BROMÉLIA IMPERIAL (Alcantarea imperialis)
Você está à procura de dar um toque de sofisticação para o seu jardim? Então você está no lugar certo.
Vamos conhecer a bromélia imperial e descobrir como plantar bromélia para garantir aquele charme que seu jardim merece!
Características da bromélia imperial
Espécie da família Bromeliaceae, a bromélia imperial promete arrasar no paisagismo do seu jardim!
Isso mesmo! A Alcantarea imperialis, nome científico da bromélia imperial, é uma planta de vida perene, brasileira, de valor ornamental único e você vai entender o porquê.
Também conhecida como bromélia gigante, a bromélia imperial tem um porte escultural, com crescimento de 1,5 metros tanto de altura, quanto de diâmetro, apresentando uma gigante coroa de folhas avermelhadas a roxas, quando novas, ou verde acinzentadas em sua fase madura, formando uma roseta.
As flores da bromélia imperial surgem na maturidade da planta, durante o verão e o outono, em uma inflorescência ereta com brácteas avermelhadas, que pode atingir até 3,5 m de altura. Também surgem muitas flores amarelas, que são muito atrativas para os polinizadores, principalmente os beija-flores.
Onde plantar a bromélia imperial
A bromélia imperial pode ser cultivada diretamente ao solo, em jardins, de forma isolada ou em grupos, respeitando o espaçamento entre as mudas. A planta se destaca entre rochas ou mesmo entre outras espécies de bromélias, mas também é uma espécie que pode ser cultivada em vasos.
Veja a seguir como plantar bromélia
Como plantar bromélia
A bromélia imperial é uma espécie rústica, resistente ao vento e à maioria das pragas e doenças e você vai descobrir a partir de agora que não há mistério em como plantar bromélia. Veja:
Solo: para o bom desenvolvimento da bromélia imperial, prefira o solo leve, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica.
Clima: a bromélia imperial é uma espécie de clima quente e úmido, mas que pode ser capaz de tolerar geadas leves.
Luz: a bromélia imperial pode ser cultivada sob o sol pleno ou sob a meia sombra. Em ambientes internos, prefira um local com boa iluminação.
Rega: estamos falando de uma espécie que costuma armazenar água em suas folhas, portanto evite o encharcamento.
Onde encontrar bromélia imperial para o cultivo
Agora que você já aprendeu como plantar bromélia, que tal apostar neste cultivo?
Para decorar jardins, áreas externas ou ambientes internos, aposte no cultivo da bromélia imperial. Não há dúvida de que você fará uma excelente escolha para garantir charme à sua decoração.
No Sítio da Mata você encontra uma grande variedade de espécies de bromélias para cultivar em sua casa.
Acessando nosso site www.sitiodamata.com.br você adquire sua muda de bromélia imperial, compra ferramentas e insumos e ainda encontra uma série de dicas para o paisagismo e jardins, cultivo de hortas e outras culturas.
Veja outras particularidades dos cuidados com as bromélias:
https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/conheca-os-tipos-de-bromelia/
Conheça e saiba como plantar bromélia de outros tipos, clicando nos links a seguir:
https://www.sitiodamata.com.br/bromelia-bromelia-gusmania.html
https://www.sitiodamata.com.br/bromelia-criptantus-cryptanthus-acaulis.html
https://www.sitiodamata.com.br/bromelia-marmorata-neoregelia-marmorata.html
https://www.sitiodamata.com.br/bromelia-porto-seguro-aechmea-blanchetiana.html
https://www.sitiodamata.com.br/aech-fasciata-aechmea-fasciata
Sobre o envio
Enviamos as mudas de bromélia imperial ou outra que você escolher, em caixas grandes via transportadora ou caminhão, com todo o cuidado para que as mudas cheguem bonitas e saudáveis para você, com garantia da integridade das mudas.
Essas mudas são enviadas com 60 cm em média, mas, dependendo da espécie, enviamos com até um metro de altura ou mais. Já os livros e sementes, enviamos pelos correios (SEDEX e PAC).
Nome popular: Bromélia Imperial
Nome Ciêntífico: Alcantarea imperialis
Família: Bromeliaceae
Origem: Brasil (Sudeste)
Ciclo de vida: Perene (monocárpica)
Folha: As folhas são laminares, coriáceas, longas e dispostas numa roseta gigante. Possuem coloração verde-acinzentado e as folhas novas tem coloração avermelhada.
Crescimento da planta: até 1,5 m de diâmetro/altura
Quando da Flores? Verão, Outono
Flores As flores se formam na maturidade da planta, em uma inflorescência ereta com brácteas avermelhadas, que pode atingir até 3,5 m de altura. Produz muitas flores amarelas, atraindo muitos polinizadores, principalmente beija-flores.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias."
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares e substrato drenável, evitando encharcamento do solo. Também é necessário a rega por cima das folhas, a fim de garantir a existência de água na coroa de folhas.
Vai em qual clima? Ideal para o clima tropical, pode ainda ser cultivada em lugares com temperaturas mais amenas, mas não tolera geadas.
Nativa de qual clima? Equatorial, Tropical, Subtropical, Oceânico
Aceita poda? Não
Vai na sombra? Sol pleno, Meia sombra
Planta de frio ou calor? Calor
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 60 cm
Atrai pássaros? Não
Atrai borboletas? Não
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito