CACTO MANDACARU BRASILEIRO (Cereus jamacaru)
O mandacaru é uma planta importante para os nordestinos, pois fornece alimentos e água para uma região frequentemente afetada pela seca. O fruto do mandacaru é comestível, podendo ser consumido cru ou cozido, e a polpa é frequentemente utilizada para fazer geleias e doces. O cacto também possui grande capacidade de armazenamento de água, que pode ser extraída cortando o caule e bebendo o líquido.
Vamos conhecer as principais características do mandacaru e entender como plantar esse símbolo da cultura nordestina do Brasil.
Características do Mandacaru
Mandacaru é uma espécie de cacto nativa da região nordeste do Brasil. Seu nome científico é Cereus jamacaru e pertence à família das Cactaceae.
O mandacaru é um cacto alto que pode chegar a 6 metros de altura e possui o formato de um candelabro, verde, coberto de espinhos, dos quais surgem flores brancas que chegam a atingir cerca de trinta centímetros de comprimento durante a primavera e costumam durar uma noite, desabrochando à noite e murchando pela manhã.
Também conhecido como cardeiro, o mandacaru é uma espécie resistente aos períodos de seca, muito utilizada para a restauração de solos degradados, mas também serve como cerca natural e alimento para os animais (desde que sem espinhos).
Além de ornamental, o mandacaru ainda produz um fruto preto, de polpa branca, saborosa e adocicada, comestível, bastante atrativo para pássaros, inclusive.
Onde plantar mandacaru
O mandacaru é uma espécie ornamental que pode ser plantado diretamente ao solo ou ornamentar espaços com vasos, desde que respeitadas condições propícias para o seu desenvolvimento, pois o mandacaru não se adapta às regiões muito úmidas.
Como plantar muda de mandacaru
Embora estejamos falando de uma espécie resistente, é importante ter alguns cuidados para o cultivo do mandacaru. Listamos os principais a seguir:
Solo: o solo para cultivo do mandacaru deve ser fértil, enriquecido com matéria orgânica e que apresente boa drenagem;
Clima: o mandacaru é nativo de regiões semiáridas, portanto aprecia o calor intenso, mas não gosta de umidade;
Luz: trata-se de uma espécie que deve ser cultivada preferencialmente sob o sol pleno. Caso o mandacaru seja cultivado em áreas internas, é importante posicionar a planta em local com bastante luminosidade;
Rega: por ser uma planta adaptada a longos períodos de estiagem, o ideal é regar o mandacaru semanalmente.
Onde encontrar muda de mandacaru para cultivo
O mandacaru é uma espécie ornamental de fácil cultivo, símbolo de força e resistência do povo nordestino e que vai trazer um toque especial ao paisagismo do seu jardim ou qualquer outro ambiente onde você desejar alocar esta planta.
Agora que você já sabe como é fácil cultivar o mandacaru, que tal iniciar seu plantio? Tenho certeza que você ficará impactado com tanta beleza e exuberância. Além disso, trata-se de uma espécie de pouca manutenção.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de mudas. Você pode adquirir mandacaru no Sítio da Mata, livre de pragas e doenças. Acesse: www.sitiodamata.com.br.
Encontre também outras espécies de cactos para seu paisagismo:
https://www.sitiodamata.com.br/cacto-monstro-cereus-peruvianus-monstruosus.html
https://www.sitiodamata.com.br/cactos-amendoim-echinopsis-chamaecereus.html
https://www.sitiodamata.com.br/cacto-cristata-cereus-spegazzinii.html
Conheça também outras espécies resistentes para você ter em casa:
https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/especies-de-plantas-resistentes-para-quem-costuma-viajar/
Sobre o envio
Essa e outras espécies você adquire aqui, com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Compre com segurança, qualidade e compromisso de entrega do Sítio da Mata.
Enviamos sua muda de mandacaru via transportadora, devidamente embalada com todo cuidado e carinho.
Esperamos por você aqui no Sítio da Mata
Nome popular: Cacto Mandacaru
Nome Ciêntífico: Cereus jamacaru
Família: Cactaceae
Origem: Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Por conta da ausência de folhas, a espécie não faz sombra e os espinhos ajudam na defesa diante de animais herbívoros.
Crescimento da planta: em torno de 5 metros
Frutos A polpa do mandacaru é branca e apresenta pequenas sementes pretas.
Quando da Flores? Na maioria das vezes, os botões destas flores surgem no período da primavera e cada uma delas costuma durar por apenas uma noite, desabrochando no período noturno e murchando no começo da manhã.
Flores Da espécie de mandacaru que apresenta mais espinhos nascem flores brancas, de grande beleza e que chegam a atingir cerca de trinta centímetros de comprimento.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Não necessita de regas regulares.
Vai em qual clima? Bem adaptável, exceto em climas muito úmidos
Nativa de qual clima? Semi árido
Aceita poda? Não, apenas se for para produção de novas mudas.
Vai na sombra? Prefere sol pleno
Planta de frio ou calor? Calor
Mudas com qual altura? até 40 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito