AMORA GIGANTE (Morus nigra)
O verão é uma estação em que costumamos consumir muitas frutas. Isso porque as festas de final de ano geralmente são fartas e as frutas fazem parte da decoração e do cardápio das comemorações. Além disso, as frutas são compostas com grande concentração de água e bastante frescas, perfeitas para consumir nos dias quentes.
Hoje você vai conhecer uma fruta muito usada nesta época: a amora gigante. Atente-se para a leitura deste artigo e comece a se preparar para cultivar a espécie em casa!
Características
Também conhecida como amoreira negra, amora, amora negra, amora preta, amoreira, amoreira do bicho da seda e amoreira preta, a amora gigante é uma árvore decídua (que perde as folhas em uma determinada estação do ano) e produz uma fruta incrível e saborosa: a amora.
Espécie da família Moraceae, a Morus nigra, nome científico da amora gigante, é considerada uma árvore de porte médio, chegando a medir até 12 metros de altura.
A amora gigante é uma frutífera de origem asiática, cuja copa é ampla, fornecendo sombra fresca no verão, mas que também pode ser cultivada facilmente em vasos.
As folhas da amora gigante são recobertas por uma pilosidade que as torna ásperas ao toque. São simples, ovadas a cordiformes, cartáceas, de margens serrilhadas ou denteadas. A inflorescência desta frutífera é pendente do tipo espiga, de onde surgem minúsculas flores brancas.
Os frutos da amora gigante são um conjunto de pequenas drupas, carnosas e negras, quando maduras, reunidos em infrutescências, ricos em vitamina C e outros nutrientes que você vai conhecer a partir de agora.
Propriedades da amora gigante
Como falamos anteriormente, a amora gigante é uma espécie rica em vitamina C, mas que também encontramos em sua composição flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos. Suas folhas também possuem antioxidantes e antimicrobianos.
Apesar de ser frutífera, a amoreira também é uma espécie ornamental. Acompanhe os benefícios do consumo desta fruta.
Benefícios da amora gigante
Listamos alguns benefícios do consumo da amora gigante:
- Aliado de dietas;
- Combate os radicais livres e retarda o surgimento de rugas e marcas do tempo;
- Evita doenças cardiovasculares;
- Melhora trato intestinal;
- Possui ação diurética, analgésica e antipirética;
- Previne diabetes;
- Tratamento de gengivites, aftas e garganta;
Onde plantar amora gigante
A amora gigante é uma árvore perfeita para pequenos pomares domésticos, pois é rústica e que não exige muitos cuidados. Com cuidados básicos pode frutificar em abundância.
Pode ser cultivado em canteiros, vasos e jardineiras de qualquer tamanho, desde que em locais ensolarados ou com boa iluminação.
Vamos, agora, entender como plantar a amora gigante.
Como plantar a amora gigante
Veja os principais cuidados para o cultivo da amora gigante, tanto para canteiros como para cultivo em vasos:
SOLO: para o cultivo da amora gigante prefira o solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica;
CLIMA: a amora gigante é de origem de clima temperado, mas costuma se adaptar ao clima tropical. Deve ser protegida dos ventos fortes;
LUZ: a amora gigante deve ser cultivada sob pleno sol;
REGA: a frutífera deve ser irrigada regularmente, principalmente durante o primeiro ano de plantio. Vale lembrar que a espécie não tolera períodos prolongados de estiagem.
PODA: as podas de limpeza estimulam a abundância da frutificação.
Onde encontrar muda de amora gigante para cultivo
Vamos cultivar amora gigante e atrair muitas aves para seu jardim?
Faça geleias, sucos, sobremesas, coquetéis e muito mais com este ingrediente saboroso e nutritivo.
Encontre a amora gigante no Sítio da Mata e comece a planejar um pomar em casa.
Em nosso viveiro de plantas você encontra diversas espécies de árvores, frutíferas, espécies para arborização urbana ou para o paisagismo em geral. Temos plantas raras e exóticas e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto hoje mesmo.
Sobre o envio
Em nosso site você parcela suas compras em até 12 vezes sem juros e pode receber sua compra em casa, com comodidade e segurança. Acesse www.sitiodamata.com.br.
Sua muda de amora gigante sai de nosso viveiro perfeitamente embalada, com todos os cuidados necessários para chegar até você, linda e saudável.
Nossa entrega é realizada por transportadora ou caminhão e, caso sua muda de amora gigante não chegue em boas condições, envie imediatamente uma imagem para receber as orientações de cuidado ou troca.
Esperamos por você!
Nome popular: Amora-negra, amora-gigante
Nome Ciêntífico: Morus nigra
Família: Moraceae
Origem: Asia
Ciclo de vida: Perene (Caducifólia)
Folha: As folhas são simples, variam de em tons de ver e em formato, geralmente lobadas, com margens serrilhadas e com enervação saliente.
Crescimento da planta: até 12 m
Quando da frutos? Primavera
Frutos Os frutos (infrutescências, ou seja, um conjunto de muitos frutos pequenos) são cilíndricos, negros-arroxeados, muito suculentos e saborosos, com sabor agridoce.
Quando da Flores? Julho -Agosto
Flores As flores se formam em inflorescências se parecem com pequenas espigas pendentes, unissexuais (existem plantas femininas e plantas masculinas), de cor branca.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Frutas - Para plantas em vasos na aplicação diluída recomenda-se diluir 10 gramas para cada 1 litro de água, e regar o vaso. Para plantas jovens recomenda-se 150 gramas por planta, e para plantas adultas 150 gramas por metro quadrado, abaixo da copa sem encostar no tronco. Para frutíferas em vaso a frequência é a cada 15 dias. E para plantas jovens e adultas a aplicação é a cada 60 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura, conforme o tamanho do vaso. Para plantas jovens e adultas no solo aplica-se embaixo de toda sua copa, sem encostar no tronco e molha em seguida."
Como regar essa planta? Necessitada de regas regulares não primeiros anos após o plantio.
Vai em qual clima? Apesar de ser nativa de climas mais frios, se adapta muito bem ao cultivo em regiões tropicais e subtropicais.
Nativa de qual clima? Temperado
Aceita poda? Sim. É recomendada a poda para estimulo de melhor frutificação.
Vai na sombra? Sol pleno
Mudas com qual altura? até 60 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito