BASTÃO DO IMPERADOR (Etlingera elatior)
O bastão-do-imperador é uma planta nativa da Ásia, com características tropicais marcantes e de crescimento rápido. Possui uma folhagem alta que cresce diretamente dos rizomas, de onde se formam também as inflorescências, muito características e que dão origem ao seu nome popular. É muito indicada na composição de jardins internos e externos, principalmente tropicais e contemporâneos; as flores são utilizadas como flor de corte na decoração de ambientes e confecção de arranjos, pela sua beleza exótica e durabilidade, além de traírem muitos polinizadores como beija-flores. Nativa de regiões quentes, não tolera geadas e temperaturas muito baixas; se multiplica facilmente, formando grandes touceiras, capazes de produzir mais de 60 hastes. Na Tailândia (origem) têm suas brácteas apreciadas como ingrediente importante de pratos típicos.
Nome popular: Bastão-do-imperador
Nome Ciêntífico: Etlingera elatior
Família: Zingiberaceae
Origem: Ásia
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são grandes, alongadas e partem diretamente dos rizomas, com até 4 m de altura. Possuem a face superior verde escura e a face inferior levemente rosada.
Crescimento da planta: até 6 metros
Quando da Flores? Floresce o ano todo, principalmente na Primavera e Verão
Flores As flores se formam em uma inflorescência globosa que dá origem ao nome da planta, no ápice de uma haste longa e robusta (1 - 1,5 m). As inflorescências são compostas por pequenas flores rodeadas por brácteas vermelhas, róseas ou brancas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias."
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em regiões quentes, como de clima tropical e subtropical, porém não suporta geadas.
Nativa de qual clima? Equatorial, Tropical, Subtropical
Aceita poda? Podem ser feita poda das hastes velhas e folhas secas.
Vai na sombra? Meia sombra, suporta Pleno sol
Planta de frio ou calor? Calor e úmido
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 60 cm
Atrai pássaros? Sim
Atrai borboletas? Sim
Formiga mata essa planta? Não
Mais informações:
Se você pretende deixar seu jardim mais elegante e chamativo, aposte no cultivo da planta bastão do imperador.
Também conhecida como flor de cera, gengibre tocha e flor da redenção, a bastão do imperador é uma planta bastante vistosa, que de longe chama a atenção pela beleza de suas flores, que se caracteriza por ter brácteas vermelhas com flores também vermelhas e o lábio amarelo, que surgem entre a primavera e o verão.
Recebeu o nome de bastão do imperador pelo formato cônico e piramidal de suas flores.
Pertencente à família Zingiberaceae, a planta bastão do imperador é uma espécie de origem asiática. Com folhas largas, coriáceas e hastes longas, que sustentam as suas flores, trata-se de um tipo de planta com grande valor ornamental em jardins tropicais e contemporâneos, podendo ser cultivada em grupo ou de forma isolada.
A Etlingera elatior, nome científico da planta bastão do imperador, é uma espécie de vida perene que pode atingir até 6 metros de altura.
Que tal cultivar essa planta exótica e criar lindos arranjos florais, lindos, elegantes e de boa duração?
Vamos aprender algumas dicas de cultivo da planta bastão do imperador. Continue a leitura para saber.
Que tal ter esse ícone no seu jardim?
A planta bastão do imperador é uma linda flor de corte. Fica linda ornamentando vasos! Também é possível encontrar algumas variedades dessa espécie, com flores brancas ou róseas.
Você pode cultivar a planta bastão do imperador de forma isolada ou formando pequenos grupos. Costuma atrair bastante polinizadores e beija-flores durante o seu florescimento.
Apesar de ser originária de outro continente, a planta bastão do imperador é de fácil cultivo e se adapta com facilidade às diversas condições climáticas do nosso país.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de hortaliças, flores, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana, espécies raras e exóticas, ervas, raízes e muito mais.
Você também poderá adquirir a muda de planta bastão do imperador e outras espécies, acessando: www.sitiodamata.com.br.
Além de plantas, temos livros, ferramentas, insumos e muitas dicas para você iniciar o cultivo da sua planta bastão do imperador hoje mesmo.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Conte com a praticidade, a comodidade e a qualidade do Sítio da Mata.
Se você tiver outras dúvidas sobre o cultivo da muda de bastão do imperador, entre em contato com o Sítio da Mata.
Gostou? Então vem! Estamos esperando por você!
COMO PLANTAR BASTÃO DO IMPERADOR
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito