralmente opostas, com 5-7 folíolos e um folíolo terminal, ovalado-alongados, pubescentes.
Crescimento da planta: A Espatódea é uma árvore florífera, pode atingir de 15 a 20 m de altura, de tronco espesso com casca parda e finamente rendilhada ou verrucosa, com raízes tabulares.
Quando da frutos? Amadurecem em Junho-Agosto.
Frutos Frutos semelhantes a vagens, lenhosas, deiscentes, comnumerosas sementes planas, elípticas e aladas.
Quando da Flores? As flores abrem-se uma após a outra de Novembro a Abril.
Flores Flores vermelhas.
Como adubar essa planta? Na produção das mudas usar substrato orgânico peneirado e esterco curtido de curral, no plantio definitivo usar 150 gramas NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? Equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.
Vai bem com outras plantas? Não.
Mudas com qual altura? O plantio definitivo pode ser feito quando as mudas tiverem em média 0,5 m para que se adaptem melhor ao solo e clima.
Atrai pássaros? Sim.
Atrai borboletas? sim
Formiga mata essa planta? sim
Quais pragas tem essa planta? Principalmente formigas, a Sauva é a mais comum que deve ser combatida antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides.
Mais informações: .
Também conhecida como bisnagueira, tulipeira-do-gabão, xixi-de-macaco ou chama-da-floresta, mijadeira, bisnagueira, a Spathodea campanulata é uma árvore de origem africana. É uma espécie de grande porte, podendo atingir de 15 a 20 metros de altura e pode ser cultivada durante todo o ano.
Os frutos da espatódea são semelhantes às vagens e, suas flores, em formato de cálice, variam entre as cores vermelha-alaranjada, rubras e, de espécie rara, amarelas. Quando estão em forma de botão, as flores se assemelham à uma bisnaga e contém água em seu interior, por isso é chamada de xixi-de-macaco. A seiva provoca manchas amareladas nas roupas e nos dedos. As folhas verdes são em formato de lança.
Após germinar a semente de espatódea, a floração ocorre dentro de 3 e 4 anos, geralmente durante o verão. Os galhos da espatódea são muito utilizados para ninhos de pássaros, por isso atraem muitos bichos. Além de pássaros, abelhas, beija-flores de diversas espécies, entre outras. Porém, as flores são venenosas para a espécie animal, por possuírem alto índice de substâncias tóxicas.
Para cultivar a semente de espatódea são necessários alguns cuidados básicos. Vamos conhecê-los a partir de agora:
Solo: o solo deve ser enriquecido com material orgânico e com boa drenagem para o cultivo da semente de espatódea.
Clima: a espatódea não se adapta ao frio, pois é uma árvore de origem tropical.
Luz Solar: esta árvore deve ser exposta plenamente ao sol.
Irrigação: regular no primeiro ano, de manhã e à tarde, tipo “chuveirinho”. Não tolera encharcamentos e inundações.
Particularidades: a espatódea é uma árvore de crescimento rápido. Apesar de ser uma espécie ornamental, não se utiliza em projetos paisagísticos urbanos, uma vez que suas raízes agressivas podem prejudicar calçadas e tubulações das cidades.
A multiplicação da semente de espatódea é realizada por cultivo e por estaca. Tem crescimento rápido e o ciclo de vida desta árvore é perene. Como a semente de espatódea pode ser espalhada pela ação natural do vento, ela se propaga rapidamente e pode se tornar invasora. Adquira semente de espatódea para renovar a beleza da natureza em sua vida.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito