BRINCO DE INDIO (Cojoba arborea)
O brinco-de-índio é uma árvore de copa ampla, aberta e porte majestosos, com característica muito ornamentais. O tronco pode ser único ou ramificado, retorcido ou ereto, podendo atingir mais de 9 metros. As folhas são delicadas, brotam avermelhadas e assumem coloração verde brilhante. Na primavera forma inflorescências que se parecem com pompons brancos e em seguida, formam vagens recurvadas e vermelhas vivo, que se abrem e expõe sementes pretas brilhantes penduradas (como brincos, sendo origem ao nome popular). Geralmente cultivada em espaços amplos, como jardins, praças e parques, onde sua beleza possa ser apreciada. Fornece ótima sombra e a madeira pode ser utilizada na construção civil e carpintaria geral, mas é mais difícil de ser trabalhada. Pode ser utilizada na formação de bonsai.
Nome popular: Brinco-de-índio
Nome Ciêntífico: Cojoba arborea
Família: Fabaceae
Origem: América do Norte (México), América Central, América do Sul
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são compostas bipinadas, alternas, com folíolos elípticos glabros e verde médio
Crescimento da planta: até 12 m
Quando da frutos? Verão-Outono
Frutos Os frutos são vagens recurvadas e deiscentes, de coloração vermelhos vivo (ate 15 cm de comprimento). São persistentes e se abrem revelando de 4 a 8 semente pretas.
Quando da Flores? Primavera
Flores As inflorescências são globosas, com flores hermafroditas de estames longos e brancos, parecendo pequenos pompons.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? As regas devem ser regulares, principalmente nos primeiros anos após o plantio. Quando adulta é ligeiramente resistente aos curtos períodos de estiagem.
Vai em qual clima? Aprecia clima tropical, quentes e úmido. Permite o cultivo em regiões de até 2000 metros de altitude. Não tolera geadas.
Nativa de qual clima? Equatorial, Tropical
Aceita poda? Podem ser feitas podas para conter o crescimento e eliminar ramos indesejados. Sempre respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização
Vai na sombra? Sol pleno
Mudas com qual altura? até 30 cm
Mais informações:
Vamos apresentar hoje para vocês a árvore brinco de índio - uma espécie de porte majestoso, com copa capaz de dar aquela sombrinha refrescante! Vamos à leitura do artigo?
A Cojoba arborea, nome científico da brinco de índio, é uma árvore originária da América Central, Equador, Caribe, México e Bolívia, com tronco geralmente retorcido, mas que pode ser ereto também. Outra característica de seu tronco seria sobre seu formato, que pode ser único ou ramificado. Já a copa da árvore brinco de índio é ampla e capaz de proporcionar uma ótima sombra.
Da família Fabaceae, a inflorescência da árvore brinco de índio costuma ocorrer durante a primavera, em formações globosas, com flores hermafroditas de estames longos e brancos que imitam pequenos pompons.
Mas o verdadeiro valor ornamental desta espécie fica por conta da frutificação. Entre o verão e o outono surgem frutos em vagens recurvadas e pendentes, de coloração vermelha bem viva, que pode medir até 15 cm comprimento e, quando se abrem, revelam de 4 a 8 sementes.
Com crescimento que pode atingir 12 metros de altura, a brinco de índio é uma espécie ornamental muito apreciada para paisagismo de jardins, praças, parques ou outros espaços amplos.
Vamos entender as principais dicas de cultivo da árvore brinco de índio. Siga com a leitura.
Que tal plantar esse ícone no seu jardim e atrair passarinhos e outras aves?
O Sítio da Mata é um viveiro com mais de 24 anos de existência, especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de hortaliças, flores, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana, espécies raras e exóticas, ervas, raízes e muito mais.
Você também pode adquirir a muda de brinco de índio e muitas outras espécies, acessando: www.sitiodamata.com.br.
Além de plantas, temos livros, ferramentas, insumos e muitas dicas para você iniciar o cultivo da sua árvore brinco de índio, hoje mesmo.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Conte com a praticidade, a comodidade e a qualidade do Sítio da Mata.
Se você tiver outras dúvidas sobre o cultivo da muda de brinco de índio, entre em contato com o Sítio da Mata.
Gostou? Então vem! Estamos esperando por você!
COMO CULTIVAR BRINCO DE ÍNDIO
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito