Bambu Imperial (Bambusa vulgaris vittata)
Espécie ornamental, concilia a beleza e praticidade por possuir varas na cor amarela com listras verdes. Não alastra, porém segura sedimentos na medida que as touceiras irão “barrar” a terra. Pelo bambu ser leve, esta espécie não trás riscos de tombamento de varas. É possível, ainda, formar cercas vivas e conter erosão ao mesmo tempo com esta espécie
Nome popular: Bambu Imperial
Nome Ciêntífico: Bambusa vulgaris vittata
Família: Gramineae
Origem: Malásia
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas verdes escuras, com formato pontiagudo com aproximadamente 10 cm por 2 cm. Colmos amarelos com listras verdes
Crescimento da planta: Tempo (anos) - Altura (metros) 1º ano: 2,50 a 4,00 2º ano: 3,00 a 7,00 3º ano: 8,00 a 12,00 4º ano: Adulto (varas com diâmetro de 10 a 12 cm) e internos ou espaço entre os nós é de 25-35 cm
Quando da Flores? Quando se trata da floração, bambus são, provavelmente, uma das plantas mais lentas do mundo.
Como adubar essa planta? Aconselhamos aplicar adubo orgânico no primeiro ano (300 gramas a 1 kg), três vezes no período das chuvas, começo meio e final das chuvas. No segundo ano - 1 kg até 3 kg (três vezes por ano) e no terceiro ano - acima de 3kg (três vezes por ano). Caso para você seja inviável adubo orgânico, aconselhamos formula (NPK) - 10;10;10 no 1 ano - 100g, no 2 ano - 200g e 3 ano - 300g. Para formulados (NPK) - 20;5;20, no 1 ano - 80g, no 2 ano - 150g e 3 ano - 250g. Importante: O coroamento com adubo NPK deve ser feito no período das chuvas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Como regar essa planta? Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente. A maioria das espécies de bambu não se adapta bem em terrenos alagados como pântanos onde a agua é perene. Se houver enchentes de 3 meses por ano, como em beira de rios, por exemplo, não ha problemas.
Vai em qual clima? Adapta-se a climas tropicais e sub tropicais e suporta temperatura mínima de -2º C
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Não devido ao grande porte.
Vai na sombra? Precisa de um mínimo de 3 horas de sol por dia
Planta de frio ou calor? Calor, mas suporta temperatura mínima de -2º C
Mudas com qual altura? 40 a 60 cm, em media
Formiga mata essa planta? Não, diferentemente do eucalipto, bambu não atrai formigas e não é necessário aplicar formicidas.
Mais informações: O bambu imperial (bambusa vulgaris vittata) é uma gramínea originária da Malásia, também chamada de bambu verde-amarelo devido a coloração de seus colmos, o que confere a essa espécie de bambu um grande apelo estético, tornando-a uma das favoritas para ações paisagísticas. Também conhecido como bambu-brasileiro, acredita-se que que o bambu imperial tenha sido introduzido no Brasil através dos colonizadores portugueses. De rápido crescimento, a muda de bambu imperial pode atingir até 12 metros de altura na fase adulta, o que a torna uma espécie de bambu ideal para a construção de cerca viva, para a divisão de grandes áreas e criação de barreira contra ventos, som e poeira. O caule principal consiste em um colmo vazio fechado por nós, que em alguns casos podem ser divididos em ramos com folhas. O aglomerado natural de bambu imperial, é também chamado de floresta de bambu. No Brasil há inúmeras florestas de bambus na Amazônia, ocupando cerca de 35% do estado do Acre. Nós do Sítio da Mata aconselhamos o uso desta espécie para o fechamento de grandes áreas abertas, como estradas, fechamento de aterros, mineradoras, fabricas, divisão de terrenos, entre outras soluções paisagísticas. O cultivo das mudas de bambu imperial deve ser feito em climas tropicais, porém ele suporta temperaturas de até -2ºC. Além disso, o solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado no primeiro mês, sendo recomendado uma rega regular (a cada 3 dias), caso não chova. O envio das mudas de bambu imperial pode ser feito via Jad log, quando medindo até 60 cm de altura e via caminhão para mudas de tamanho maior.
1- Medição da área, talude ou aterro:
Medir a área do talude que pretende-se conter erosão em metros quadrados (BaseXAltura).
- Aconselhamos medir pela planta da propriedade, medição in loco ou através do Google Earth (download clique aqui)
- No Google Earth é possível visualizar a propriedade e, através da régua na parte superior da tela, medir a metragem do local que pretende-se conter erosão.
2- Espaçamento:
Para contenção de erosão, aconselhamos o plantio de uma muda por metros quadrado até uma muda a cada cinco metros quadrado de forma intercalada (desenho abaixo):
Com esta paginação a agua perdera velocidade e, consequentemente, a erosão será menor.
3- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar o adubo de sua preferência mantendo as seguintes proporções a seguir, misturarando ao solo de maneira uniforme:
- Adubo Orgânico - 1,5kg
- NPK formulados-supersimples ou fosfatos - 60g
- Kit Pronto do Sitio da Mata - 1 kit (veja aqui)
IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
4 – Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se formar a cerca viva for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente os bambus no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para o bambu desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
5-Manutenção dos bambus:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas à touceira de bambu no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Fazer o coroamento das touceiras com adubos mantendo as proporções a seguir:
Adubo Orgânico
- 1 ano - 300 gramas a 1 kg (tres vezes por ano)
- 2 ano - 1 kg até 3 kg (tres vezes por ano)
- 3 ano - acima de 3kg (três vezes por ano)
Formulados (NPK) - 10;10;10
- 1 ano - 100g
- 2 ano - 200g
- 3 ano - 300g
Formulados (NPK) - 20;5;20
- 1 ano - 80g
- 2 ano - 150g
- 3 ano - 250g
- 1 kit por cova (ver aqui)
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Para maiores quantidades o Sitio da Mata Bambus oferece descontos?
Sim, nossos descontos são progressivos para maiores quantidades.
Qual o tamanho das mudas?
Nossas mudas do Bambu Imperial (B. vulgaris vittata) tem de 30 cm a 1 metros de altura, em media.
Como são as mudas?
As mudas estão enraizadas, tem de dois a três caules, em media, rustificadas e prontas para o plantio.
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de 25X25 (25 cm de altura por 25 cm de diâmetro). Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão nos saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Qual distancia a touceira deve estar de muros, cercas ou vizinho?
Aconselhamos espaço de meio metro entre as touceiras do Bambu Imperial (B. vulgaris vittata) e muros, cercas ou vizinhos.
Bambu Imperial (B. vulgaris vittata) alastra no terreno?
Não, o bambu Bambu Imperial (B. vulgaris vittata) é entouceirante (simpodial) e não alastra. Fica como uma moita ou arvore. Veja foto abaixo de uma touceira abaixo:
Obs: bambus tropicais ou de clima quente normalmente não alastram.
O bambu ira secar o terreno?
Não, pelo contrario. Bambu, diferentemente do eucalipto, faz com que terrenos degradados e secos recuperem a umidade e vitalidade colaborando para o ressurgimento de antigas nascentes.
Qual o tempo de crescimento do Bambu Imperial (B. vulgaris vittata)?
Veja abaixo a velocidade de crescimento, em anos, para mudas adubadas conforme nossa instrução de plantio:
Tempo (anos) - Altura (metros)
1º ano: 2,50 a 4,00
2º ano: 3,00 a 7,00
3º ano: 8,00 a 15,00
4º ano: Adulto
Como funciona o crescimento do bambu?
Bambus crescem de forma peculiar quando comparados com madeira. Novos colmos ou caules nascem anualmente. Os colmos funcionam como estruturas telescópicas (antenas de automóvel, por exemplo), acumulando primeiro o crescimento em diâmetro para depois crescer longitudinalmente, em alta velocidade. Inicialmente, os brotos e colmos são menores.
Anualmente nascem novos colmos com o dobro de diâmetro dos anteriores, até que atingem a maturidade. Em três anos, aproximadamente, os bambus estarão maduros e com colmos mais largos.
Quando devo regar a muda de bambu?
Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente. A maioria das espécies de bambu não se adapta bem em terrenos alagados como pântanos onde a agua é perene. Se houver enchentes de 3 meses por ano, como em beira de rios, por exemplo, não ha problemas.
Esse bambu demanda muitos cuidados?
Não, na verdade bambu é uma planta rustica que não demanda muitos cuidados. Vai bem na maioria dos solos, arenosos e argilosos, pobres e ricos, gosta de chuvas entre 700 e 2.000 mm por ano, o que é a maioria do Brasil, por exemplo.
Quando adubado e regado adequadamente, bambu tem crescimento mais rápido. Por ser uma gramínea, responde bem a adubação.
Como funciona a adubação dos bambus?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
Bambu atrai cobra?
Não, folclore.
Bambu atrai gado?
Nunca tivemos ocorrência de problemas com gado. Quando a muda ainda for pequena, é interessante protege-la de pisoteamento com cercas ou não deixar o gado solto. A partir do segundo ano, com os bambus ja maiores, não haverá problemas.
Bambu atrai formigas?
Não, diferentemente do eucalipto, bambu não atrai formigas e não é necessário aplicar formicidas.
Bambu vai bem em qualquer tipo de solo?
Sim, bambu vai bem em solos arenosos, argilosos, pobres e ricos. Quando o solo for muito compacto (duro), recomendamos afofar a terra para que haja boa drenagem e o crescimento do bambu seja mais rápido. Se for solo pobre, é interessante adubar, pois bambu responde bem a adubação.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
Sim, o Bambu Imperial (B. vulgaris vittata) se adapta bem em clima tropicar e sub-tropical, vai bem entre 700 mm e 1.500 mm de chuvas por ano e suporta -2º C de temperatura mínima. Isso não abrange lugares altos e muito frios como algumas cidades do Rio Grande do Sul, mas quase a totalidade do Brasil.
Qual o regime de chuvas que bambu vai bem?
Bambu vai em regime de chuvas de 700 a 2.000 mm por ano. Em Brasília, por exemplo, chove 1.500 mm por ano.
Esta espécie vai bem em lugares alagados?
Não, este bambu acaba amarelando e morrendo se em contato direto com a agua por mais de 3 meses.
Vento pode quebrar o bambu?
Colmos (varas) de bambu são leves e flexíveis e envergam quando em contato com fortes ventos e tempestades. Bambu é exemplo de simplicidade e humildade, pois quando em tempestade, verga e aguarda passar essa situação difícil para quando melhorar o tempo, voltar para sua plenitude.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito