Baobá (Adansonia digitata)
O baobá é uma das árvores mais longevas do mundo, podendo viver por mais de mil anos.
Estamos falando de uma árvore sagrada em muitas culturas africanas, sendo considerada um símbolo da vida e de conexão com as gerações passadas.
Vamos conhecer as principais características desta espécie e como cultivar esta riqueza em seu jardim.
Características do Baobá
O baobá, também conhecido como árvore da vida, embondeiro, imbondeiro, calabaceira, árvore dos mil anos ou árvore garrafa, é uma árvore de grande porte que pode atingir até 25 metros de altura e 15 metros de diâmetro.
Espécie da família Malvaceae, o baobá é nativo da África, especificamente das regiões que abrangem a África Subsaariana e Madagascar. É considerado uma das árvores mais emblemáticas do continente africano e tem uma longa história de uso cultural e medicinal pelos povos locais.
De tronco volumoso, geralmente muito largo, o baobá pode armazenar grandes quantidades de água. Isso ajuda a árvore a sobreviver em regiões com longos períodos de seca. Suas folhas verdes e palmadas surgem tarde na primavera e caem durante a estação seca, mas rebrotam durante a estação chuvosa.
A Adansonia digitata, nome científico do baobá, produz flores brancas grandes e perfumadas que atraem polinizadores, como morcegos e insetos. Os frutos do baobá são em forma de cápsula e contêm sementes comestíveis que são ricas em nutrientes. Vamos conhecer os benefícios desta fruta?
Composição do Baobá
O fruto da árvore baobá é rico em carboidratos, incluindo glicose, frutose e sacarose, vitamina C, antioxidante, minerais como cálcio, potássio, magnésio e ferro, fibras e ácidos graxos.
Abaixo listamos o que esses nutrientes trazem de benefício para a saúde.
Benefícios do Baobá
- Previne doenças cardiovasculares e diabetes;
- Ajuda a controlar o colesterol;
- Melhora o trato digestivo e intestinal;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Previne anemia;
- Ajuda a tratar infecções, resfriados e gripes;
- Melhora a saúde da pele.
Onde cultivar muda de baobá
É importante escolher um local com bastante espaço para a árvore crescer, já que o baobá pode chegar a até 25 metros de altura.
Como cultivar o baobá
O cultivo do baobá pode ser diferente em diferentes regiões, por isso é importante pesquisar as condições ideais para o cultivo do baobá em sua área específica.
Separamos aqui os principais cuidados para cultivo do baobá:
- SOLO: o baobá é adaptado até mesmo a solo pobre em nutrientes, mas prefira solos ácidos, com pH entre 6 e 7, bem drenados e enriquecidos com matéria orgânica;
- CLIMA: O baobá é uma árvore originária de regiões tropicais e subtropicais da África, por isso é adaptada a climas quentes e úmidos. A árvore prefere temperaturas médias anuais entre 20°C e 30°C, mas pode tolerar temperaturas mais altas ou mais baixas por curtos períodos de tempo. Evite geadas;
- LUZ: a árvore baobá prefere o cultivo sob o sol pleno;
- REGA: O baobá precisa de água regularmente, especialmente durante os primeiros anos de crescimento. É importante não deixar o solo secar completamente entre as regas, mas também não deixá-lo encharcado.
Onde encontrar baobá para o cultivo
Se você ainda não sabe onde encontrar um exemplar da árvore baobá, entre em contato com o Sítio da Mata.
No Sítio da Mata você encontra muda da árvore baobá e muitas outras espécies de plantas ornamentais, árvores para recuperação de áreas degradadas, frutíferas ou para qualquer outra espécie para paisagismo.
Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros. E você ainda pode adquirir sua árvore baobá acessando o site www.sitiodamata.com.br.
Compre com qualidade, pague com segurança e receba sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata.
Estamos há 24 anos cultivando, propagando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade de nossos produtos.
Traga a natureza para perto de você. Aposte no cultivo da baobá
Sobre o envio da muda de baobá
Ao acessar nosso site você pode fazer suas compras e contar com o envio em seu endereço, com todo conforto de segurança.
O Sítio da Mata possui profissionais prontos para embalar sua encomenda com todo cuidado e segurança.
Sua muda de baobá chegará via transportadora ou caminhão. Qualquer problema com sua muda envie uma foto e daremos todas as orientações.
Nome popular: Baobá
Nome Ciêntífico: Adansonia digitata
Família: Malvaceae
Origem: África
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas surgem tarde na primavera, e são palmadas, divididas em cinco a sete folíolos elípticos. No inverno a árvore despe-se completamente das suas folhas.
Crescimento da planta: acima de 12 m
Frutos Os frutos que se seguem, conhecidos como Mukua, são ovais, com casca marrom, recobertos por uma fina camada de pelos. Sua polpa é pastosa quando úmida a pulverulenta depois de seca, de cor branco marfim. Ela é doce, comestível, nutritiva e encerra as sementes, pardacentas e reniformes.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Não encharcar
Vai em qual clima? Própria de regiões semi-áridas e litorâneas, ela tolera bem a salinidade e depois de bem estabelecida, resiste a estiagem. Incrivelmente é também resistente ao fogo, sobrevivendo, mesmo quando seu interior é destruído pelas chamas.
Nativa de qual clima? Equatorial, Semi-árido, Tropical
Aceita poda? Não necessário
Vai na sombra? Sol pleno
Mudas com qual altura? até 60 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito