ARARIBÁ ROSA ( Centrolobium tomentosum.)
O Araribá - Centrolobium tomentosum, é uma árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica, na floresta estacional semidecidual, nas encostas pedregosas. Ocorre nos estados de MG, MS, GO, PR e SP. Árvore de crescimento rápido, atinge até 22 metros de altura. Seus frutos alados são dotados de espinhos e bastante grandes e duros. Madeira de grande qualidade, considerada madeira de lei pelo mercado brasileiro.
Nome popular: ARARIBÁ ROSA
Nome Ciêntífico: Centrolobium tomentosum.
Família: Fabaceae-Faboideae.
Origem: América Latina.
Época da Semeadura: Logo que as sementes forem colhidas.
Instruções de Semeadura: Colocar os frutos para germinar, diretamente em recipientes individuais mantidos em ambiente semissombreado e contendo substrato; cobri-los com 1 cm do substrato peneirado. A germinação é total para sementes novas. Quando as mudas estiverem com 4-6 cm de altura, transplantá-las para recipientes individuais maiores contendo solo adubado com esterco curtido de curral.
Tempo para Germinação: 20 a 35 dias
Colheita: Para obtenção de sementes, colher os frutos no chão após sua queda espontânea. Cada fruto contém1-3 sementes, entretanto sua retirada do interior do fruto é praticamente impossível, devendo-se utiliza-lodiretamente para a semeadura como se fosse semente;
Sementes por envelope: 1
Peso envelope: 15 gramas
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas compostas imparipinadas, com 13-17 folíolos elípticos, de base arredondada e ápice cuneado a cuspidado, ferrugíneo-tomentosos na face inferior e pubescentes na superior, com venação camptódroma, de 6-11 cm de comprimento.
Crescimento da planta: O Araribá-Rosa é uma planta decídua, heliófita e seletiva xerófita, pode atingir de 10 a 22 m de altura, com tronco de 30-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada. A madeira é moderadamente pesada (0,75 g/cm3).
Quando da frutos? Amadurecem em Agosto-Setembro.
Frutos Frutos sâmaras equinocárpicas.
Quando da Flores? Floresce durante os meses de Janeiro a Março.
Flores Flores amarelas, zigomorfas, diclamídeas, dispostas em panículas terminais.
Como adubar essa planta? Na produção das mudas usar substrato organo-argiloso, no plantio definitivo usar NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical úmido.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? Tropical úmido.
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? O plantio definitivo pode ser feito para local definitivo quando as mudas atingirem em média 0,5 m.
Atrai pássaros? Não.
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? sim
Quais pragas tem essa planta? Principalmente formigas, a sauva é a mais comum e deve ser combatida antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides
Mais informações: .
O araribá rosa é uma árvore extremamente representativa. É nativa de um dos biomas mais devastados pela atividade humana do mundo: a mata atlântica, e ocorre nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e algumas partes do Sul.
Além de ser uma árvore de rápido crescimento e boa altura, podendo chegar até 22 metros, o araribá também é uma árvore frutífera. É conhecida por alguns nativos como “árvores-porco-espinho” devido aos espinhos presentes em seus frutos.
Por produzir uma larga quantidade de folhagem, a semente de araribá rosa é bastante plantada para atividades de reflorestamento. A razão disso é o enriquecimento do solo a partir da sua presença.
Além da sua utilização no reflorestamento, a madeira do araribá rosa é muito utilizada na construção civil, engenharia naval, marcenaria e carpintaria. Além de possuir um aspecto paisagístico que pode ser muito bem empregado na arborização urbana.
As sementes de araribá devem ser colocadas para germinar em um solo contendo substrato orgânico e argiloso e cobrir com 1 cm do substrato peneirado, regando duas vezes ao dia.
Quando colhidos os frutos, se a intenção for pela germinação de um novo araribá, deve ser posto para germinar assim que for colhido, com o fruto ainda fresco. A germinação para semente de araribá rosa nova é total.
Além da sua utilização na construção e design de móveis, o araribá possui uma casca com propriedades medicinais e uma raiz que pode ser utilizada na produção de corantes, assim como também sua casca.
Adquira suas sementes de araribá rosa no Sítio da Mata e tenha acesso a um atendimento completo que irá tirar todas as suas dúvidas em relação ao seu cultivo.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito